Ex-pilotos de F1 criticam “fraqueza mental” de Norris

segunda-feira, 14 de abril de 2025 às 9:27

Lando Norris

Max Verstappen pode estar ficando mais longe da disputa pelo campeonato, mas Lando Norris está sentindo cada vez mais a pressão.

Já lutando contra a reputação de ser rápido, mas com força mental questionável, o britânico viu seu companheiro de equipe Oscar Piastri dominar o GP do Bahrain e ficar a três pontos dele.

Andrea Stella, chefe da McLaren, admitiu à Sky Deutschland que foi um fim de semana “desajeitado” para Norris.

“Uma atuação incrível de Oscar e também de Lando, que foi um pouco desajeitado, caso contrário poderia ter sido uma dobradinha”, disse o italiano.

Como sempre, Norris não poupou críticas a si mesmo.

“Para ser honesto, estou surpreso por estar conseguindo algo em termos de resultados no momento, considerando meus sentimentos atuais ao volante do carro”, declarou ele. “Simplesmente não está funcionando e não tenho as respostas”.

No entanto, além de Piastri aparentemente estar se adaptando melhor do carro de 2025 da McLaren, Norris também está cometendo vários erros – como estar fora de posição no grid.

Na sala pré-pódio após o GP do Bahrain, ele se descreveu como um “muppet”. Alguns veem esse tipo de conversa e comportamento como fraqueza mental.

“Eu acho que Piastri é mentalmente mais forte, mesmo que Norris seja mais rápido em uma volta”, disse recentemente Helmut Marko, consultor da Red Bull.

Quando informado alguns dias depois que seus comentários foram controversos, o austríaco acrescentou: “Mas sabemos disso – não é nenhuma novidade”.

Christijan Albers, ex-piloto de Fórmula 1, diz que Norris se destaca como um piloto aberto demais sobre suas dificuldades com a mídia.

“Você ainda precisa ficar lá e dar uma entrevista confiante”, disse ele ao Viaplay. “Você pode ver por sua atitude que ele não é tão mentalmente forte quanto os outros. Isso é realmente impressionante para mim”.

Outro ex-piloto de F1, Giedo van der Garde, concorda: “Você sempre pode dizer ‘ouça, eu cometi um erro e não estava completamente no controle das coisas hoje’. Mas você pode ver que às vezes não há mais confiança nele próprio”.

Ralf Schumacher, mais um ex-piloto de F1, acha que aqueles ao redor de Norris precisam intervir urgentemente para ajudar a salvar seu estado mental antes da próxima corrida em poucos dias.

“Isso não deve acontecer com um futuro campeão mundial”, comentou ele, referindo-se ao fim de semana de Norris no GP do Bahrain.

“Se eu fosse seu empresário ou chefe de equipe, tiraria seu telefone, o colocaria em um hotel e lhe diria para se exercitar. Ele não deveria ouvir nenhum de nós ou ler todos os artigos que saem. Isso o machuca, o assombra”.

“Todos estão falando sobre suas fraquezas. Ele deve vir para a próxima corrida de uma forma completamente neutra. Isso o ajudaria e é o que eu faria”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.