Ex-chefe de equipe critica contratação de Bortoleto

sábado, 9 de novembro de 2024 às 9:35

Franz Tost

O ex-chefe da equipe de F1, Franz Tost, acredita que a Sauber (que em breve será Audi) perdeu a oportunidade de contratar o piloto alemão Mick Schumacher para a temporada de Fórmula 1 de 2025.

Na quarta-feira, a equipe confirmou que colocará Gabriel Bortoleto ao lado de Nico Hulkenberg em 2025. O próprio Tost nunca escolheria Bortoleto porque ele é “um fator de risco”.

Tost viu Bortoleto ter um bom desempenho nas categorias de acesso, mas sugere que a F1 é um nível diferente. Ele citou os exemplos de Franco Colapinto e Oliver Bearman durante o fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo, onde ambos foram bem mal na pista molhada.

“Oliver Bearman muitas vezes saía da pista e parecia sobrecarregado. E Franco Colapinto sofreu dois acidentes graves. Isso custou milhões à Williams. Do ponto de vista político, também seria uma decisão extremamente infeliz”, disse Tost ao sute F1 Insider. É importante notar que pilotos experientes, incluindo Carlos Sainz, também tiveram dificuldades no molhado e bateram.

Tost, que foi chefe de equipe de longa data na equipe satélite da Red Bull, explica por que eles deveriam ter optado por Schumacher. “Mick ainda é jovem e venceu as duas categorias juniores cruciais, algo que Bortoleto ainda não conseguiu”, explicou.

“Além disso, ele é muito rápido, melhorou constantemente durante seus dois anos na equipe Haas e agora, na função de piloto de testes, tem muita experiência em quilometragem com os atuais carros de Fórmula 1”, prosseguiu Tost. Bortoleto conquistou o título da F3 em sua temporada de estreia e atualmente lidera o campeonato de F2 como estreante.

Tost também discorda da decisão da Sauber de contratar Nico Hulkenberg. “Na minha opinião, ele não pertence mais à Fórmula 1. Seria melhor dar uma chance a um jovem alemão como Mick Schumacher”, concluiu Tost.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.