Equipe Haas melhora a olhos vistos com Ayao Komatsu
sábado, 13 de julho de 2024 às 19:19
Ayao Komatsu – Haas
Nas últimas temporadas, a Haas mostrou atualizações fracas fraco no meio da temporada, quase nunca a tirando das últimas posições na F1. Na temporada de 2023, por exemplo, a equipe americana não introduziu uma única atualização até o 18º GP.
No final do ano passado, Nico Hulkenberg disse que a estagnação da equipe devia servir como uma “mensagem para a fábrica”. Agora, em poucos meses, o novo chefe da equipe Ayao Komatsu transformou a Haas numa equipe capaz de acompanhar a corrida do desenvolvimento.
Ayao Komatsu desafia expectativas com Haas
Quando Guenther Steiner era o chefe da equipe, a Haas não conseguia encontrar melhorias regulares com atualizações. De acordo com o técnico de 59 anos, a queda no meio da temporada passada ocorreu porque seus engenheiros não conseguiram encontrar nenhum desempenho no túnel de vento.
Esta explicação foi considerada insuficiente pelo dono da equipe, Gene Haas, especialmente porque a Aston Martin e especialmente a McLaren deram tremendos saltos para a frente em 2023.
A justificativa de Steiner claramente não convenceu Gene Haas, que decidiu nomear Ayao Komatsu como chefe da equipe no inverno (europeu) passado.
O raciocínio de Gene Haas era que, apesar do investimento limitado, uma maior eficiência deveria fazer com que a equipe lutasse pelo menos no meio do pelotão..
Quando a promoção da Komatsu foi anunciada pela primeira vez, houve muito ceticismo. A narrativa predominante era que, sem investimento, a equipe americana não tinha esperança de progredir – independentemente de quem estivesse no comando.
Muito rapidamente, esta suposição foi provada incorreta.
A nova abordagem de desenvolvimento na Haas
Quando o engenheiro japonês completou suas primeiras entrevistas como chefe de equipe, ele foi muito direto sobre a existência de áreas a serem abordadas.
Talvez a área mais significativa que Komatsu melhorou tenha sido a integração entre as bases da equipe.
O homem de 48 anos avaliou que uma melhor cooperação entre as diferentes sedes da Haas melhoraria imediatamente o desempenho.
O chefe da equipa Haas calculou que uma melhor comunicação permitiria ao seu pessoal utilizar de forma mais eficaz os recursos à sua disposição. A cultura japonesa, especialmente logo após a Segunda Guerra Mundial, se baseava em fazer o máximo com os recursos disponíveis, mesmo que eles fossem extremamente parcos. E essa característica – na verdade uma qualidade – se entranhou na maioria dos japoneses e dura até hoje.
Estamos na metade da temporada de 2024 e o impacto desta estratégia já está dando frutos. Graças a uma série de pequenas atualizações muito bem estudadas, a Haas está numa posição muito melhor do que no início do ano.
O primeiro pacote mais tímido chegou à China antes de outras atualizações serem instaladas no VF-24. Como evidenciado pelo resultado P6 de Nico Hulkenberg na Inglaterra – e confirmado pelo próprio Komatsu – estes novos componentes estão funcionando exatamente como esperado.
Uma plataforma mais forte para 2025
A correlação da Haas entre o túnel de vento e a pista tem sido consistentemente precisa nesta temporada. Por causa disso, o VF-24 tem desfrutado de uma trajetória ascendente constante.
Além disso, outro pacote de atualização está programado para logo após as férias de verão. Isso deve solidificar a posição da equipe na hierarquia.
Em comparação com a sua péssima taxa de desenvolvimento no ano passado, o progresso alcançado é substancial.
Também é notável que a Haas não esteja sofrendo dos mesmos quiques que a Ferrari está enfrentando. Isto apesar de partilhar o túnel de vento da equipa italiana.
É claro que o desempenho não é a única área de melhoria para a equipe dos EUA. A estratégia, as paradas para trocas de pneus e a competência operacional geral deram um passo claro em frente.
Os pontos de Hulkenberg e Magnussen na Áustria são um exemplo recente de como a Haas se tornou uma equipe mais refinada.
A Haas não apenas luta consistentemente por pontos, mas suas perspectivas para 2025 são muito encorajadoras.
Depois de anos de baixo desempenho, a equipe americana parece estar entrando em uma de suas melhores fases na F1.
equipe haas f1, formula 1, noticias Ayao Komatsu, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.