Cyril Abiteboul: A F1 não é uma instituição de caridade
terça-feira, 14 de janeiro de 2014 às 14:02
Cyril Abiteboul
A FIA deveria assumir a tarefa de promover uma redução dramática de custos na Formula 1, já que as equipes nunca vão chegar a um acordo sobre isso, acredita a Caterham.
À frente das discussões iminentes entre a FIA e os chefes comerciais das equipes para enquadrar os planos para um teto de custo, o chefe da Caterham, Cyril Abiteboul acha que o órgão deve tomar o controle do problema.
Ele acha que esperar que as equipes aprovem os planos de redução de custos – que talvez prejudicar ua competitividade, é errado.
“É realmente um dever das equipes?” perguntou Abiteboul sobre se as equipes grandes devem resolver qual será a plataforma financeira do esporte.
“Eu sei que todo mundo está reclamando que as equipes maiores deveriam ser menos egoísta, e que eles deveriam pensar sobre os interesses do esporte. Mas coloque-se no lugar de um chefe de equipe grande. Tudo que ele quer é ganhar.”
“Se a Caterham está ou não no esporte e pode ser competitiva, ele não se importa . Então eu acho que todo mundo tem que voltar-se para suas prioridades.
“Eu tenho a minha prioridade e ordem do dia. Stefano (Domenicali) e Christian (Horner) têm suas próprias prioridades, então eu acho que este é um problema que tem que ser resolvido pela autoridade do esporte.”
“Eu não acredito em que as equipes tenham a capacidade de resolver este problema. A maioria dos diretores das equipes são os funcionários, que também têm de pensar sobre o seu próprio desempenho individual, e quando isso não é bom o suficiente eles vão se concentrar em suas próprias questões.”
“É difícil ser altruísta. A F1 não é uma instituição de caridade.”
O problema da distribuição dos prêmios em dinheiro.
Abiteboul sugere que um dos fatores principais é a maneira como o prêmio em dinheiro é distribuído na F1, o que tem levado algumas equipes a gastar além de suas possibilidades para perseguir o sucesso.
“Você pode incentivar a redução de custos através da maneira como você distribui a receita, mas não estamos indo nessa direção”, disse ele.
“Quando você está neste negócio, você fica extremamente tentado a gastar mais e a investir mais, e eu acredito que é a estratégia de uma equipe como a Lotus.”
“Eles querem ser extremamente bem sucedidos, a fim de monetizar seus resultados. Mas podemos culpá-los? Não. Eles apenas estão no jogo.”
“Eles têm entusiasmados com o elemento corrida e querem ser super competitivos de seu ambiente. Essa é uma abordagem.”
“Eu acho que a Sauber, por exemplo, tem uma abordagem completamente diferente. Eles só investem o que tem. São duas estratégias de negócios diferentes.”
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