Ex-mecânico da McLaren: “Tenho quase certeza de que Newey está saindo por causa de Horner”
domingo, 12 de maio de 2024 às 8:30
Adrian Newey
A saída de Adrian Newey da Red Bull continua enviando ondas de choque por todo o mundo da F1. Ainda semanas após o anúncio oficial, muitos estão se perguntando onde Newey estará no futuro.
O lendário designer irá para a Ferrari, a quem está sendo ligado? Ele irá para a Aston Martin ou Williams, ou simplesmente se aposentará da Fórmula 1? O ex-mecânico e locutor da McLaren Marc Priestley tem experiência em uma equipe prejudicada por escândalos e acha que seria “tolice” dizer que Christian Horner não é motivo para Newey deixar a Red Bull.
Em declarações à OLBG, Priestley disse que, como membro de uma equipe de Fórmula 1, o ruído externo nunca é saudável: “Só posso comparar a situação de Christian Horner na Red Bull com quando estive envolvido em uma equipe quando as grandes novidades não aconteciam na pista. Nunca é onde você quer estar como equipe de Fórmula 1. A história está dominando as notícias”.
“Quando você é engenheiro e membro dessa equipe, você pode focar na garagem e ainda ajudar a gerar ótimos resultados para a equipe. Mas quando você vai para casa no final de um Grande Prêmio e vai ao pub, é tudo sobre o que os outros querem falar”, prosseguiu.
O Spygate, como foi rapidamente apelidado, foi um escândalo de 2007 em que a McLaren foi encontrada com centenas de páginas de informações confidenciais da Ferrari. Eles perderam o título de construtores naquele ano e tiveram que pagar a incrível quantia de 100 milhões de dólares. Priestley entende o que é estar em uma equipe envolta em notícias de fora das pistas.
“Todo mundo quer perguntar sobre Horner ou ‘Spygate’ como foi para mim. Você vê uma manchete de jornal sobre coisas nos bastidores, em vez de resultados nas pistas”, comentou.
“Quando você está trabalhando em uma equipe vencedora, você quer se gabar de seus resultados, mas todo mundo quer falar sobre controvérsia ou política. Isso pode distrair, a Red Bull está fazendo muito bem em manter isso fora das notícias e focar em seus resultados, e isso é tudo que você pode fazer como membro dessa equipe”, explicou.
Então, por que exatamente Adrian Newey está deixando os campeões mundiais? Priestley acredita que pode ser devido a vários fatores, mas está certo de que Horner é um dos motivos: “Tenho quase certeza de que o motivo da saída de Adrian Newey é Horner, mas ele também está lá há quase 20 anos”.
“Com as mudanças em 2026 chegando, ele pode querer um desafio em outro lugar. Não tenho dúvidas de que, como ele poderia facilmente se aposentar na sua idade, seria mais fácil para ele abandonar a Red Bull. Seria tolice dizer que Horner não é uma razão para Newey deixar a Red Bull”, concluiu.
adrian newey, Christian Horner, designer, f1, formula 1, Marc Priestley, mclaren f1, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.