Congresso americano exige respostas sobre a Andretti
quinta-feira, 2 de maio de 2024 às 12:03
Nova fábrica da Andretti
12 membros do Congresso dos Estados Unidos escreveram à Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, exigindo saber por que a entrada da Andretti foi bloqueada.
Em janeiro, a F1 rejeitou a proposta de entrada da Andretti na categoria após negociações, mesmo com a FIA considerando que o projeto apoiado pela General Motors atendia a todos os requisitos técnicos.
As 10 equipes estavam preocupadas com a diluição da premiação financeira, com a F1 acreditando que Andretti não seria uma “participante competitiva” do campeonato e questionando o que ela poderia trazer.
Entretanto, a porta foi deixada aberta para uma potencial entrada em 2028 se a General Motors pudesse produzir uma unidade de potência.
Mario Andretti esteve Washington para reuniões com o congressista republicano John James, de Michigan – que é um dos 12 signatários de ambos os partidos – para exigir respostas da Liberty até 3 de maio.
Na carta dirigida a Greg Maffei, chefe da Liberty, os membros do Congresso “escrevem para expressar nossas preocupações com aparentes ações anticompetitivas que poderiam impedir duas empresas americanas, Andretti Global e General Motors, de produzir e competir na F1”.
A carta acrescenta que o fato da FOM ter recusado a Andretti por enquanto pode ser devido ao domínio das “equipes europeias” e que é “injusto e errado tentar impedir que empresas americanas ingressem na F1 – o que também poderia violar leis antitruste americanas”.
Os membros do Congresso estão buscando respostas da Liberty para três grandes preocupações até sexta-feira.
Elas incluem “sob qual autoridade a FOM procede para rejeitar a admissão da Andretti Global” e “qual é a justificativa para a rejeição”.
Além disso, eles querem saber se a possível entrada da GM no mercado europeu poderia ter sido uma razão para a recusa, ao mesmo tempo que é mencionada a lei Sherman antitruste de 1890, que proíbe “restrições injustificadas” à competição de mercado para produzir “o melhor resultado para o consumidor americano”.
Os 12 membros do Congresso perguntaram à Liberty como a sua negação da candidatura da Andretti “se enquadra nos requisitos da Lei Sherman”.
andretti, congresso americano, f1, formula 1, liberty media, noticias f1, respostas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.