F1 – A chantagem de Alonso sobre a McLaren em 2007
quarta-feira, 21 de novembro de 2018 às 12:04
Largada GP da Hungria 2007
Fernando Alonso tentou chantagear a McLaren para que seu companheiro de equipe Lewis Hamilton ficasse sem combustível durante o GP da Hungria de 2007.
O espanhol, que fará sua largada final na Fórmula 1 em Abu Dhabi no domingo, fez a exigência depois de receber uma penalidade por segurar Hamilton nos boxes durante a classificação para a corrida, de acordo com a BBC.
Hamilton desobedeceu uma ordem da equipe para permitir que Alonso o ultrapassasse durante a sessão de classificação. Alonso bloqueou Hamilton em retaliação, mas recebeu uma penalidade de grid de cinco posições pelos comissários.
Isso levou Alonso a fazer sua exigência ao diretor da McLaren, Ron Dennis, para que a equipe sabotasse a corrida de Hamilton, deixando-o sem combustível. A BBC afirma que Alonso fez essa exigência em uma reunião entre ele, seu empresário Luis Garcia Abad e Dennis.
Alonso disse a Dennis que revelaria novos detalhes sobre a extensão do uso da McLaren de informações confidenciais pertencentes à Ferrari, caso Dennis não concordasse.
Em vez disso, Dennis informou Max Mosley, presidente da FIA, sobre os dados que Alonso tinha. Isso levou a FIA a iniciar uma segunda investigação da posse da informação pela McLaren. A equipe foi expulsa do campeonato daquele ano e recebeu uma multa de US$ 100 milhões.
Abad mais tarde se aproximou de Dennis e disse que Alonso fez a exigência em um ataque de raiva e se retratou de seu pedido.
Hamilton venceu a corrida largando da pole, enquanto Alonso, que foi rebaixado para o sexto lugar do grid, terminou em quarto. Alonso se separou da equipe no final do ano, mas voltou à McLaren em 2015, depois que Hamilton saiu.
Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Abu Dhabi de Formula 1 em 25 de novembro!
[the_ad id=”237860″]
2007, abu dhabi, chantagem, classificação, f1, fernando alonso, fia, hungria, lewis hamilton, max mosley, mclaren, ron dennis
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.