Copa Truck – Felipe Giaffone e Beto Monteiro vencem em Cascavel
domingo, 1 de setembro de 2024 às 18:20
Felipe Giaffone
Mais líder do que nunca! Felipe Giaffone concluiu uma grande jornada no fim de semana da sexta etapa da temporada 2024 da Copa Truck. Depois de marcar a pole position da etapa de Cascavel (PR) no último sábado, o piloto da R9 Competições levou seu Volkswagen Meteor #4 à vitória na Corrida 1 neste domingo de primeiro dia de setembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux. E para completar a grande campanha, o atual campeão terminou a prova complementar da rodada em segundo lugar, atrás somente do companheiro de equipe R9 Competições, o pernambucano Beto Monteiro, agora maior vencedor do campeonato e também da Copa Truck em Cascavel, com três triunfos.
A Volkswagen marcou duas dobradinhas neste fim de semana. Giaffone foi seguido por André Marques na Corrida 1, que teve ainda Danilo Dirani (Iveco Usual Racing) em terceiro, Raphael Abbate (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) em quarto e Beto Monteiro completando o pódio. Na segunda prova, o top-5 foi completado por Victor Franzoni (Mercedes-Benz da Tiger Team) e pelos Iveco de Danilo Dirani, com seu segundo pódio na etapa, e Leandro Totti (Vannucci Racing).
Foi um domingo de casa cheia e de muitas homenagens, emoção e saudades. 63 balões foram soltos nesta tarde, com 62 deles representando as vítimas do voo da Voepass — muitas delas de Cascavel — que perderam a vida no acidente aéreo ocorrido em agosto. Entre elas, Junior e Kharine Zini, irmão e a cunhada do piloto Jaidson Zini, respectivamente. O outro balão foi em memória de Camilo Christófaro Filho, o Camilinho, preparador e responsável pelos ajustes de amortecedores da equipe ASG Motorsport, que faleceu no último dia 21, vítima de câncer. Todos foram lembrados com um minuto de silêncio antes da largada.
Giaffone domina — Em uma primeira volta bastante limpa e sem incidentes, o pole position e líder do campeonato abriu vantagem na frente e sustentou a primeira posição, seguido por Raphael Abbate e André Marques. Beto Monteiro passou em quarto lugar, enquanto Danilo Dirani ganhou uma posição e fechou o top-5. Victor Franzoni teve belo começo de prova e conquistou quatro posições para subir à oitava posição. Por outro lado, Roberval Andrade recolheu para os boxes, na sequência de um fim de semana muito complicado em Cascavel.
Logo na terceira volta, Evandro Camargo teve de lidar com um susto ao ver seu caminhão quebrar na entrada da Curva do Bacião, soltando muita fumaça para os competidores que vinham logo atrás. O piloto, que estava na sétima posição, encerrou sua jornada prematuramente. Com um princípio de incêndio no caminhão Mercedes-Benz, a direção de prova acionou o safety-truck.
Soberano, Giaffone manteve a liderança na relargada, Logo em seguida Beto escapou no Bacião e caiu de quarto para sexto, enquanto André Marques fez bela manobra para passar Abbate e subir para segundo lugar. O piloto da ASG Motorsport também foi superado por Danilo Dirani, em boa performance para entrar no top-3.
Felipe Giaffone consolidou o domínio e venceu pela segunda vez na temporada e a primeira em Cascavel. André Marques cruzou a linha de chegada em segundo, logo à frente de Danilo Dirani. Raphael Abbate segurou Beto Monteiro até a linha de chegada para fechar em quarto, enquanto o pernambucano fechou o pódio.
Três vezes Beto em Cascavel — Oitavo colocado na Corrida 1, Leandro Totti aproveitou a regra da inversão do grid para largar na frente da prova que fechou a rodada em Cascavel. O ‘Marvado’ seguiu na liderança, enquanto Felipe Tozzo foi punido com drive-through por queima de largada. O primeiro lugar mudou de mãos na abertura da segunda volta, quando Victor Franzoni colocou por dentro na entrada do Bacião e fez a ultrapassagem.
Mas Totti voltou à ponta depois que Franzoni escapou na sequência da volta e perdeu duas posições. Em seguida, foi o próprio Totti quem escapou, e aí Beto Monteiro assumiu a ponta, enquanto um three-wide formado por Franzoni, Giaffone e Dirani empolgou o público. Em meio a toda a disputa na pista, Giaffone subiu para segundo, à frente de Franzoni, Dirani e André Marques.
Beto Monteiro usou e abusou da experiência para controlar a corrida e vencer pela terceira vez em Cascavel e a terceira na temporada. Felipe Giaffone completou mais uma dobradinha da R9 Competições e da Volkswagen, enquanto Victor Franzoni foi o terceiro. Danilo Dirani marcou mais um pódio, em quarto lugar, e Leandro Totti fechou o top-5 no oeste paranaense.
A Copa Truck volta a acelerar pela sétima etapa da temporada entre os dias 11 e 13 de outubro, marcando o retorno da categoria ao Rio Grande do Sul com a disputa da jornada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 5, Autódromo Internacional Zilmar Beux, Cascavel, Super Truck Pro
Corrida 1, resultado oficial
1º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 19 voltas em 27min17s849
2º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 1s567
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s915
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s954
5º – Beto Monteiro (R9 Competições/Mercedes-Benz), a 7s243
6º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 10s487
7º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 10s898
8º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 14s475
9º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s835
10º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 17s725
11º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s097
12º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 31s822
13º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 32s048
14º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 40s349
15º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completaram
Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 8 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 10 voltas
Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 16 voltas
Corrida 2, resultado oficial
1º – Beto Monteiro (R9 Competições/Mercedes-Benz), 14 voltas em 21min31s134
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 7s303
3º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 10s719
4º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s693
5º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 12s927
6º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s351
7º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 31s511
8º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 33s018
9º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 36s743
10º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 45s009
11º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta
Não completaram
André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 10 voltas
Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 11 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 12 voltas
Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 13 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), não largou
Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Excluído
Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz)
Bia Figueiredo e Pedro Paulo Fernandes dão vitórias à Mercedes-Benz na Elite em Cascavel
Bia Figueiredo viveu mais um grande fim de semana na temporada 2024 da Copa Truck na categoria Super Truck Elite. A bordo do Mercedes-Benz #111 da ASG Motorsport, a paulista largou da pole position da sexta etapa do campeonato, em Cascavel (PR), e arrancou neste domingo (1º) para sua quinta vitória no calendário, repetindo o feito que logrou no Autódromo Internacional Zilmar Beux no ano passado. Com o triunfo na Corrida 1 e o sétimo lugar na prova complementar, Bia disparou na liderança do campeonato e começa a ver em cores vivas a chance de conquistar o título da Elite.
Foi também uma grande campanha da Mercedes-Benz na Elite no oeste do Paraná. A jornada vitoriosa da marca da estrela de três pontas foi concluída com vitória e dobradinha na Corrida 2, com Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport) na frente e Lucas Bornemann (Tiger Team Race) em segundo lugar. Destaque também para Diogo Moscato, que marcou seu primeiro pódio na Copa Truck com Iveco da Scuderia Chiarelli, e para Hugo Cibien, que conquistou seus melhores resultados desde a estreia, ocorrida em agosto no Autódromo de Interlagos. O capixaba marcou seu primeiro pódio, sendo terceiro colocado na Corrida 2.
O domingo foi de casa cheia e também de muitas homenagens, emoção e saudade. 63 balões foram soltos nesta tarde, com 62 deles representando as vítimas do voo da Voepass — muitas delas de Cascavel — que perderam a vida no acidente aéreo ocorrido em agosto. Entre elas, Junior e Kharine Zini, irmão e a cunhada do piloto Jaidson Zini, respectivamente. O outro balão foi em memória de Camilo Christófaro Filho, o Camilinho, preparador e responsável pelos ajustes de amortecedores da equipe ASG Motorsport, faleceu no último dia 21, vítima de câncer. Todos foram lembrados com um minuto de silêncio antes da largada no oeste paranaense.
Bia de ponta a ponta — A líder do campeonato e pole position sustentou a liderança com uma largada muito segura em Cascavel, evitando qualquer possibilidade de ser pressionada por Pedro Perdoncini, segundo colocado. Quem teve belo início de prova foi Leo Rufino, que ganhou duas posições e passou Diogo Moscato e Daniel Kelemen.
Logo na terceira volta, Evandro Camargo (PRO) teve de lidar com um susto ao ver seu caminhão quebrar na entrada da Curva do Bacião, soltando muita fumaça para os competidores que vinham logo atrás. O piloto, que estava na sétima posição, encerrou sua jornada prematuramente. Com um princípio de incêndio no caminhão Mercedes-Benz, a direção de prova acionou o safety-truck.
Bia manteve a liderança, mas a prova teve duas mudanças importantes. Pedro Perdoncini abandonou a prova, enquanto Diogo Moscato passou Leo Rufino e de uma só vez subiu duas posições, avançando para o segundo lugar. Rufino tinha a missão de lutar diretamente contra Daniel Kelemen, com quem emparelhou no Bacião antes de ser ultrapassado. Rodrigo Taborda e Hugo Cibien vinham logo atrás.
Kelemen perdeu um lugar certo no pódio depois de ser punido em 20s por exceder o limite de velocidade no radar. Desta forma, Rodrigo Taborda subiu para terceiro, enquanto Hugo Cibien conquistou seu melhor resultado até então com o quarto lugar na prova, enquanto Djalma Pivetta foi o quinto. A vitória ficou, pela quinta vez no ano, com Bia Figueiredo.
PP mantém grande fase — Em razão da regra da inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1, coube a Ricardo Alvarez puxar o grid da prova complementar da Elite em Cascavel. O piloto da Tiger Team fez o dever de casa e sustentou a liderança, seguido por PP Fernandes e Lucas Bornemann. A prova foi marcada por um incidente, logo no início, envolvendo Rodrigo Taborda, Márcio Giordano e até Bia Figueiredo.
Alvarez perseguia sua primeira vitória, mas o piloto teve de lidar com a forte pressão do Mercedes-Benz de PP Fernandes, que lutou muito pelo primeiro lugar, em grande duelo que marcou a prova. Logo atrás, Hugo Cibien subiu para terceiro depois de passar Lucas Bornemann, enquanto Djalma Pivetta era o quinto colocado.
Ricardo Alvarez resistiu até onde foi possível, mas o piloto não suportou a pressão imposta por PP Fernandes e foi ultrapassado. Depois, Lucas Bornemann se aproveitou do enrosco entre Alvarez e Cibien e subiu para segundo, já na fase final da corrida.
PP Fernandes repetiu o feito de Interlagos e voltou a triunfar na Elite na Corrida 2 em Cascavel. Lucas Bornemann confirmou o segundo lugar, enquanto Cibien marcou o melhor resultado da sua curta trajetória na Copa Truck com o terceiro lugar, concluindo o pódio. Bia Figueiredo marcou pontos importantes ao finalizar na sétima colocação.
A Copa Truck volta a acelerar pela sétima etapa da temporada entre os dias 11 e 13 de outubro, marcando o retorno da categoria ao Rio Grande do Sul com a disputa da jornada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 5, Autódromo Internacional Zilmar Beux, Cascavel, Super Truck Elite
Corrida 1, resultado oficial
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 19 voltas em 27min45s735
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 4s787
3º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 8s871
4º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 9s480
5º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 10s571
6º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 13s269
7º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s554
8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 21s948
9º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 22s531
10º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 26s035
11º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 28s591
12º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 41s794
13º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 49s611
14º – Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 1 volta
Não completaram
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 12 voltas
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13 voltas
Juca Bala (PP Motorsport/Scania), a 13 voltas
Corrida 2, resultado oficial
1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 14 voltas em 22min02s794
2º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1s703
3º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1s976
4º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s543
5º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s363
6º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 7s861
7º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 11s676
8º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 12s275
9º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s882
10º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 18s608
11º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 25s527
12º – Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 38s219
13º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
14º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 1 volta
Não completaram
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), não largou
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Juca Bala (PP Motorsport/Scania), não largou
beto monteiro, cascavel, Copa Truck, felipe giaffone
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.