Congresso americano abre investigação formal sobre a Andretti
quarta-feira, 8 de maio de 2024 às 9:21
Michael Andretti – Andretti Cadillac
O Congresso Federal dos Estados Unidos abriu formalmente uma investigação sobre o motivo da Andretti ter sido impedida de entrar na Fórmula 1.
Há uma semana, 12 membros do Congresso foram a público e assinaram uma carta conjunta à Liberty Media, proprietária da F1, delineando suas “preocupações com as aparentes ações anticompetitivas que poderiam impedir duas empresas americanas, Andretti Global e General Motors, de produzir e competir na F1”.
Os dirigentes da Andretti então se reuniram com dirigentes da Liberty e da F1 no GP de Miami. O congressista John James disse antes dessa reunião: “Teremos as nossas perguntas respondidas. E aqueles que buscam tirar vantagem serão responsabilizados”.
Agora, a NBC News relata que uma investigação do poderoso Comitê Judiciário da Câmara, presidido pelo conhecido político Jim Jordan, foi acionada.
Em uma nova carta endereçada a Greg Maffei, CEO da Liberty Media, e Stefano Domenicali, CEO da F1, Jordan expressou sua suspeita de que a Andretti está sendo excluída puramente por razões financeiras.
“Adiar a entrada da Andretti-Cadillac na F1 até mesmo por um ano prejudicará os consumidores americanos em benefício das equipes de F1 que estão fracassando”, escreveu ele.
“Limitar o número de equipes aumentará o preço do patrocínio ou da compra de uma equipe existente. Enquanto o Comitê examina este assunto e considera a possível legislação em torno da estrutura e competição das ligas esportivas, escrevemos para solicitar um relatório sobre a decisão de negar o pedido da Andretti-Cadillac para ingressar na F1”.
A carta de Jordan também pede para a F1 produzir evidências relativas ao “processo de avaliação da entrada de novas equipes” até 21 de maio.
A Andretti Global disse em um comunicado: “Estamos felizes pelo Comitê Judiciário da Câmara ter decidido investigar as práticas da Liberty Media e FOM, conforme solicitado na semana passada por um grupo bipartidário de legisladores”.
andretti, congresso, estados unidos, f1, formula 1, investigação, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.