Equipes poderão testar carros de um ano em 2026, segundo relato

segunda-feira, 3 de março de 2025 às 10:04

Andrea Kimi Antonelli – TPC

As equipes de Fórmula 1 poderão usar carros de 2025 em seus programas de “Teste de Carros Anteriores” (TPC) no próximo ano.

As regras usuais do TPC estabelecem que os monopostos utilizados, geralmente para beneficiar pilotos mais jovens, devem ter dois anos.

Porém, como o regulamento mudará drasticamente em 2026, os carros de 2025 serão permitidos no próximo ano.

No entanto, de acordo com a Auto Motor und Sport, isso pode ser uma grande desvantagem para as equipes que estão trocando de fornecedores de motores para 2026.

Um exemplo claro é a Sauber, atualmente impulsionada pela Ferrari que se tornará equipe de fábrica da Audi com motores próprios a partir de 2026.

“A Ferrari não está particularmente interessada em continuar fornecendo motores para o carro de 2025 da Sauber porque a Audi teria então uma referência e poderia obter muitas informações do produto de um concorrente”, revelou o jornalista Michael Schmidt.

“E mesmo que Maranello concordasse, o preço seria tão alto que é preciso perguntar se vale a pena. Fala-se de $3-5 milhões por motor”, acrescentou ele.

A Aston Martin também terá uma fornecedora diferente em 2026, trocando a Mercedes pela Honda. “Mas eles não estão desencorajados pelos altos custos, principalmente porque não faz parte do teto orçamentário”, disse Schmidt.

“A Mercedes tem apenas uma condição. A Aston Martin deve executar seu programa TPC de um local externo com uma equipe separada, distinguindo-se claramente da equipe operacional com motores fornecidos pela Honda”.

Quanto à Alpine, cujos carros atualmente têm seus próprios motores Renault, a equipe será cliente da Mercedes a partir de 2026.

Contudo, Schmidt explicou: “Um pequeno grupo de engenheiros da Renault estará disponível em Viry-Chatillon para o TPC; eles cuidarão das unidades de potência de 2025 antes que o Alpine-Mercedes de 2026 possa ser usado em 2028”.

Schmidt disse que a situação é “mais difícil” para a Red Bull, que usará seus próprios motores no próximo ano em colaboração com a Ford, enquanto a Honda inicia sua parceria de fábrica com a Aston Martin.

Entretanto, Helmut Marko, consultor da equipe, afirma: “Há um acordo (com a Honda) para o futuro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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