Danner: Carro da Red Bull é “inguiável” para “pilotos normais”
sexta-feira, 28 de março de 2025 às 9:43
Liam Lawson
Christian Danner, ex-piloto de Fórmula 1, alertou a Red Bull que priorizar Max Verstappen tornou seu carro “inguiável” para o companheiro de equipe do holandês.
Foi anunciado na manhã de quinta-feira que Liam Lawson e Yuki Tsunoda trocariam de lugar antes do GP do Japão no próximo fim de semana, marcando a troca de piloto mais rápida na história da Red Bull.
“A Red Bull tem um problema duplo”, disse Danner à AvD Motorsport Magazin. “Não está na frente o suficiente para Max vencer corridas. Esse é o maior problema na superfície, mas também é muito difícil atrás”.
“Pensou-se que Sergio Perez tinha desaprendido a pilotar e ele foi substituído por um jovem selvagem. E o que aconteceu? Os resultados de Lawson são ainda piores. Você tem de analisar bem de perto. O que realmente está acontecendo?”
“Alexander Albon uma vez explicou o estilo de pilotagem de Max Verstappen muito, muito bem em uma entrevista. Albon disse que quer um carro ativo e agressivo no eixo dianteiro. É o mesmo com Max, mas um universo completamente diferente de eixo dianteiro agudo”.
“No começo, você acha que consegue pilotá-lo, mas quanto mais pilota, mais impossível ele se torna para pessoas que não têm talento para guiar um carro na pista apenas com o eixo dianteiro”.
Verstappen é conhecido por preferir um carro com uma frente extremamente agressiva, algo em torno do qual a Red Bull projeta seus carros há vários anos.
A estratégia funcionou a favor do holandês, com base em seus quatro títulos mundiais consecutivos de pilotos.
Entretanto, com Verstappen lutando contra a McLaren e sem nenhum segundo piloto da Red Bull vencendo uma corrida desde 2023, Danner levantou uma questão crucial.
Sobre Verstappen preferir um carro com uma frente agressiva, Danner comentou: “Isso me lembra o que Gerhard Berger e Johnny Herbert, que correram com Michael Schumacher, me disseram”.
“Gerhard assumiu o Benetton de Michael e disse que pensou que alguém estava tentando matá-lo. O carro estava absolutamente inguiável, mas Michael venceu o campeonato mundial com ele”.
“É uma questão de estilo de pilotagem. É uma filosofia que, obviamente, pouquíssimos pilotos de F1 dominam. Isso não significa que outro piloto com um estilo diferente não possa ser tão rápido, mas o que Verstappen exige de seu carro é incontrolável para pilotos normais”.
“O que a equipe deve fazer? Ouvir o cara do topo e continuar garantindo que ele consiga o que quer? Ou tornar tudo um pouco mais completo para que o segundo piloto também se beneficie?”
carro inguiavel, christian danner, f1, formula 1, max verstappen, noticias f1, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.