Domenicali: F1 não vai “amordaçar” os pilotos
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 às 8:37
Stefano Domenicali
A Fórmula 1 não vai “amordaçar” seus pilotos em 2023, insiste Stefano Domenicali, CEO da categoria.
Nos últimos dias e semanas, pilotos e chefes de equipe vêm comentando as controversas novas diretrizes de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, contra declarações e gestos políticos.
“Nós apoiamos a iniciativa We Race As One, mas parece que eles estão se afastando disso agora”, declarou Alex Albon, piloto da Williams.
“Nós precisamos de mais clareza da FIA sobre o que eles estão tentando nos dizer porque temos de poder falar livremente até certo ponto”.
Christian Horner, chefe da Red Bull, concorda com Ben Sulayem que a F1 não deveria ser usada “como uma ferramenta política”, mas acrescentou: “Nós certamente não queremos um bando de robôs nos carros sem opiniões a respeito de nada”.
A questão está destacando um conflito crescente entre a FIA, os competidores e a Liberty Media, proprietária da F1, mas Domenicali minimizou a “mordaça” para os pilotos.
“A F1 nunca vai amordaçar ninguém”, afirmou ele ao Guardian. “Todos querem falar, então ter a plataforma para dizer o que eles querem da maneira correta é melhor. Nós não mudaremos essa abordagem como esporte”.
O italiano vai se reunir com a Grand Prix Drivers’ Association para discutir o assunto, mas ele também quer que a FIA “esclareça” sua nova postura em relação às declarações.
“Nós estamos falando sobre um regulamento e quem o faz é a FIA. Eu acredito que a federação vai esclarecer o que foi estabelecido em termos de respeitar certos lugares onde não se pode fazer isso”.
f1, fia, formula 1, Mohammed ben Sulayem, mordaça, pilotos, stefano domenicali
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.