Domenicali: F1 pode ter corrida curta para novatos

quarta-feira, 28 de agosto de 2024 às 9:33

Stefano Domenicali

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, confirmou que a categoria está considerando implementar uma corrida curta para novatos.

O tempo de pista em máquinas modernas foi reduzido nos últimos anos, com jovens pilotos tendo menos oportunidades de obter conhecimento sobre a F1.

O regulamento atual da F1 exige que cada equipe tenha um novato em dois treinos livres durante a temporada e no teste após a última corrida em Abu Dhabi.

No entanto, uma nova ideia explorando a possibilidade de criar uma corrida curta para 10 pilotos estreantes como parte do teste pós-temporada deverá ser discutida na próxima reunião da Comissão da F1.

“Há um projeto sobre a mesa, a possibilidade de organizar uma corrida curta para jovens pilotos em Abu Dhabi”, declarou Domenicali ao motorsport.com.

“Estamos refletindo sobre como dar aos jovens a oportunidade de brilhar e ganhar experiência durante o teste de Yas Marina – não apenas pilotando no teste, mas também em um contexto competitivo”.

“Certamente ajudaria no treinamento deles visando prepará-los para o próximo passo. Falaremos sobre isso em detalhes até o final de setembro para entender a viabilidade dessa ideia”.

Um novato é definido no regulamento da F1 como um piloto que não participou de mais de dois GPs.

Dessa forma, Liam Lawson, reserva da Red Bull, não poderia correr. Contudo, se o plano fosse aplicado neste ano, vários outros, incluindo Oliver Bearman e Jack Doohan, seriam autorizados a participar.

Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes – que fará sua estreia no TL1 na Itália neste fim de semana antes de uma provável promoção a titular no próximo ano – também estaria qualificado para competir.

“Antonelli desperta bastante interesse de muitos pontos de vista”, comentou Domenicali sobre seu compatriota.

“Como italiano, vê-lo na pista só pode nos deixar orgulhosos e felizes, é um garoto de 18 anos que não só está fazendo sua estreia na F1, mas já representa uma referência no futuro de uma equipe como a Mercedes”.

“Ele terá uma responsabilidade importante, mas não vamos colocar pressão demais sobre seus ombros, ele precisará aproveitar uma oportunidade importante para amadurecer rapidamente”.

“Espero que a história de Antonelli possa ser um novo impulso para outros jovens italianos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.