Copa Truck – Leandro Totti e Danilo Dirani vencem em Tarumã

domingo, 13 de outubro de 2024 às 20:00

Danilo Dirani

A Iveco foi a grande protagonista da sétima etapa da temporada 2024 da Copa Truck. Em domingo (13) de muitas emoções no Autódromo Internacional de Tarumã, Leandro Totti (Vannucci Racing) e Danilo Dirani (Usual Racing) conquistaram as vitórias para a marca italiana, em dia de céu azul e casa cheia, com o público marcando presença em vários acampamentos ao redor do autódromo fazendo muito churrasco, em uma autêntica festa gaúcha para os fãs do automobilismo.

Na primeira corrida da etapa na desafiadora pista de 3.039 metros localizada em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Leandro Totti venceu de forma dominante após largar da pole position, fazendo valer o primeiro lugar no grid, conquistado no último sábado. Felipe Giaffone (Volkswagen da R9 Competições) e Danilo Dirani completaram o pódio.

“O caminhão esteve muito bom, e aí veio a coisa do belo trabalho de toda a equipe Vannucci Racing, uma parceria que está dando tudo certo. Andamos bem em Potenza, estivemos bem em São Paulo e aqui o nosso caminhão estava sobrando, muito bom. Com certeza, vamos dar muito trabalho na próxima etapa”, festejou o dono do primeiro lugar na Corrida 1.

Já na segunda prova da rodada, Dirani tornou-se o nono piloto diferente a vencer na temporada na esteira de uma corrida recheada de disputas por posição, incidentes e polêmicas. Com performance consistente, o piloto do S-Way #28 triunfou depois de ver adversários diretos como Raphael Abbate e Roberval Andrade serem punidos por incidentes.

Felipe Tozzo (Dakar Motorsport) completou a dobradinha da Iveco, enquanto Fabio Fogaça (FF Motorsport) foi o terceiro, com Mercedes-Benz. Giaffone somou pontos importantes com o quarto lugar e sustentou assim a liderança do campeonato, e Wellington Cirino (Usual Racing) colocou o terceiro ‘bruto’ da Iveco entre os cinco primeiros.

Foi o primeiro triunfo de Dirani pela Iveco e pela Usual Racing na Copa Truck. “É muito bacana poder vencer com eles. Já havia feito poles, mas a vitória ‘bateu na trave’ algumas vezes. Terminei a Corrida 1 em terceiro, vi que tinha um ritmo bom. E a segunda prova foi divertida, tinha potencial para estar lá em cima, e aí no fim pintaram algumas punições, incidentes, e veio a primeira vitória. Só quero agradecer a todo mundo da Iveco, pela confiança, a todo mundo da Usual Racing. Aos trancos e barrancos estamos melhorando e evoluindo nosso caminhão. Acho que agora deu para entrar no campeonato”, destacou.

‘Marvado’ de ponta a ponta — A primeira fila foi composta pelo pole Leandro Totti e o líder do campeonato, Felipe Giaffone. O grid da PRO teve como baixa Paulo Salustiano, uma vez que seu caminhão não ficou pronto após as avarias em razão de um acidente forte no treino livre 3, no sábado.

Totti manteve a dianteira depois de uma boa largada, na qual conseguiu neutralizar a pressão de Giaffone, que ficou sob a alça de mira de Danilo Dirani. Roberval Andrade e Wellington Cirino completavam a lista dos cinco primeiros.

Dirani foi o principal perseguidor de Giaffone na luta pelo segundo lugar, mas as conhecidas dificuldades de ultrapassar em Tarumã tornavam mais complicadas a jornada do piloto da Usual Racing. Mais atrás, a prova tinha disputas interessantes, como a que valia o oitavo lugar e a chance de largar na frente na Corrida 2, com Fabio Fogaça entre Felipe Tozzo e André Marques. Outro belo momento ficou por conta da ultrapassagem de Régis Boessio em cima de Débora Rodrigues na Curva 1, valendo a 11ª colocação.

O ‘Marvado’ partiu para sua segunda vitória no ano e repetiu o feito alcançado em Lima Duarte (MG), no GP Santa Cruz do Sul. Felipe Giaffone desgarrou nas voltas finais e confirmou um segundo lugar muito importante para o campeonato. Danilo Dirani segurou a pressão exercida por Roberval Andrade para garantir mais um pódio ao finalizar em terceiro. Em disputa espetacular e com duelo roda a roda pelo oitavo lugar, Fabio Fogaça deixou Boessio para trás, marcou o oitavo lugar e garantiu o direito de puxar o grid na Corrida 2.

Dirani festeja triunfo — A prova complementar da etapa de Tarumã entregou muita ação e entretenimento com a inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1. Fabinho Fogaça fez valer a posição de honra do grid e sustentou o primeiro lugar, seguido muito de perto por Raphael Abbate e Roberval Andrade.

Nas voltas seguintes, Danilo Dirani passou Roberval Andrade e subiu para terceiro, enquanto Leandro Totti foi chamado aos boxes depois de ser advertido por excesso de emissões de poluentes. Em seguida, Abbate travou batalha com Fogaça pela liderança, forçou e conseguiu fazer a ultrapassagem, assumindo assim o primeiro lugar. Fabinho perdeu posições e foi ultrapassado também por Dirani, Roberval e Felipe Tozzo.

Minutos depois, Abbate foi punido em 10s no tempo de prova por conta do incidente com Fogaça. Na sequência da volta, Roberval subiu para primeiro após incidente com Dirani, em disputa que foi investigado pelos comissários.

A diferença entre os pilotos foi neutralizada após a direção de prova intervir com o safety truck após forte acidente sofrido por Ricardo Alvarez (Super Truck Elite).

Em regime de bandeira amarela, Roberval Andrade cruzou a linha de chegada na frente, mas foi punido em 5s por incidente com Dirani, que foi declarado o vencedor pouco depois da bandeirada. Danilo, então, confirmou o triunfo, seguido por Felipe Tozzo e Fabio Fogaça. Felipe Giaffone e Wellington Cirino completaram o pódio da Corrida 2 em Tarumã.

Mais líder do que nunca — Felipe Giaffone permanece na liderança depois do complemento da etapa de Tarumã. O atual campeão soma agora 204 pontos, 32 a mais que o novo vice-líder da competição, Danilo Dirani, com 172. André Marques caiu para terceiro, com 165, três a mais que Wellington Cirino, quarto colocado. Raphael Abbate soma 137 e é o quinto do campeonato.

A oitava e última etapa da temporada regular da Copa Truck vai marcar o regresso da categoria dos ‘brutos’ a Curvelo, em Minas Gerais. A rodada será realizada no Circuito dos Cristais entre os dias 15 e 17 de novembro.

Copa Truck, temporada 2024
Etapa 7, Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS), Super Truck PRO
Corrida 1, resultado oficial
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 18 voltas em 26min56s441
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s887
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s852
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s247
5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s116
6º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 11s100
7º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 12s811
8º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s935
9º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 16s171
10º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 20s068
11º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 21s495
12º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 30s910
13º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 32s359
14º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 32s904
15º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 33s236
16º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 33s864
17º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 2 voltas
18º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas

Não completou
Renato Martins (R9 Competições/Mercedes-Benz), a 9 voltas

Corrida 2, resultado oficial
1º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 11 voltas em 19min58s398
2º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 0s360
3º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s685
4º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 2s975
5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s271
6º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 3s448
7º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 4s842
8º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s526
9º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 7s120
10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s820
11º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s879
12º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s224
13º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 15s043
14º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 17s445
15º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 23s904
16º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 24s279

Não completaram
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Renato Martins (R9 Competições/Mercedes-Benz), não largou

Classificação do campeonato após sete etapas (top-10):*
1º – Felipe Giaffone, 204 pontos
2º – Danilo Dirani, 172
3º – André Marques, 165
4º – Wellington Cirino, 162
5º – Raphael Abbate, 137
6º – Beto Monteiro, 136
7º – Roberval Andrade, 135
8º – Paulo Salustiano, 132
9º – Victor Franzoni, 129
10º – Felipe Tozzo, 113
*pontuação extraoficial

Bia Figueiredo vence pela sexta vez na Elite em 2024. PP Fernandes também triunfa em Tarumã

A Copa Truck concluiu neste domingo (13 de outubro) uma sétima etapa de muitas emoções e surpresas válida pela temporada 2024. O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi palco de mais uma jornada dominante para Bia Figueiredo na categoria Super Truck Elite. A paulista da ASG Motorsport conquistou nesta tarde a sua sexta vitória no campeonato e ampliou a liderança do campeonato, caminhando assim a passos largos rumo ao título da classe. Já a segunda prova do domingo viu o triunfo de Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport), confirmada depois de forte acidente com Rodrigo Alvarez e de punições que determinaram o resultado da corrida horas depois da bandeirada.

Na primeira disputa de uma tarde com céu azul em Tarumã, Bia Figueiredo largou na pole position e sustentou a dianteira de ponta a ponta para marcar mais 24 pontos. Na prova complementar, a dona do Mercedes-Benz #111 finalizou na quarta posição, em corrida que viu mais uma vitória da marca da estrela de três pontas, desta vez com PP Fernandes, que triunfou pela terceira vez na temporada.

Ao comentar a jornada vitoriosa no Rio Grande do Sul, Bia Figueiredo comemorou: “Estou muito feliz! Cheguei à minha sexta vitória na temporada. Larguei na frente e consegui manter a liderança na Corrida 1. Comecei a brigar lá na frente com os pilotos da PRO e adotei a cautela porque não precisa, né? Consegui manter ali uma distância dos meninos e vencemos bem a primeira corrida. Sabia que a segunda corrida seria desafiadora. É um risco para o campeonato, então preferi ser cautelosa e escapei dos acidentes. Consegui abrir um pouco no campeonato”, destacou.

Bia domina em Tarumã — O grid foi formado com uma primeira fila toda da ASG Motorsport, com Bia Figueiredo na pole e Pedro Perdoncini em segundo, em top-5 só da Mercedes-Benz. Entretanto, a Super Truck Elite teve uma baixa de última hora após o forte acidente sofrido por Daniel Kelemen no warm up, pela manhã, na Curva 9. O piloto escapou sem nenhum arranhão, mas seu caminhão ficou muito avariado após despencar no barranco e, por isso, ficou fora da disputa.

Bia largou muito bem e conseguiu abrir relevante vantagem logo de cara. Quem se destacou no início da prova foi Leo Rufino, que pulou para a segunda colocação, deixndo para trás Lucas Bornemann e Pedro Perdoncini.

Dona de ritmo muito forte, Bia abriu ainda mais para os demais concorrentes e pavimentou caminho para mais uma vitória na temporada. Mas a vantagem foi neutralizada com a intervenção do safety truck após escapada de Pedro Paulo Fernandes na Curva do Laço, freando a ascensão do piloto nas últimas provas do campeonato.

O cenário de domínio para Bia permaneceu depois da relargada. A paulista rumou com propriedade para sua sexta vitória na temporada e liderou o pódio, completado por Leo Rufino e Lucas Bornemann. Ricardo Alvarez cruzou a linha de chegada em oitavo e assegurou a ponta do grid na segunda prova da etapa.

PP leva após acidente e punições — A prova complementar da etapa de Tarumã entregou muita ação e entretenimento com a inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1. Alvarez se segurou na frente e foi seguido por Pedro Perdoncini, que passou Rodrigo Taborda no início da disputa no circuito gaúcho.

Alvarez vinha na liderança da prova, mas sofreu fortíssimo acidente e capotou na Curva 9 após incidente em disputa por posição. A direção de prova acionou o safety truck quando restavam cerca de três minutos para o fim de prova. O piloto escapou ileso da batida.

A ocorrência no fim da corrida mexeu de forma direta na luta pela vitória. A prova foi encerrada sob regime de safety truck. Jô Augusto Dias cruzou a linha de chegada na frente, mas foi punido pela direção de prova em 20s por ultrapassar sob bandeira amarela. Outro competidor sancionado foi Pedro Perdoncini, em 10s após incidente com Marcio Giordano, que por sua vez também foi punido, em 5s, por incidente em disputa contra Perdoncini.

Na esteira de todas as punições e ocorrências, Pedro Paulo Fernandes foi declarado vencedor da prova, que teve Rodrigo Taborda em segundo lugar e Lucas Bornemann em terceiro. Bia Figueiredo ficou na quarta colocação e somou mais pontos para sua cruzada pelo título da Elite. Hugo Cibien complementou a relação dos cinco primeiros.

Vantagem confortável — Bia Figueiredo concluiu a etapa de Tarumã com mais uma vitória e a confirmação da liderança na Elite, agora com 227 pontos, 33 de frente para Rodrigo Taborda. Pedro Perdoncini é o terceiro, somando 167, três a mais que Djalma Pivetta. Lucas Bornemann é o quinto, com 155, enquanto PP Fernandes tem 149 e é o sexto. Ricardo Alvarez é o sétimo, com 132. Márcio Giordano (130), Daniel Kelemen (121) e Jô Augusto Dias, empatado com Leo Rufino (120) complementam a relação dos dez melhores posicionados na tabela.

A oitava e última etapa da temporada regular da Copa Truck vai marcar o regresso da categoria dos ‘brutos’ a Curvelo, em Minas Gerais. A rodada será realizada no Circuito dos Cristais entre os dias 15 e 17 de novembro.

Copa Truck, temporada 2024
Etapa 7, Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS), Super Truck Elite
Corrida 1, resultado oficial
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 18 voltas em 27min32s884
2º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s587
3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s934
4º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s325
5º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 3s684
6º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s534
7º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 17s345
8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 18s650
9º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s732
10º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 44s373
11º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1 volta
12º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas

Não completou
Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 13 voltas

Excluído
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania)

Corrida 2, resultado oficial
1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 11 voltas em 20min25s851
2º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 1s303
3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3s900
4º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s593
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 6s564
6º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s932
7º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s197
8º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s713
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s228
10º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 12s172
11º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 12s693
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3 voltas

Não completou
Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 5 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.