Ex-engenheiro de Schumacher critica as “desculpas” de Hamilton
sexta-feira, 18 de abril de 2025 às 9:49
Lewis Hamilton
O ex-engenheiro de Michael Schumacher na Ferrari acha que Lewis Hamilton está dando “desculpas” para suas dificuldades na Scuderia.
O heptacampeão mundial reconhece abertamente sua necessidade de melhorar, mas também fez afirmações técnicas específicas sobre a adaptação – incluindo um sistema de freios diferente e até mesmo “freio motor”.
“Eu não acredito em certas coisas”, declarou Luca Baldisserri, que foi engenheiro de corrida de Schumacher no início dos anos 2000, ao Formula Critica.
“O que ele disse sobre freio motor são desculpas. Hamilton viu que o carro é o que é e que seu companheiro de equipe consegue levá-lo ao limite mais do que ele, e nesse ponto é inevitável que o dedo seja apontado para ele”.
“Então, ele veio com essas justificativas dizendo ‘não consigo me adaptar a esse gerenciamento de freadas'”.
Baldisserri, que não está mais na Ferrari, acredita que a equipe de Maranello também precisa aceitar parte da culpa.
“Quando um piloto do calibre de Hamilton troca de equipe, fica claro que a nova equipe tenta entender o que o piloto tinha disponível na anterior”, disse ele.
“Quando Michael chegou (na Ferrari) em 1996, é claro que lhe perguntamos qual era seu estilo de pilotagem e seu conceito de carro”.
“No caso de Hamilton, não sei se isso foi feito, mas aparentemente não. Se um piloto está dizendo na quarta corrida que não consegue se adaptar a um carro, você inevitavelmente precisa se perguntar – o que eles têm feito até agora?”
Baldisserri suspeita que um dos problemas é a relação entre Hamilton e seu novo engenheiro de corrida, Riccardo Adami.
“Ainda não há simbiose entre eles e isso é um grande fardo para Adami porque não será fácil. Toto Wolff disse recentemente que a comunicação que Kimi Antonelli tem hoje com Bono está a anos-luz de distância daquela entre Hamilton e o próprio Bono”.
“Hamilton é monossilábico, enquanto Kimi é como um rio em plena inundação, no sentido de que ele fala sobre seus sentimentos, o comportamento do carro e expressa o que precisa; dessa forma, o engenheiro de pista tem uma imagem bem mais clara do que está acontecendo”.
“Tendo um piloto monossilábico que também se chama Lewis Hamilton, posso imaginar que Adami tem dificuldades para compreendê-lo. No rádio da equipe, muitas vezes parece que eles não se entendem – um diz uma coisa e o outro entende algo diferente”.
De acordo com a Eurosport Italia, Richard Hopkins, ex-chefe de operações da Red Bull, afirmou que se Hamilton não melhorar, a Ferrari poderá tentar contratar Max Verstappen para substitui-lo em 2026.
desculpas, f1, ferrari, formula 1, lewis hamilton, luca baldisseri, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.