Domenicali quer o fim dos atrasos no teto orçamentário
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 10:10
Stefano Domenicali
A Fórmula 1 precisa agilizar o processo de lidar com potenciais violações do teto orçamentário anual, admitiu Stefano Domenicali.
No ano passado, a questão do gasto excessivo da Red Bull permaneceu no limbo por semanas e acabou culminando em uma multa de $7 milhões e 10% de redução no tempo de desenvolvimento do carro.
Porém, o atraso entre os rumores e a definição da saga ofuscou a temporada e o resultado do campeonato de 2021 – com Christian Horner até mesmo ameaçando processar equipes rivais devido às “alegações fictícias” sobre a extensão da violação.
Em meio à tensão atual entre a FIA e a Liberty Media, Domenicali insiste que a federação precisa agilizar o processo do teto orçamentário no futuro.
“Este é um ponto importante”, disse ele. “As checagens sobre o cumprimento das regras devem ser feitas mais rapidamente. Nós temos de reagir o mais cedo possível a fim de manter a credibilidade do esporte”.
Entretanto, ele admitiu que as checagens do regulamento financeiro também “demoram demais” em “outros esportes”.
“Eu creio que este é outro ponto de atenção por causa do que nós discutimos com a FIA”, acrescentou Domenicali.
“Nós devemos garantir que a checagem e a certificação sejam feitas muito mais cedo porque se algumas equipes passarem do limite, isso precisa ser tratado no menor tempo possível para que sejam mais confiáveis”.
atrasos, f1, fia, formula 1, stefano domenicali, teto orçamentário, violações
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.