Estou apenas “participando” de 2025, lamenta Verstappen
domingo, 13 de abril de 2025 às 9:30
Max Verstappen e Helmut Marko
Max Verstappen descartou suas chances de conquistar o quinto título mundial consecutivo de Fórmula 1 em 2025.
Comentando sobre a dirigibilidade do RB21 no Bahrain, o holandês disse à Viaplay: “Não posso dizer isso (palavra) na TV. Não consegui frear, não consegui virar, não tive tração e não tenho equilíbrio”.
Quando questionado sobre a última vez em que se sentiu tão desconfortável em um carro de F1, ele respondeu: “Deixe-me pensar — acho que foi há alguns dias”.
O consultor da Red Bull, Dr. Helmut Marko, apontou dados de telemetria que expuseram um claro problema nos freios do carro de Verstappen, diferente do acerto do companheiro de equipe Yuki Tsunoda. Uma possibilidade é que a culpa seja da troca da Red Bull de materiais de freio Hitco para Brembo durante o inverno.
“Até agora, não temos explicação para isso”, admitiu Marko. “Primeiro, precisamos descobrir a causa do enorme problema nos freios e depois consultar a FIA para ver se podemos ajustar, retificar ou substituir as pastilhas”.
Verstappen observou que os freios foram especialmente problemáticos na classificação: “Toda vez que piso naquele pedal, é como se estivesse chutando um muro. Mas tenho sofrido com isso o fim de semana todo — ou, na verdade, o ano todo”.
Alguns especulam que, no último ano das regras atuais, os carros de F1 se tornaram tão rápidos e complexos que se tornaram cada vez mais imprevisíveis. “Ninguém mais sabe o que está acontecendo”, comentou Marko.
“(Lando) Norris esteve na frente o tempo todo e, de repente, está em sexto. (Pierre) Gasly não está em lugar nenhum há três corridas e está em quarto aqui. E estamos diante desse quebra-cabeça com os freios”, prosseguiu.
Verstappen, no entanto, duvida que os freios sejam os únicos culpados. “Tentamos de tudo no carro e nada funciona, então esse não é o problema. Se eu pudesse disputar a classificação novamente, não saberia o que mudar. Já tentamos de tudo”, lamentou.
Apesar da vitória em Suzuka ter reduzido a diferença para Norris, da McLaren, para um ponto, Verstappen descartou suas esperanças de título. “Eles (McLaren) não são meus concorrentes no momento”, concluiu ele. “Estou apenas participando deste campeonato. Se você olhar para a temporada inteira, não acho que realmente tenhamos chance”.
2025, f1, formula 1, freios, gp bahrain f1, helmut marko, max verstappen, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.