F1 abandona ideia dos para-lamas na chuva
quinta-feira, 23 de maio de 2024 às 11:04
Ferrari com para-lamas
A Fórmula 1 aparentemente abandonou seus planos de introduzir para-lamas em condições de chuva depois de um teste recente.
O spray no molhado se tornou um problema crescente nos últimos anos, com muitos pilotos reclamando da falta de visibilidade em diversas ocasiões.
Os para-lamas foram vistos recentemente em um teste em Fiorano, com a Ferrari auxiliando a FIA na tentativa de resolver o problema.
Alguns fãs questionaram o impacto dos para-lamas na aparência do carro – e agora a FIA determinou que a solução não é viável para a F1.
“Sempre soubemos que havia dois fatores principais que contribuíam para a nuvem de spray”, disse Nikolas Tombazis, chefe de monopostos da FIA. “Um é a quantidade de água captada do solo pelo difusor e o outro é pelas rodas”.
“O que pensamos em fazer é cobrir totalmente as rodas, mesmo além do que seria prático, para ver qual é o máximo que podemos alcançar com isso – para ver se é a solução ou não”.
“Apesar de terem algum efeito, ele não é significativo o suficiente para dizer que essa é a solução. Portanto, estamos de volta à estaca zero”.
Tombazis também refutou que o design deve ser visualmente atraente, destacando que o fator mais importante é encontrar uma solução que permita corridas na chuva.
“Precisamos pensar em soluções diferentes”, afirmou ele. “Em última análise, o que queremos evitar é uma situação de Spa 2021, onde uma corrida é cancelada, severamente encurtada ou atrasada”.
“Claramente, sempre será um compromisso. Os para-lamas em si eram bastante feios, mas se tivessem dado uma contribuição significativa, teríamos ficado perfeitamente felizes em instalá-los uma vez por ano, se isso fizer diferença entre cancelar uma prova ou não”.
“Nunca foi pretendido que fosse ‘nós os colocaremos sempre que estiver molhado’. Porém, infelizmente precisamos tentar pensar em outras soluções”.
chuva, f1, formula 1, nikolas tombazis, noticias f1, para-lamas, visibilidade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.