“Ele é uma pessoa realmente horrível”

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 às 18:40

Flavio Briatore

Várias figuras da F1 acham que um chefe de equipe é “uma pessoa realmente horrível” em meio a boatos sobre Franco Colapinto

Franco Colapinto está sem vaga titular para a temporada de Fórmula 1 de 2025. Sua equipe Williams contratou Carlos Sainz da Ferrari para ser parceiro de Alex Albon.

Colapinto substituiu Logan Sargeant após o GP da Holanda, dando a ele nove corridas para conseguir alguma vaga em 2025. Ele começou extremamente bem, marcando quatro pontos em apenas sua segunda corrida no Azerbaijão.

Ele acrescentou mais um nos Estados Unidos, mas as coisas saíram do prumo no final da temporada. Quatro acidentes em três fins de semana entre o Brasil e o Catar deixaram a Williams com receio de ter que pagar uma punição de teto de custos no final de um ano repleto de incidentes.

A Red Bull foi uma das equipes que se interessou por Colapinto após suas exibições iniciais deslumbrantes. Eles provavelmente o teriam colocado na RB ao lado de Yuki Tsunoda ou Liam Lawson – qualquer piloto que não substituísse Sergio Perez.

Mas a Red Bull não está mais interessada em Colapinto, cujos últimos cinco resultados da temporada foram DNF, 14º, 18º, DNF, DNF. Aparentemente, Christian Horner era o único chefe de equipe que tinha vagas disponíveis.

James Vowles diz que Colapinto será um piloto reserva em 2025 se a Williams não conseguir fechar um acordo com outra equipe. Mas ele continua sendo vinculado a um de seus rivais.

Flavio Briatore pode prejudicar ainda mais sua reputação ao trocar Doohan por Colapinto

De acordo com o jornalista Joe Saward – que acompanha a F1 in loco há mais de 30 anos, o “plano final” na Alpine é “abandonar” Jack Doohan em favor de Colapinto. Essa foi a “conversa” no paddock do GP de Abu Dhabi.

Doohan fez uma estreia antecipada em Yas Marina após uma separação “antecipada” com Esteban Ocon, que vai para a Haas. Ele foi o mais lento na classificação, mas terminou em P15.

Saward diz que para Briatore “não importa” quem é mais rápido entre Doohan e Colapinto. A maior preocupação dele e da Alpine é obter “todo o dinheiro de patrocínio” que o argentino pode trazer.

“Muitas pessoas da F1” acham que Flavio Briatore, um consultor do CEO da Renault, Luca de Meo, e o chefe de fato da equipe, é uma “pessoa realmente horrível”. E ele pode prejudicar ainda mais sua reputação ao rasgar o acordo de 2025 da equipe com Doohan.

Preocupação de Briatore é somente dinheiro

Briatore está principalmente interessado em tornar a Alpine mais lucrativa. Essa é a razão pela qual ele convenceu Luca de Meo fazer a Alpine usar motores Mercedes a partir de 2026, em vez de construir os seus próprios em Viry.

Colapinto agora pode trazer um pacote de patrocínio de USD 30 milhões que pode levar a equipe ainda mais para o azul. Ele não deve ser rotulado como um piloto pagante, no entanto, porque seu talento é óbvio, mesmo que ele ainda seja cru e tenha tido alguns azares.

Doohan, por outro lado, completou uma rotina completa de pit-stop toda vez que entrou durante o teste de terça-feira em Abu Dhabi. Isso foi em parte para prepará-lo para correr em tempo integral em 2025.

Isso é um tanto reconfortante para o australiano, mas está claro que há dúvidas em Enstone. Um relatório afirmou que Doohan tem apenas um contrato de cinco corridas, colocando-o sob pressão imediata para entregar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.