Após o acidente pavoroso de Jules Bianchi em Suzuka, muito está se falando sobre fechar os cockpits dos carros de F1. Mas em julho de 2011, os engenheiros da F1 [...]
Por: Lorenzo De Luca e Adauto Silva O Grande Prêmio de Cingapura é uma das corridas mais difíceis do ano e nos deu algumas dicas interessantes para o restante da [...]
Por: Lorenzo De Luca A pista de Monza, o Templo de velocidade, é composta por longas retas aonde os carros de F1 chegam a 360 km\h (362 km\h Ricciardo). Esperava-se [...]
Por: Lorenzo De Luca Simplesmente perfeito, este é o adjetivo que melhor descreve o desempenho entregue pela Red Bull e Daniel Ricciardo em Spa. Ninguém o viu chegando, especialmente após [...]
O GP da Hungria deste ano já passou, mas a Ferrari deu alguns insights extras das exigências do complicado circuito de 4.3 km de Hungaroring. Estas duas imagens abaixo revelam [...]
Na Formula 1 moderna há apenas algumas áreas onde os projetistas tem liberdade aerodinâmica. A parte exterior da asa dianteira é uma; a zona em torno dos dutos de freio [...]
Corrida louca e confiabilidade subvertem os valores do grid O GP da Hungria talvez tenha sido a corrida mais emocionante do ano junto com o GP do Bahrain, graças às [...]
Batalha apertada atrás da Mercedes e da Williams Muitas pessoas se perguntaram quanto desempenho a Mercedes perderia sem seu sistema FRIC em relação às outras equipes. Não foi nem um [...]
Mercedes domina, apesar de mais problemas de confiabilidade. Outra corrida, outra vitória da Mercedes. A corrida de Silverstone será lembrada mais pela batida de Kimi Raikkonen e a luta entre [...]
A Formula 1 voltou para a Áustria depois de 11 anos. Após os problemas inesperados no Canadá, a Mercedes fez mais uma dobradinha, mas sem aquela facilidade de outrora. Pela [...]
O GP do Canadá finalmente nos deu um novo vencedor, muitas surpresas e um ótimo espetáculo. Pela primeira vez nesta temporada a Mercedes não venceu a corrida e provou que [...]
Tem havido algumas críticas – surpresa, surpresa – em relação aos pneus Pirelli de 2014 não terem aderência suficiente. Quando tomadas em contexto, estas queixas, a maioria feita pelos pilotos, [...]
O GP de Mônaco de 2014 já foi para os arquivos, e provavelmente será lembrado mais pelos problemas entre os dois pilotos da Mercedes, primeiro e segundo novamente ao cruzarem [...]
O GP da Espanha foi muito aguardado tanto pelas equipes quanto pelos fãs, já que com o início da temporada europeia, as equipes podem trabalhar a toda velocidade no desenvolvimento [...]
Não foi nenhuma surpresa a Mercedes ter vencido na China. Nem mesmo uma classificação ruim de Rosberg impediu a equipe da estrela de três pontas fazer a terceira dobradinha seguida [...]
A Mercedes-Benz está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de energia para seus carros híbridos, que é capaz de usar dados de navegação para melhorar a eficiência de combustível dos veículos. [...]
O Autoracing já publicou várias matérias técnicas sobre os novos carros da F1 e o quão mais complicados eles são em relação aos antigos. Mas o que realmente mudou sob [...]
Pela primeira vez, a taxa do uso do combustível também será limitada. As equipes não poderão exceder um fluxo de 100 kg/h. Isso será monitorado por um sensor de fluxo [...]
As limitações de combustível no regulamento deste ano são severas e proporcionarão um desequilíbrio entre treinos – inclusive o de classificação – e corridas. Até o no ano passado, quando [...]
Em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, Andy Cowell, da Mercedes AMG High Performance Powertrains – deu alguns detalhes sobre o novo motor que fez uma estreia forte [...]
A declaração de Felipe Massa no fim de semana sobre o fato de os novos sistemas “brake-by-wire” exigirem algum tempo de adaptação gerou muitas discussões entre os fãs, com todos [...]
A categoria japonesa Super Formula (ex-Formula Nippon) tem um carro novo, continua com o apoio da Honda e Toyota, e está a tentando recuperar a credibilidade internacional. Muito bem guardado [...]
O trabalho no túnel de vento e na fluidodinâmica computacional (CFD) foi severamente restringido no regulamento esportivo de 2014 da Fórmula 1, que foi publicado nesta semana. As regras vão [...]
Em 2014, a F1 vai enfrentar além da introdução dos novos motores turbos V6 de 1,6 litros, mudanças significativas também vão ocorrer na parte aerodinâmica e, as principais mudanças serão [...]
Amigos do Autoracing já fazia um tempo que não escrevia. Afinal sou um colaborador muito eventual. Há dois anos contei um pouco de minha experiência em Abu Dhabi, tanto no [...]
O chefe de motores da Mercedes, Andy Cowell, disse que os novos motores turbo de 1.6 litros, que serão introduzidos no próximo ano, não serão o fator determinante – no [...]
O C32 da Sauber entrou na pista no teste para jovens pilotos em Silverstone com uma carenagem nova, exibindo um novo layout do escapamento. O novo design confia nos mesmos [...]
O acidente ocorrido depois de um pit-stop da Red Bull, durante o Grande Prêmio da Alemanha, fez com que a F1 virasse sua atenção para o mecanismo dessas paradas. O [...]
O veredicto de sexta-feira passada dado pelo Tribunal Internacional da FIA foi uma vitória para a Mercedes, mas acima de tudo foi mais uma demonstração da perspicácia do chefe da [...]
A entidade F1 in Schools™ anunciou que vai encenar seu nono evento, a Final Mundial, em Austin, Texas, para coincidir com o GP dos Estados Unidos de 2013, que tem [...]
Conteúdo patrocinado por: As equipes de Formula 1 estão enfrentando uma decisão cada vez mais difícil – se prosseguem ou não com o duplo DRS passivo em 2013 -, apesar [...]
Pneus da Formula 1 – 2012 Os pneus são parte tão importante de um carro de corrida que sua utilização correta pode determinar se um piloto vence uma corrida ou [...]
Difusor “soprado” da Red Bull Foi decidido ontem, quinta-feira (16/06/2011), que o difusor de desaceleração será banido da Formula 1 a partir do GP de Silverstone, que acontecerá no próximo [...]
Veja a interessantíssima reportagem em video feita pelo grande Celso Miranda no Centro de Tecnologia da Allianz na Alemanha. O número de carros aumenta a cada dia nos países em [...]
Tem se falado muito nos inúmeros controles no volante que um piloto da Formula 1 2011 precisa saber. As equipes estão dizendo até que um piloto novo terá que fazer [...]
GP da Alemanha Nurburgring Tamanho da pista: 5.141km Corrida total: 67 voltas / 344.916km Aceleração plena: 62% Velocidade máxima: 300kph Maior tempo de aceleração plena: 12s / 800m Curvas direita/esquerda: [...]
GP da Austrália – Melbourne Albert Park Tamanho da pista 5.303km (3.295 milhas) Número de voltas 58 Corrida total 307.574km (191.118 milhas) Recorde da volta 1’24.125 (226.934 kph) por Michael [...]
No video abaixo, produzido pela equipe Red Bull de F1, o atual campeão mundial, Sebastian Vettel, explica o funcionamento do KERS (Kinetic Energy Recovery System), ou Sistema de Recuperação de [...]
Motor V8 de 563 cv se soma a dois motores elétricos, num total de 767 cv A Porsche continua a estender sua performance e alta eficiência por meio de um [...]
Aerodinâmica: Ciência que em carros de corrida tem duas preocupações básicas: a criação de aderência que empurre o carro para baixo minimizando as forças laterais que empurram o carro para [...]
Assim como ter a função de ser uma ferramenta muito efetiva para visualizar o fluxo de ar ao redor do carro, o DFC é usado diretamente no desenho de um [...]
O volante de um F1 parece um painel de avião. São muitos botões que o piloto deve apertar ou girar para controlar inúmeros dispositivos do carro, desde a regulagem do [...]
Você já ouviu a expressão “ajuste do banco”, para um piloto de F1. Agora você vai ver exatamente do que se trata. Abaixo você assistirá um video feito pelo jornalista [...]
Apesar de não ter sido a mais rápida desde o começo da temporada e de estar sendo batida em desempenho pela Red Bull – e pela McLaren -, a Ferrari [...]
A FIA reagiu à pressão da McLaren e da Mercedes e decidiu reforçar os testes de flexibilidade que costuma fazer nas asas dianteiras. Isso vai obrigar a Red Bull e [...]
De acordo com o jornalista inglês Jonathan Noble, foi prometido aos fãs e pilotos da F1, que a nova pista nos Estados Unidos em Austin será uma das mais desafiadoras [...]
Na Formula 1 a busca por desempenho é implacável. Sob os regulamentos técnicos atuais, a aerodinâmica é uma área chave em que ganhos cruciais em tempos de volta podem ser [...]
Robert Kubica Ele não tem nenhum desejo de ser o centro das atenções ou ter a vida de celebridade da F1 moderna … Robert Kubica só quer vencer. A F1 [...]
Estes são os capacetes oficiais dos 24 pilotos da temporada 2010 da Formula 1. São os capacetes com os quais eles começaram a temporada. Em algumas corridas um ou outro [...]
Stuttgart. O tempo: 7 minutos e 18 segundos na pista de 22 km de Nürburgring-Nordschleife. A potência: 620 hp. O peso: 1.370 kg, com todos os fluidos. O carro: o [...]