Copa HB20 – Nova categoria nacional bacana e acessível
quarta-feira, 10 de abril de 2019 às 12:52
HB2-R de competição
O Autoracing esteve ontem no lançamento da Copa HB20 da Hyundai e ficou muito impressionado com o que viu. Um categoria muito bem bolada pelos organizadores com uma fábrica importante envolvida, carros bonitos, organização primorosa e um dos fatores importantes para o nosso automobilismo nacional: acessível inclusive para pilotos amadores que querem começar a correr!
• Campeonato com oito etapas começa neste fim de semana, em Campo Grande (MS)
• Grid de pilotos conta com 20 nomes para a abertura da temporada
Mais nova categoria do automobilismo nacional, a Copa HB20, também conhecida como HB20 Motorsport, começa neste fim de semana, em Campo Grande (MS). Na competição, os participantes pilotam uma versão do hatch compacto HB20 preparada a partir do modelo R spec de série. O torneio acompanha a iniciativa global da marca que, desde 2012, aposta no automobilismo como plataforma para desenvolvimento dos carros e promoção da linha “N”, divisão de veículos de alta performance.
“A intenção da Hyundai é engajar os apaixonados por automobilismo com essa inédita temporada de corridas monotipo, promovendo o modelo HB20 em todo o Brasil. Para os pilotos, teremos a Copa HB20 como uma das categorias mais acessíveis do cenário nacional, o que será possível devido ao elevado índice de resistência mecânica e estrutural do HB20, garantindo um custo mais baixo por corrida, em comparação com outras competições. A expectativa é termos ‘pegas’ incríveis em todas as etapas, com muita emoção e diversão para todos”, comenta Jan Telecki, gerente geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil.
Confira abaixo mais detalhes da competição, da preparação esportiva dos carros, dos pilotos e dos patrocinadores já confirmados.
Quanto custa uma temporada da Copa HB20?
O investimento previsto para a temporada completa da Copa HB20, por veículo inscrito, é de R$ 200 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto apenas “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O que é oferecido para cada piloto?
O valor de R$ 200 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Como é a preparação dos carros?
Baseados no HB20 R spec de série, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, os carros que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Todos os veículos foram produzidos em um lote único, na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h.
Como os carros saem da fábrica?
Todos os carros, baseados na versão R spec de série, saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O que é acrescentado nos carros pela H-Racing?
A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6 R spec. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
Quantos carros foram preparados no total?
26 carros.
Quantas etapas serão realizadas?
A Copa HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estrutura e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.
Como será a transmissão das corridas para o público fora dos autódromos?
Haverá transmissão ao vivo pela BandSports da corrida do domingo com resumo da prova do sábado em cada etapa.
Calendário da Copa HB20
14/04, em Campo Grande (MS)
02/06, em Londrina (PR)
14/07, em Curvelo (MG)
18/08, em Santa Cruz do Sul (RS)
06/10, em Tarumã (RS)*
27/10, em Curitiba (PR)*
08/12, em São Paulo (SP)
Uma etapa para completar o calendário será anunciada em breve.
*Sujeito a confirmação.
A primeira etapa da Copa HB20 acontece neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande, na capital sul-mato-grossense. No sábado (13), a largada é às 14h45, enquanto no domingo (14) a corrida começa às 15h (horário de Brasília).
O que acontece no fim de semana da corrida?
A Copa HB20 compartilha o calendário com a Copa Truck e a Mercedes-Benz Challenge. Para a Copa HB20, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.
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