Eduardo Mortara vence segunda prova do México e lidera Fórmula E
domingo, 20 de junho de 2021 às 20:15
Eduardo Mortara
Edoardo Mortara, da Venturi, resistiu à intensa pressão de Pascal Wehrlein para obter a sua segunda vitória na Fórmula E no E-Prix de Puebla. Mortara começou sua trajetória sobre Wehrlein o passando pelo segundo lugar na Curva 1, antes de superar o pole Oliver Rowland durante a fase do Modo Ataque.
O piloto suíço-italiano manteve a calma apesar de ter sido atacado por Wehrlein nas fases finais para marcar a sua primeira vitória na FE e também da Venturi desde o E-Prix de Hong Kong de 2019.
Ao tornar-se o oitavo vencedor diferente das nove primeiras corridas da temporada 2021, Mortara tem uma vantagem de 10 pontos no campeonato.
Wehrlein ficou a dois décimos de Mortara e parecia determinado a selar uma vitória redentora após perdê-la na corrida de abertura do fim de semana devido a uma polêmica desclassificação, contra a qual a sua equipe Porsche decidiu apelar.
Mas um alargamento na Curva 7 significou que Wehrlein ficou mais de um segundo atrás de Mortara, um erro que acabou por lhe custar a oportunidade da vitória. No entanto, o ex-piloto de Fórmula 1 da Sauber encontra-se sob investigação pela segunda vez em dois dias por excesso de potência máxima e ainda pode ser despojado do seu pódio.
Nick Cassidy da Virgin ultrapassou Rowland nas fases finais para marcar o seu primeiro pódio na FE, enquanto Jake Dennis da BMW completou os cinco primeiros. Alex Lynn foi sexto pela Mahindra, à frente da segunda BMW de Max Gunther.
O bicampeão da FE Jean-Eric Vergne teve que se contentar com o oitavo lugar depois de uma dispendiosa rodada na Curva 9, que derrubou o piloto da Techeetah da P5. Os brasileiros Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi foram penalizados por toques em rivais e cruzaram respectivamente em P16 e P18.
Classificação da prova:
POS | PILOTO | PAÍS | EQUIPE | DIF. |
1 | Edoardo Mortara | SUI | ROKiT Venturi Racing | 32 voltas |
2 | Pascal Wehrlein | GER | TAG Heuer Porsche Formula E Team | + 2.296s |
3 | Nick Cassidy | NZL | Envision Virgin Racing | + 4.169s |
4 | Oliver Rowland | GBR | Nissan e.dams | + 6.912s |
5 | Jake Dennis | GBR | BMW i Andretti Motorsport | + 9.986s |
6 | Alex Lynn | GBR | Mahindra Racing | + 10.630s |
7 | Maximilian Gunther | GER | BMW i Andretti Motorsport | + 10.968s |
8 | Jean-Eric Vergne | FRA | DS Techeetah | + 21.111s |
9 | Mitch Evans | NZL | Jaguar Racing | + 21.261s |
10 | Rene Rast | GER | Audi Sport ABT Schaeffler | + 21.896s |
11 | Robin Frijns | NED | Envision Virgin Racing | + 22.216s |
12 | Sam Bird | GBR | Jaguar Racing | + 27.945s |
13 | Stoffel Vandoorne | BEL | Mercedes-Benz EQ Formula E Team | + 28.578s |
14 | Sebastien Buemi | SUI | Nissan e.dams | + 35.720s |
15 | Joel Eriksson | SWE | Dragon / Penske Autosport | + 41.027s |
16 | Sergio Sette Camara | BRA | Dragon / Penske Autosport | + 41.029s |
17 | Andre Lotterer | GER | TAG Heuer Porsche Formula E Team | + 46.250s |
18 | Lucas di Grassi | BRA | Audi Sport ABT Schaeffler | + 1m26.473s |
– | Tom Blomqvist | GBR | NIO 333 FE Team | 29 voltas |
– | Antonio Felix da Costa | POR | DS Techeetah | 25 voltas |
– | Alexander Sims | GBR | Mahindra Racing | 21 voltas |
– | Oliver Turvey | GBR | NIO 333 FE Team | 13 voltas |
– | Norman Nato | FRA | ROKiT Venturi Racing | 12 voltas |
– | Nyck de Vries | NED | Mercedes-Benz EQ Formula E Team | 8 voltas |
Eduardo Mortara, formula e, mexico, prova
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.