Especialistas em F1 dizem que vários pilotos foram superestimados em 2024

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 às 13:05

Jantar dos pilotos

A Fórmula 1 é constantemente celebrada por ter os 20 melhores pilotos do mundo, mas algumas das estrelas deste grid exclusivo provaram durante a temporada de 2024 que são realmente superestimadas, de acordo com alguns especialistas.

O paddock dos GPs costuma ser o destino dos sonhos de um piloto quando eles começam suas carreiras em karts e sobem através das categorias de base. A IndyCar e o WEC também são ótimas categorias para se correr profissionalmente, mas ainda não têm o fascínio da Fórmula 1 para a grande maioria dos pilotos.

Mesmo alguns dos melhores pilotos nunca chegam à Fórmula 1 com tão poucas vagas disponíveis no auge do automobilismo. Então, quando aqueles no grid aparecem, isso mostra o talento prosperando em outro lugar. Também torna a F1 um negócio implacável que viu, por exemplo, Logan Sargeant ser demitido.

A Williams demitiu Sargeant após seu acidente no TL3 no GP da Holanda, pois ele desnecessariamente arruinou seu carro acelerando em cima da grama molhada. A Red Bull também trocou Daniel Ricciardo por Liam Lawson RB, já que o australiano não conseguiu provar que merecia uma promoção.

Então, com isso em mente, uma equipe de especialistas da F1 de alguns sites europeus deu uma olhada em quais pilotos da classe mundial da Fórmula 1 de 2024 acreditam ser os mais superestimados agora que o ano acabou.

Max Verstappen

Max Verstappen não pode ser um dos maiores de todos os tempos da F1 com suas deficiências roda a roda

Kyle Archer: “Ele pode agora ser um tetracampeão mundial de Fórmula 1 depois de afastar o surgimento de Lando Norris como um candidato ao título em 2024, mas o piloto da Red Bull Max Verstappen continua sendo o piloto mais superestimado do grid – mesmo apesar de sua vitória incrível em Interlagos.

“Nenhum piloto pareceu disposto a resistir à investida do holandês, já que Verstappen venceu o GP de São Paulo largando de P17 no grid sob uma chuva intensa, embora as pessoas tenham ‘esquecido’ que ele foi muito ajudado por uma troca gratuita de pneus sob a bandeira vermelha. No entanto, quando desafiado, o verdadeiro Verstappen vem à tona todas as vezes.

“Verstappen pode ser um mestre da chuva moderno, mas sua habilidade de corrida roda a roda deixa muito a desejar e por isso ele não pode ser classificado como um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. É impossível classificá-lo entre os grandes quando ele não consegue correr roda a roda de forma limpa.”

“O GP dos EUA de 2024 no Circuito das Américas e o GP da Cidade do México de 2024 foram exemplos ideais de por que Verstappen é o piloto de F1 mais superestimado. Não pela primeira nem pela última vez, as rachaduras em seu talento apareceram.”

“Norris, da McLaren, deu muito espaço para Verstappen no início do GP dos EUA para mergulhar por dentro na curva 1. Mas o piloto da Red Bull simplesmente tirou seu rival da pista — e escapou, apesar de Norris ter caído da pole para o P4 na primeira curva.”

“A polêmica briga deles na volta 52, quando Norris recebeu uma punição de cinco segundos por ultrapassar Verstappen para fora do circuito, também mostrou o holandês no seu pior. O piloto da Red Bull novamente tirou seu rival da pista ao aliviar os freios após perder uma posição.”

“Então, as punições voaram para a direção petulante de Verstappen no GP da Cidade do México, quando ele mais uma vez aliviou os freios para tirar Norris da pista duas vezes praticamente seguidas. Verstappen perdeu a curva na curva 4, então jogou seu carro e, lamentavelmente, mergulhou para cima de Norris jogando-o para fora da pista novamente na Curva 7.”

Daniel Ricciardo e Alex Albon

Alex Albon prejudicou sua reputação após emergir como um alvo para a Mercedes substituir Lewis Hamilton

Ben Evans: “Indo para a temporada de 2024, a reputação de Alex Albon estava em alta, tendo liderado sozinho a Williams para o P7 no campeonato de construtores. No entanto, embora ele tenha derrotado Logan Sargeant com facilidade, foi uma campanha longe de ser convincente para Albon.

“Ele bateu com muita frequência, colocando uma equipe já sob pressão mais perto do limite de custos e o novo companheiro de equipe Franco Colapinto começou a vida na F1 muito perto do nível do tailandês.”

“Albon foi apontado por parte da imprensa como uma opção para a Mercedes no início do ano, quando Lewis Hamilton anunciou sua mudança para a Ferrari. Na próxima temporada, ele enfrentará seu teste mais difícil desde que correu pela Red Bull ao lado de Max Verstappen, quando Carlos Sainz chegar. Se o espanhol continuar sua boa forma na Williams, a reputação de Albon pode acabar sofrendo outro golpe.”

Liam Lawson não merece uma promoção para a Red Bull em meio a um sistema disfuncional
David Comerford: “Isso parece duro porque Liam Lawson fez um trabalho razoavelmente bom. Assim como em 2023, ele esteve perto de Yuki Tsunoda – e ocasionalmente à frente – sem o benefício dos testes de inverno e da maior parte da temporada em si.”

“Mas Lawson não devia nem estar na disputa por uma vaga na Red Bull. Carlos Sainz está feliz que a Red Bull o ignorou, ou pelo menos é o que ele diz, mas o espanhol era a opção perfeita.”

“Sua parceria com Charles Leclerc foi irritada às vezes, mas Sainz é exatamente o piloto que você quer ao lado de um dos membros da elite da F1. Lawson, por outro lado, competiu apenas em 11 corridas da Fórmula 1.”

“Se o sistema da Red Bull estivesse funcionando, Lawson teria pelo menos uma temporada completa na RB antes mesmo de entrar na conversa. Infelizmente, não está, e isso levou Christian Horner e Helmut Marko a superestimar um piloto que ainda é inexperiente.”

Liam Lawson

Liam Lawson precisa controlar seu temperamento e melhorar em classificação

Luke-John Buckle: “Liam Lawson teve algumas performances impressionantes desde que substituiu Daniel Ricciardo na RB do GP dos EUA. Uma impressionante corrida para o P9 foi o começo perfeito para o neozelandês no Circuito das Américas.”

“Lawson já se envolveu em duelos em algumas corridas, particularmente no GP da Cidade do México, quando se envolveu em uma batalha brutal com Sergio Perez. O piloto da RB entrou em choque com Perez no México antes que a dupla terminasse em P16 e P17.”

“Mas Lawson precisa melhorar suas voltas de classificação, se quiser cumprir o mínimo que a Red Bull espera dele em 2025.”

“E ele terá que ficar mais calmo no carro depois de xingar Perez no México. Seria uma tarefa muito difícil de administrar contra o tetracampeão mundial Max Verstappen.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.