Digo Baptista e Fabián Yannantuoni vencem as duas corridas do TCR South America em Cascavel
terça-feira, 28 de maio de 2024 às 15:15
TCR South America
Um domingo movimentado na etapa do TCR South America Banco BRB no frio do Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba. Na primeira prova do dia, Digo Baptista, com o Honda Civic Type R TCR da Squadra Martino, largou na pole position e venceu de ponta a ponta. Na segunda, Fabián Yannantuoni, com o Toyota Corolla TCR da Paladini Racing, repetiu a receita do rival brasileiro na abertura do domingo e subiu ao alto do pódio pela primeira vez na temporada 2024 da categoria.
Então líder do campeonato, Raphael Reis, com o novo CUPRA TCR da W2 ProGP, envolveu-se em confusões nas duas corridas do dia, recebendo punições dos comissários esportivos em ambas. O brasileiro caiu para a segunda posição, com 73 pontos. O novo líder é o argentino Juan Ángel Rosso, da Paladini Racing, com 78 pontos. Digo Baptista, da Squadra Martino, é o terceiro, com 72; seguido por Pedro Cardoso, da PMO Racing, com 70; e Fabián Yannantuoni, da Paladini Racing, com 66.
Na classe Trophy, vitória nas duas provas de Fábio Casagrande, em um Honda Civic Type R TCR da Squadra Martino. Ele contou com os problemas de Marcos Regadas nas duas corridas do dia para vencer ambas sem problemas. Ele segue na briga pela liderança do campeonato dentro da subcategoria.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB em conjunto com o TCR Brasil Banco BRB será no fim de semana entre 14 e 16 de junho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. A programação volta ao normal, com os treinos na sexta e no sábado e as duas corridas programadas para a manhã de domingo.
Corrida 1: Digo Baptista vence de ponta a ponta
A primeira corrida do domingo começou mais uma vez com muito frio em Cascavel. Digo Baptista largou bem e pulou na frente, com Galid Osman em segundo. Matías Rossi pressionava o brasileiro, com Raphael Reis em quarto e Pedro Cardoso em quinto. Mais atrás, Enrique Maglione queimou a largada e foi punido com um drive through, uma passagem pelos boxes.
Com um bom ritmo de prova, Digo Baptista logo abriu uma boa vantagem, acima dos dois segundos, na liderança da corrida. Galid Osman também abriu um segundo sobre Matías Rossi. E o argentino também não tinha problemas com Raphael Reis. As primeiras posições se assentaram rapidamente.
Na décima volta, Marcos Regadas teve um pneu furado na penúltima curva do circuito de Cascavel e acabou batendo no guard rail. Mas ele conseguiu levar o carro de volta aos boxes sem provocar a entrada do safety car.
Raphael Reis se aproximou de Matías Rossi e na abertura da 18ª volta conseguiu a ultrapassagem, em uma bela manobra na descida para o Bacião. O argentino então passou a se defender da pressão de Pedro Cardoso e do argentino Leonel Pernía, que acabou saindo da pista na segunda perna do S de baixa e caiu para a sétima posição.
Com o pneu traseiro direito furado, Rossi recolheu seu carro para os boxes após ser ultrapassado por Pedro Cardoso. Com isso, os quatro primeiros passaram a ser brasileiros, com Juan Ángel Rosso como o primeiro argentino, em quinto.
No fim, Digo Baptista confirmou sua primeira vitória no TCR South America Banco BRB e no TCR Brasil Banco BRB. Galid Osman chegou em segundo, com o companheiro Raphael Reis em terceiro. Mas Reis acabou punido por um toque com Juan Ángel Rosso e acabou caindo para sexto. Pedro Cardoso herdou a última posição do pódio. Na classe Trophy, vitória de Fábio Casagrande, o décimo no geral.
Corrida 2: Fabián Yannantuoni vence prova acidentada
Fabián Yannantuoni manteve a ponta na largada, com Juan Ángel Rosso em segundo. Pedro Cardoso foi tocado por Leonel Pernía no Bacião, mas segurou o carro e evitou a batida. Matías Rossi assumiu o quarto lugar, com Marcos Regadas perdendo três posições, caindo para o quinto posto na primeira volta após uma largada ruim.
O início de prova marcou um domínio argentino, com quatro argentinos nas quatro primeiras posições: Yannantuoni, Rosso, Pernía e Rossi. Em quinto, Marcos Regadas se aproximava desse pelotão, trazendo o uruguaio Juan Manuel Casella em sua cola. Raphael Reis e Galid Osman, a dupla da W2 ProGP tentavam chegar para a briga.
Na abertura da oitava volta, Casella chegou a fazer a ultrapassagem sobre Regadas, mas recebeu um toque e escapou da pista na saída do Bacião e perdeu várias posições. Regadas foi atacado por Raphael Reis na segunda perna do S de baixa, mas acabou tocado pelo rival. Na sequência, em uma disputa com três carros lado a lado, Reis, Galid e Cardoso se tocaram, causando um perigoso acidente antes da parte alta do circuito. Galid e Cardoso abandonaram, mas Reis conseguiu voltar à corrida.
Com isso, o safety car foi colocado na pista para que todo o trabalho de resgate dos carros fosse feito. Regadas acabou punido com um drive through pelo incidente com Casella. O mesmo com Raphael Reis pelo toque com Regadas.
A relargada foi autorizada a pouco mais de 13 minutos do fim do tempo regulamentar e não teve incidentes. A principal briga na pista passou a ser entre Matías Rossi e Juan Manuel Casella. O argentino se defendia bem dos ataques do rival uruguaio. Mais atrás, tentando compensar a punição, Regadas ultrapassou Fábio Casagrande.
Na 17ª volta, Pernía tentou fazer a ultrapassagem sobre Rosso no Bacião. Os dois acabaram se tocando, mas continuaram na corrida. Mais adiante, Casella tentou a manobra sobre Rossi na penúltima curva do circuito, mas o argentino conseguiu segurar a posição.
No fim, Fabián Yannantuoni se tornou o terceiro vencedor diferente em três provas do TCR South America Banco BRB e o quinto em cinco corridas do TCR Brasil Banco BRB. Juan Ángel Rosso terminou em segundo, com Leonel Pernía completando o pódio sul-americano. Pernía não participa do brasileiro, então deu a vaga entre os três primeiros a Matías Rossi, quarto no geral. Na classe Trophy, mais uma vitória de Fábio Casagrande, a segunda neste domingo.
O que eles disseram:
“Foi uma rodada muito boa, feliz pelo recorde, a equipe entregou um carro muito rápido. O fim de semana em si também foi muito boa, com bons pontos para o campeonato. Sabia que hoje era largar bem e administrar, pois o carro era muito bom. Na segunda corrida, algo aconteceu, pois começamos a perder potência, então fiquei mais focado em não perder posições pensando nos pontos para o campeonato.”
Digo Baptista
“Foi uma corrida difícil desde o primeiro momento. Fiz uma ótima largada e isso ajudou a abrir na ponta. Quando vi o Rosso atrás, me tranquilizou um pouco pois sabia que conseguiria fazer uma corrida com um bom ritmo. O carro melhorou muito desde o começo do dia e por isso agradeço aos membros da Paladini Racing pelo trabalho que tivemos aqui hoje.”
Fabián Yannantuoni
“Muito boa estreia. Seria um pódio duplo se não tivesse tido um toque na primeira corrida. Aprendemos muito sobre o carro. Estou contente pelo que melhoramos no fim de semana com um grande trabalho da PMO Racing. Agradeço a todos da equipe e sei que temos os ingrediente para um grande trabalho na categoria.”
Leonel Pernia
“Foi um sonho terminar com a dobradinha hoje, não pensava que conseguiríamos isso. No quali tivemos um acidente grande, que nos fez perder a primeira corrida e conseguimos ganhar a corrida 2 ontem. Hoje terminamos em quarto na primeira e consegui vir ao pódio na segunda. Muito feliz pelo carro que a equipe me entregou e aos patrocinadores que nos apoiaram.”
Juan Ángel Rosso
“Foi um domingo muito legal, consegui fazer ‘barba, cabelo e bigode.’ Treinei pouco durante a etapa e tivemos problemas no carro antes do quali. O ritmo hoje na primeira corrida foi muito bom, sabia que era difícil de chegar no Regadas, mas as coisas viraram para o meu lado hoje.”
Fabio Casagrande
Com muito frio, Galid Osman e Juan Ángel Rosso vencem no sábado do TCR Brasil Banco BRB em Cascavel
Com temperaturas baixas, vento e garoa, o sábado terminou com vitórias de Brasil e Argentina nas duas primeiras corridas do TCR Brasil Banco BRB no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba. Na primeira prova do dia, o atual campeão Galid Osman, com o CUPRA TCR da W2 ProGP, assumiu a ponta na largada para não mais largar. Já na segunda, Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla TCR da Paladini Racing, triunfou após não participar da primeira e ter o carro reconstruído após um acidente no minuto final da classificação.
Líder do campeonato, Raphael Reis, com o novo CUPRA TCR da W2 ProGP, terminou em quinto e em quarto, respectivamente. Ele manteve a primeira posição da tabela com 98 pontos, dez à frente de Pedro Cardoso, com um Peugeot 308 TCR da PMO Racing. Atual campeão, Galid Osman é o terceiro, com 78, seguido por Thiago Vivacqua, no Toyota Corolla TCR do Cobra Racing Team, com 72. Matías Rossi, do Toyota Team Argentina, fecha a lista dos cinco primeiros, com 67.
Na classe Trophy, vitória nas duas provas de Marcos Regadas, em um Peugeot 308 TCR da PMO Racing. Ele dominou a primeira corrida do dia dentro da subcategoria e nem mesmo um problema na largada da segunda atrapalhou seu desempenho. Ele segue na liderança do campeonato dentro da classe, com larga vantagem sobre o vice-líder.
A programação deste domingo marca duas corridas conjuntas do TCR Brasil Banco BRB e do TCR South America no circuito de 3.058 metros e nove curvas, em que Digo Baptista larga na pole na primeira delas. A primeira prova terá duração de 25 minutos + 1 volta e a segunda, com pole de Fabián Yannantuoni, com 30 minutos + 1 volta.
Corrida 1: vitória de Galid Osman
Com tempo nublado, pista seca e muito frio, na casa dos 13°C, 12 dos 13 carros alinharam no grid. Apenas o Honda Civic Type R TCR do argentino Juan Ángel Rosso não estava lá, após o forte acidente no minuto final do Q2 da classificação, 1h30 antes da primeira corrida do dia em Cascavel. Com isso, o sétimo lugar do grid ficou vago. Outro que não largou foi o brasileiro Fabio Casagrande.
O pole Digo Baptista ficou parado no grid e caiu para a décima posição. Com isso, Galid Osman assumiu a ponta, seguido por Matías Rossi. Raphael Reis chegou a pular para terceiro, mas acabou superado na sequência por Pedro Cardoso e Juan Manuel Casella, caindo para o quinto lugar.
Em uma corrida de recuperação após o problema da largada, Digo Baptista ganhou a nona posição ao ultrapassar Enrique Maglione na abertura da quarta volta, na freada para o contorno do Bacião. Na quinta passagem, a vítima da vez foi Thiago Vivacqua para ganhar a oitava posição.
Digo seguia na recuperação: na sexta volta, o brasileiro atacou o argentino Fabián Yannantuoni para levar o sétimo posto. Na frente, Galid Osman seguia com meio segundo de vantagem sobre Matías Rossi. Em terceiro, Pedro Cardoso segurava muito bem a pressão de Juan Manuel Casella.
Na abertura da 14ª volta, Baptista atacou Marcos Regadas, melhor da classe Trophy, para ganhar a sexta posição na corrida. Mais rápido, ele começou a descontar a vantagem de Raphael Reis, líder do campeonato, que era o quinto colocado naquele momento. Mais à frente, Pedro Cardoso e Juan Manuel Casella duelavam duramente pela terceira posição da corrida.
Na 18ª volta, Thiago Vivacqua atacou Fabián Yannantuoni na entrada do S de baixa e, na marra, fez a ultrapassagem para ganhar o oitavo lugar. Ataque do brasileiro veio após algumas voltas de pressão sobre o argentino.
No fim, vitória do atual campeão do TCR Brasil Banco BRB. Galid Osman colocou 1.516 sobre o argentino Matías Rossi, segundo colocado. Pedro Cardoso fechou o pódio na terceira posição, com Juan Manuel Casella em quarto e Raphael Reis em quinto. Na classe Trophy, vitória de Marcos Regadas, sétimo no geral.
Corrida 2: superação e vitória de Juan Ángel Rosso
Antes da segunda corrida do dia, choveu em Cascavel. E os pilotos alinharam no grid com pista úmida e muito frio, na casa dos 11°C. A baixa temperatura e a água na pista deixaram os pilotos preocupados com as condições de aderência nas primeiras voltas da corrida em Cascavel.
Na largada, Thiago Vivacqua pulou bem, com Fabián Yannantuoni em segundo e Juan Ángel Rosso, com o carro consertado, em terceiro. E Marcos Regadas ficou parado no grid. Mas Yannantuoni perdeu duas posições ao ser ultrapassado no fim da primeira volta pelo companheiro e por Raphael Reis. Enquanto isso, com os pneus slicks, Pedro Cardoso evitou duas escapadas de forma plástica.
Yannantuoni continuava a perder terreno: no fim da segunda volta já era o sexto colocado. Na sequência, ele foi ultrapassado também por Juan Manuel Casella e Galid Osman. O argentino, a essa altura, já era o nono. Ele ainda cometeria mais um erro, caindo para 11º.
Na frente, Vivacqua começava a ser pressionado por Rosso, que vinha para o ataque. O argentino conseguiu a ultrapassagem no início da sétima volta, ao colocar de lado na reta dos boxes, quando o brasileiro pisou na zebra externa molhada, e completar a manobra na freada para o Bacião.
Vivacqua, então, passou a sofrer com os ataques de Raphael Reis e Matías Rossi. O líder do campeonato acabou ultrapassado pelo rival argentino no início da nona volta, também na freada para o Bacião. O brasiliense caiu para a quarta posição.
Em segundo, Vivacqua segurava quatro pilotos atrás dele, enquanto Rosso abria vantagem na liderança. No fim da 14ª volta, após uma disputa com Raphael Reis, Pedro Cardoso exagerou na curva zero e abriu a porta para a ultrapassagem de Digo Baptista, que assumiu o quinto lugar.
No fim, vitória da superação do argentino Juan Ángel Rosso, que teve o carro reconstruído após o acidente na classificação. Thiago Vivacqua foi o segundo, seguido por Matías Rossi, fechando o pódio na terceira posição, em um pódio 100% Toyota. Raphael Reis ficou em quarto e Digo Baptista completou o top 5. Na classe Trophy, mais uma vitória de Marcos Regadas, nono no geral.
O que eles disseram:
“Tive um acidente em Interlagos e perdemos pontos preciosos, sabia que aqui a gente seria competitivo e estávamos bem rápidos. Estreei nessa corrida o kit novo do CUPRA e o carro ficou muito bom, começar o ano assim é muito bom e estou muito feliz com essa vitória. Acredito que a gente tenha potencial para ser competitivos ao longo de todo o ano com o carro novo.”
Galid Osman
“Creio que é um exemplo para todos nós, para mostrar que não podemos desistir. Conseguimos um bom quali até quebrar a direção ao longo da sessão, que nos tirou da corrida 1. Largando de quarto eu acreditava que o pódio era uma ótima recuperação, mas vencer foi ainda melhor. Amanhã temos duas corridas mais longas, creio que com um pouco mais de tranquilidade e com um clima um pouco melhor, a gente possa brigar novamente por um pódio aqui em Cascavel.”
Juan Ángel Rosso
“Foi um sábado positivo. Se ontem tivessem me perguntado se eu aceitaria esses resultados de hoje sem ver, eu toparia na hora. A gente achava que os 40 quilos de lastro causariam muito mais dificuldades, mas conseguimos fazer uma boa classificação. E tirando o primeiro, que foi o melhor sem peso de lastro, fui o mais rápido na primeira corrida. Na segunda, a fila interna infelizmente largou meio mal, então atrapalhou um pouco. Infelizmente começou a dar muitos trancos nas trocas de marchas, às vezes até não engatava. Isso acabou me fazendo cometer dois erros, que me custaram duas posições. Recuperei uma, mas o importante é que saio do sábado na liderança. Amanhã tem mais duas boas corridas.”
Raphael Reis
“Foi uma boa estreia. Parabéns a todo o Toyota Team Argentina pelo carro, que funcionou muito bem. Foi um trabalho espetacular para que tivéssemos um bom ritmo hoje. A segunda corrida foi bem difícil, com a pista molhada e pneus slick. Com isso, a largada foi difícil, mas avançamos e chegamos ao terceiro lugar. Estou feliz e agora é trabalhar para amanhã.”
Matías Rossi
“Acho que o mais importante do que vencer novamente na Trophy foi ter feito a melhor volta geral da corrida. A equipe configurou o launch control do meu carro com o giro muito baixo pelas condições de pista e isso me fez deixar o carro morrer na largada. Consegui recuperar, vencer na Trophy e cravar a melhor volta da prova, isso me deixou muito feliz no contexto geral. A pista estava muito escorregadia, mas as condições foram melhorando na corrida e a expectativa para amanhã só aumentou. Estou evoluindo bem e conseguindo acompanhar os pilotos da categoria principal.”
Marcos Regadas
cascavel, TCR South America
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