Ex-chefe de equipe pagou salários com seu próprio dinheiro

segunda-feira, 7 de outubro de 2024 às 11:11

Otmar Szafnauer

Otmar Szafnauer revelou que pagou os salários da Force India duas vezes enquanto a equipe enfrentava dificuldades financeiras.

A Force India fez parte do grid da Fórmula 1 entre 2008 e o meio da temporada 2018, quando entrou em administração após o GP da Hungria.

Ela foi comprada por Lawrence Stroll e renomeada como Racing Point antes de se transformar no que é agora Aston Martin em 2021.

Szafnauer saiu no início de 2022 e foi para a Alpine, mas revelou que durante as dificuldades financeiras enfrentadas pela Force India, ele optou por pagar os salários dos cerca de 400 funcionários da época a fim de evitar atrasos.

“Duas vezes, mas não foi tanto”, explicou Szafnauer no podcast High Performance ao ser questionado se era verdade que ele havia pago os salários.

“Era algo em torno de milhões e eu paguei com a ajuda do meu sócio na Soft Pauer (empresa de design de sites e aplicativos)”.

“Tínhamos dinheiro no negócio. Eu tinha meu próprio dinheiro e sabia que os salários não seriam pagos, sabia como isso é difícil para as pessoas. Alguns vivem de salário em salário, e eu entendo isso”.

“Precisávamos pagar os salários, e o dinheiro da F1 chegaria em cinco dias. Então, digamos que os salários vencem em uma sexta-feira e receberemos o dinheiro da F1 na quarta-feira seguinte”.

“Eu poderia ter esperado, não pago na sexta-feira, ou pago com meu próprio dinheiro e depois esperado até quarta-feira para recebê-lo de volta, quando o dinheiro da F1 entrou”.

Szafnauer, que já deixou a Alpine, reconheceu o “enorme risco” de um atraso no recebimento do dinheiro da F1, principalmente se outro credor exigisse o pagamento.

“Entre sexta e quarta-feira, há um risco enorme, e se esse dinheiro não vier?” disse ele.

“Ou o que acontece se esse dinheiro chegar, outra pessoa bater na porta e disser: ‘Ei, você me deve $2 milhões e vou fechar seu negócio se não me der esse dinheiro’. Então, foram cinco, seis, sete dias de ‘e se?'”

Szafnauer também manteve isso em segredo, contando apenas aos membros mais experientes.

“Alguns sabiam. O departamento financeiro e Andy Green (diretor técnico) sabiam, mas não, eu não contei (à equipe)”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.