Dificuldades da Haas aumentam rumores sobre a Toyota

quarta-feira, 9 de abril de 2025 às 9:20

Haas

As especulações de que a Toyota pretende intensificar gradualmente seu novo envolvimento com a Fórmula 1 estão crescendo.

Embora o relacionamento técnico da Haas com a Ferrari esteja bem estabelecido, a pequena equipe americana fechou recentemente um acordo com a Toyota Gazoo Racing, divisão de automobilismo da montadora.

Isso dá à Haas um toque muito mais japonês, principalmente porque a equipe agora é liderada pelo engenheiro Ayao Komatsu.

“Esta equipe não existe sem a Ferrari”, disse Komatsu ao Japan Times. “O que a Toyota está nos trazendo é nas áreas em que a Ferrari não pode nos ajudar, pelo regulamento”.

Contudo, as circunstâncias globais agora podem dar à Toyota a oportunidade perfeita para começar a intensificar seu envolvimento com a Haas.

Por exemplo, há poucas horas, a Haas Automation – empresa controladora da equipe – revelou uma “queda drástica na demanda” por seus produtos devido às novas e radicais tarifas de importação de Donald Trump.

Alguns dias antes, Komatsu indicou que está aberto a aprofundar os laços com a Toyota.

“É claro que estamos pensando no que podemos fazer a curto, médio e longo prazo, mas na verdade ainda estamos na fase de nos entendermos”, explicou ele.

Porém, Masaya Kaji, chefe da Toyota Gazoo, disse que não há planos imediatos para transformar a Haas em uma equipe de fábrica da Toyota, mesmo reconhecendo que estar no grid agora é visto como importante para a montadora.

“(A saída da F1) fechou a porta para nosso pessoal, pilotos, mecânicos e engenheiros para que eles participassem da principal categoria do automobilismo”, comentou ele.

“Então, a primeira coisa é que a motivação das pessoas é algo ótimo para nós e a tecnologia. Creio que será a partir de agora, é só o começo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.