Diretor técnico da Red Bull confirma que o assoalho é a parte mais importante do RB19
terça-feira, 27 de junho de 2023 às 13:08
Pierre Wache
O RB18/19 está sendo considerado o maior carro de F1 de todos os tempos por alguns especialistas, uma vez que ele só perdeu uma corrida desde o GP da França de 2022, quase 1 ano atrás.
A Red Bull venceu todos os GPs em 2023 até agora, e neste momento quem apostaria contra eles conquistando a vitória nas corridas restantes também?
O GP da Áustria de F1 neste fim de semana é um retorno glorioso para a Red Bull, que lidera o campeonato de construtores e de pilotos. A Áustria foi justamente a última derrota da Red Bull em 2022 antes de eles começaram uma sequência impressionante de vitórias. Charles Leclerc venceu aquela corrida.
Mas qual é o segredo do RB19?
A eficiência, eu diria”, disse o diretor técnico Pierre Wache à Sky.
“Em pistas diferentes, conseguimos produzir muito downforce sem muito arrasto.”
“Isso eu acho que é a principal força, sim.”
“Honestamente, acho que quando você faz o carro, tenta fazê-lo o mais rápido possível.”
“E depois, o sucesso também depende não só de você, mas também dos carros dos outros. Então sim, a diferença é maior do que esperávamos.”
“O assoalho é claramente a grande parte do desenvolvimento.”
“Como você pode ver, mesmo nos sidepods há muitos detalhes que têm importância no desempenho total, e acho que é uma otimização geral do que fizemos entre o ano passado e este ano.”
“Claramente, os detalhes do assoalho mostram que estamos trabalhando duro em todos os seus detalhes para fazer o carro da melhor maneira possível.”
O assoalho ultra eficiente do RB19 foi revelado para fotógrafos profissionais e amadores quando o carro de Sergio Perez foi içado no ar depois que ele bateu em Mônaco.
Ele deu às equipes rivais o primeiro olhar mais profundo sobre o desenvolvimento crucial que torna o RB19 o que é.
“Foi um pouco lamentável realmente ter tudo exposto daquela maneira”, disse o diretor de tecnologia Adrian Newey.
“É obviamente um esforço de equipe, todos nós trabalhamos duro nisso. Temos uma boa equipe, temos pessoas dedicadas às coisas há muito tempo e você pode encontrar algumas soluções criativas.”
“Leva tempo, com certeza. Muito olhar para o CFD, coçar a cabeça e repetir.”
Mate: Assoalho e suspensão
Muitos perguntam o que o assoalho tem a ver com a tração impressionante em saídas de curva e consequentemente retas tão fortes. Wache não respondeu essa pergunta, mas a resposta da fonte do Autoracing na Red Bull, o Mate, é que o carro não precisa de uma asa grande ou muito angulada para fazer as curvas, o que diminui sensivelmente o arrasto do carro nas retas.
E isso, combinado com uma suspensão mais sofisticada e muitíssimo bem calibrada, principalmente na traseira, é que possibilita essas saídas de curva tão boas do carro.
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