Equipes concordam com novo formato do fim de semana
segunda-feira, 3 de abril de 2023 às 9:53
GP do Azerbaijão
As equipes de Fórmula 1 concordaram com ajustes nos finais de semana de corrida curta de classificação a partir do GP do Azerbaijão.
Antes do GP da Austrália, foi confirmado que havia discussões sobre mudar o cronograma para o próximo evento em Baku – que terá a primeira corrida curta da temporada.
O formato atual do fim de semana, que vem sendo usado desde a introdução das corridas curtas, tem o TL1 e a classificação na sexta-feira, o TL2 e a sprint no sábado e o GP tradicional no domingo.
Agora, o racingnews365.com revelou que as 10 equipes da F1 chegaram a um acordo visando alterar o formato para ter duas classificações.
A proposta é substituir o TL2 da manhã de sábado por uma nova classificação para a corrida curta, com a classificação existente para a prova principal sendo mantida na tarde de sexta-feira.
O objetivo secundário é remover um TL2 basicamente sem sentido no sábado de manhã, já que as condições de parque fechado entram em vigor após a classificação de sexta e as equipes não podem fazer quase nada nos carros.
Os chefes de equipe se reuniram na manhã de domingo antes do GP da Austrália a fim de discutir as alterações no cronograma.
Entre outras coisas, foi sugerido um formato de classificação diferente para a corrida curta no qual todos os pilotos fariam uma volta rápida, mas a ideia foi descartada.
Se o plano for aprovado, a classificação para a sprint ocorrerá no sábado e terá o mesmo estilo da classificação normal (com Q1, Q2 e Q3), mas as sessões podem ser um pouco mais curtas.
Isso por causa da potencial escassez de pneus e para reduzir o estresse sobre partes importantes como os componentes da unidade de potência.
classificação, corrida curta, f1, formula 1, GP do Azerbaijão, novo formato, sprint
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.