Evans vence uma difícil corrida da Fórmula E em Roma
sábado, 15 de julho de 2023 às 15:25
Mitch Evans
Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) se tornou o primeiro polesitter a vencer em Roma na 13ª rodada da Temporada 9 da ABB FIA Fórmula E, em uma corrida interrompida por um acidente múltiplo.
Evans foi ultrapassado por seu companheiro de equipe Sam Bird no início, e a Jaguar parecia jogar taticamente, garantindo que o neozelandês pudesse economizar a energia do I-TYPE 6 britânico.
A dupla trocou de posição novamente após o início da corrida, antes que Sacha Fenestraz (Nissan) ultrapassasse primeiro Bird e depois Evans para liderar a corrida após a primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE e uma breve pausa na ação para a intervenção do safety car, enquanto o monoposto de Andre Lotterer, que chocou contra o muro, se recuperava.
O drama veio na volta 9, quando vários carros se envolveram em um grande acidente na parte mais rápida da pista, depois que Bird perdeu a traseira de seu Jaguar na rápida, complicada e ondulada seção entre as curvas 6 e 7.
O Envision Racing de Sébastien Buemi colidiu com a traseira do Jaguar. O suíço escapou por pouco de um impacto frontal, embora tenha sofrido danos graves e terminais em seu carro. Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) colidiu com a lateral do I-TYPE 6 de Bird, que parou no meio do circuito, enquanto outros pilotos escaparam com danos menores, incluindo o candidato ao campeonato Pascal Wehrlein (TAG Heuer-Porsche).
O incidente teve enormes consequências para as equipes e pilotos que, felizmente, saíram ilesos, uma prova da segurança do GEN3 que a Fórmula E estreou nesta temporada.
Após o período de bandeira vermelha para remover os carros acidentados e limpar a pista, 14 pilotos largaram novamente, com Fenestraz liderando o pelotão seguido por Evans. A partir daí, Jake Dennis tomou a iniciativa, ultrapassando Evans com uma manobra radical por fora do piloto da Jaguar na curva 5, antes de ultrapassar Fenestraz e assumir a liderança na volta 13.
Evans e Cassidy também ultrapassaram o Nissan franco-argentino em rápida sucessão, e depois que o primeiro perdeu sua segunda ativação do MODO DE ATAQUE, parecia que Dennis já tinha a corrida no bolso.
No entanto, o piloto da Jaguar fez a volta mais rápida da corrida duas vezes seguidas e se recuperou para passar Dennis e conseguir a liderança na volta 22. O britânico exclamou que era um “alvo fácil”, com menos energia do que aqueles que o rodeavam, e a facilidade com que Cassidy arrebatou o segundo lugar foi uma prova disso.
Evans seguiu confortavelmente até a bandeira quadriculada, seguido por Cassidy, enquanto Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) despachou Dennis e ficou com o terceiro lugar.
O piloto da Andretti parecia prestes a perder para Jean-Eric Vergne (DS PENSKE), mas manteve-se à frente do francês para terminar em quarto, enquanto Nico Mueller conseguiu garantir a sexta posição, obtendo seu melhor resultado e o melhor desempenho da ABT CUPRA na temporada.
Wehrlein conseguiu se recuperar até a sétima posição, apesar de um pit stop no início da corrida e dos danos sofridos durante o acidente múltiplo.
As dez primeiras posições foram completadas por Norman Natto (Nissan), pelo brasileiro Sérgio Sette Câmara (NIO Formula E Team) e Fenestraz.
O segundo lugar na corrida deu a Cassidy a liderança do campeonato de pilotos com 171 pontos, cinco a mais que Dennis, que havia chegado a Roma uma unidade à frente do piloto da Envision Racing. Evans ganhou terreno e agora está a 20 pontos da liderança, enquanto Wehrlein está 27 pontos atrás. A Envision Racing lidera a classificação por equipes com 243 pontos, seguida pela TAG Heuer Porsche com 237.
A ação da Fórmula E no E-Prix de Roma continuará com mais uma corrida no domingo.
formula e, mitch evans, roma
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.