F1 – Adivinhações
sábado, 14 de dezembro de 2019 às 17:02
Lewis Hamilton e Max Verstappen
Por: Adauto Silva
Eu vejo as pessoas falando do Hamilton na Ferrari, da Mercedes que ganharia títulos com quase qualquer piloto do grid, que Verstappen é arrogante, que Alonso é “desagregador” e etc.
Uau… que esporte essa turma está vendo? De onde saem essas afirmações?
Será que foi pelo fato do Verstappen ter dito que 60% do grid ganharia com a Mercedes? Claro que ele disse, afinal ele quer ir para a Mercedes e vai fazer tudo para tentar desestabilizar o Hamilton, talvez “motivá-lo” a ir para a Ferrari. O Verstappen tem uma agenda – que é ser campeão mundial de F1 – e tem que ter mesmo.
Todo mundo tem uma agenda num lugar tão fechado e competitivo como a F1.
O difícil é interpretar o que eles falam, porque falam e para quem falam. Nada ali é de graça.
Mas voltando à primeira frase do texto, esses exercícios de adivinhação são sempre fáceis de fazer para quem está de fora e não tem nenhuma responsabilidade com nada. Para os chefes de equipe e seus staffs é muito diferente. Eles gastam centenas de milhões de dólares para estarem na F1 em posição de vencer corridas e campeonatos. Eles não podem arriscar colocar qualquer piloto que eles não considerem o melhor possível no carro deles, porque eles “acham” que tem o melhor carro. Até porque não existe o “melhor carro” sem o piloto que entregue o resultado esperado.
É por isso que a Mercedes paga mais de R$ 200 milhões por ano para Hamilton ao invés de pagar 50 para algum outro que é bom e “poderia” ganhar o título. Não é porque o Hamilton é bonito, é simpático ou tem olhos maravilhosos. É porque com ele, a Mercedes tem certeza que se ela fizer um carro competitivo, sua chance ganhar os títulos são quase certas.
Querem um exemplo atual? Vettel. Digamos que a Ferrari ao longo do campeonato tenha sido um carro 98% do da Mercedes. Quem tirou tudo ou quase tudo desses 98%? Vettel ou Leclerc? Teoricamente devia ser o Vettel, que é um tetracampeão e teve o carro desse ano – assim como em 2017 e 2018 – feito com o feedback dele, não do Leclerc. Mas não foi isso que vimos. Leclerc tirou mais. Só a equipe sabe o quanto mais, mas sabe.
E se mesmo o Leclerc não tirou os tais 98% que demos como exemplo? Isso não deixa a Ferrari com uma pulga atrás da orelha? Será que com Hamilton ele não tiraria os 98% e ainda faria algumas pequenas alterações junto com algum engenheiro que ele confiar para o carro ser 99% da Mercedes e assim poder conquistar o título, caso ele estivesse lá e outro na Mercedes incapaz de tirar absolutamente tudo do carro prateado corrida após corrida?
É esse o raciocínio que os chefes de equipe usam. O raciocínio deles não é empírico, é exato, eles tem dados, milhões de dados, tanto deles quanto das outras equipes. Eles não podem trabalhar com achismos, senão perdem campeonatos, empregos e pior, centenas de milhões de dólares.
Veja quantos chefes de equipe a Ferrari teve nos últimos 7 anos. Por que? Porque eles não emocionais demais, parece que não fazem conta, só política e marketing com a imprensa italiana. Ficam amigos (Raikkonen, Vettel e etc.) ou inimigos (Alonso e talvez Verstappen) dos pilotos. É por isso que a Ferrari não ganha. É necessário mais pragmatismo. Qual piloto é capaz de sentar no carro e tirar tudo que ele pode? Quanto custa esse piloto? Tem a grana? Vai lá e contrata, fim de papo.
O Ron Denis fez isso com o Alonso. Trouxe de volta um piloto que quase destruiu a equipe dele em 2007. Não deu certo. Mas não deu certo porque o carro era horrível e a Honda começou tudo errado. Não é culpa do Alonso como os fãs apaixonados e emocionais acham. Alonso massacrou o companheiro de equipe de zero! Na F1, se você quiser vencer, não tem que “achar” nada. Tem que ir lá e fazer, ainda mais quando se tem os recursos $$$ necessários.
Outro exemplo é a Red Bull. Lá eles são pragmáticos. Helmut Marko parece um canalha aos olhos da torcida pelo o que ele faz com os pilotos. Mas não é nada disso. Ele não está lá para ser bonzinho ou amigo dos pilotos. Ele está lá como funcionário-chefe do dono da equipe que quer resultados, não amizades.
Marko já tinha tirado Kvyat do carro na quinta corrida de uma temporada e colocado Verstappen lá. O moleque entrou e simplesmente venceu sua primeira corrida na Red Bull. Agora tirou Gasly do carro no meio da temporada por que? Porque é malvado? Não, porque em comparação a Max Verstappen, Galsy tirava muito menos do carro, tão menos que a equipe perdeu a chance de ficar em P2 na tabela, não em P3. E isso é dinheiro, muito dinheiro, além de prestígio.
Outra coisa que a Red Bull fez; Nunca pagaram muito a seus pilotos. Mesmo Vettel quando conquistou 4 títulos lá, ganhava menos que Hamilton, Alonso, Schumacher e Rosberg. A Ferrari lhe ofereceu quase o quádruplo do que ele ganhava. A Red Bull disse “vai com Deus, meu filho”, já que eles tinham Ricciardo, que estava tirando mais do carro que Vettel. É assim que funciona. Pragmatismo.
Em compensação, quando viram o que Verstappen era capaz de fazer, ou seja, tirar tudo do carro, eles quadruplicaram o salário dele, estenderam o contrato e liberaram Ricciardo. Verstappen ganha “apenas R$ 40 milhões” hoje, mas ganhava R$ 10 no contrato anterior.
Hoje, só tem um piloto que ameaça Hamilton na Mercedes; Verstappen. Ele é o único piloto que a Mercedes tem praticamente certeza que tiraria tudo do carro sempre, caso eles não tivessem Hamilton. Mesmo assim é um problema.
Por que?
E se eles chamarem Verstappen para ganhar metade do que Hamilton ganha e assim economizarem R$ 100 milhões (pagando mais do que o dobro para Verstappen do que ele ganha hoje), mas Hamilton for para a Ferrari? Será que Hamilton com mais 8 ou 10 pessoas que certamente ele levaria para os Vermelhos não tornaria a Scuderia um adversário muito mais forte do que é hoje, perfeitamente capaz de ganhar da Mercedes com Verstappen?
Essa é a dúvida… da Mercedes, do Toto Wolff, do Hamilton e da Ferrari.
No momento em que dois desses atores não tiverem mais dúvida, saberemos o que acontecerá para 2021.
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
Charles Leclerc, comentarios f1, f1 autoracing, ferrari f1, hamilton f1, lewis hamilton, max verstappen, melhor site f1, mercedes f1, pilotos f1 2021, red bull f1, sebastian vettell, verstappen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.