Engenheiro da Ferrari explica fracasso das atualizações
segunda-feira, 9 de setembro de 2024 às 9:31
Ferrari
Jock Clear, engenheiro de performance sênior da Ferrari, explicou a causa das dificuldades com as atualizações introduzidas no início da temporada.
Depois das atualizações bem sucedidas em Imola, vencendo a corrida subsequente em Mônaco, a Scuderia trouxe novos desenvolvimentos duas etapas depois no GP da Espanha.
Entretanto, Charles Leclerc e Carlos Sainz imediatamente encontraram problemas com o pacote, principalmente um aumento dos quiques.
Isso levou à crença de que, como costuma acontecer com muitas equipes sob o atual regulamento de efeito solo, a Ferrari havia tomado o caminho errado em seu desenvolvimento.
Clear destacou que as atualizações proporcionaram o avanço esperado em downforce, mas a ocorrência de quiques impediu a equipe de traduzir isso em melhor performance na pista.
“Como é algo que só se manifesta quando você realmente entra no carro, é muito difícil de modelar”, explicou ele à mídia.
“Então, quanto mais você vê isso e basicamente quanto mais tempo de pista tem, mais correlação consegue obter. Eu diria que estamos confortáveis por termos correlacionado melhor o que estamos vendo”.
“Obviamente, não estamos confortáveis com o fato de que algumas de nossas atualizações foram comprometidas. E os pilotos descobriram que há mais downforce, mas é realmente difícil guiar o carro quando os quiques começam a acontecer”.
Após a etapa de Barcelona, a Ferrari passou as corridas subsequentes analisando as especificações espanholas para identificar o que especificamente estava causando os quiques.
Agora, Clear está confiante de que, ao se deparar com pistas de perfil semelhante no final da temporada, a equipe italiana estará mais bem preparada.
“Como eu disse, nos sentimos confortáveis em saber que estamos modelando isso melhor agora simplesmente porque temos mais dados e ajustamos nossos modelos. No futuro, esperamos que isso seja um problema cada vez menor”.
“Perto do final do ano, veremos novamente alguns circuitos de alta pressão aerodinâmica, onde isso pode ter surgido no início da temporada, e estamos confiantes de que faremos um trabalho melhor neles”.
atualizações, f1, ferrari, formula 1, fracasso, jock clear, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.