Coulthard sugere mudança de regra para frear Verstappen
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 às 9:22
Max Verstappen
David Coulthard, ex-piloto de Fórmula 1, sugeriu uma mudança nas regras para ajudar a criar mais competição contra Max Verstappen.
O holandês massacrou os rivais em sua caminhada rumo ao terceiro título mundial, conquistando 19 vitórias em 22 corridas na temporada passada. Sergio Perez obteve duas vitórias, totalizando 21 da Red Bull em 2023.
A temporada de domínio deixou outras equipes coçando a cabeça enquanto buscam diminuir a diferença durante as férias de inverno.
Coulthard, que correu pela Red Bull entre 2006 e 2008, sabe de algo que poderia atrapalhar a equipe em uma área específica do regulamento.
“Eu não acho que há um desejo de ter uma competição de pneus no momento, mas acredito que seria melhor”, disse o escocês no podcast Formula for Success.
“Às vezes a Pirelli teria o pneu certo para o circuito e outras vezes, digamos para fins de argumentação, a Bridgestone teria o pneu certo”.
“Você teria essa alternância competitiva naturalmente de circuito para circuito baseada na única coisa que toca o solo, que são os pneus”.
A F1 não tem uma guerra de pneus desde a temporada 2006 entre Michelin e Bridgestone. Há uma fornecedora única desde 2007 – inicialmente a Bridgestone e a Pirelli a partir de 2011.
A Pirelli continuará fornecendo pneus à F1 até 2027 depois de vencer uma licitação recente lançada pela FIA.
Eddie Jordan, ex-proprietário da equipe, teme que uma guerra de pneus poderia acabar com as fabricantes preferindo apenas as equipes com chances de título.
“Eu não sei como você conseguiria colocar a competição lá sem ter a queda livre de muito dinheiro”, comentou Jordan.
david coulthard, eddie jordan, f1, formula 1, guerra de pneus, max verstappen, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.