Confira a lista de pole positions no GP da Bélgica
sábado, 27 de julho de 2024 às 12:25
GP da Bélgica 1993
O GP da Bélgica é disputado desde a primeira temporada da Formula 1, em 1950. De lá para cá, a corrida não foi realizada em apenas seis oportunidades: 1957, 1959, 1969, 1971, 2003 e 2006.
Foram três pistas diferentes: Nivelles, que sediou apenas duas provas nos anos 70; Zolder, palco de dez corridas entre 1973 e 1984; e Spa-Francorchamps, o local mais tradicional da prova belga. A pista de Spa passou por várias modificações ao longo da história, a maior delas durante os anos 70, quando foi reduzida à metade.
Veja quem já largou na frente na Bélgica:
G. Prêmio | Piloto | Carro | Motor | Tempo | km/h |
1950 | Nino Farina | Alfa Romeo 158 | Alfa Romeo 1.5 L8C | 4’37. | 183.509 |
1951 | J.M.Fangio | Alfa Romeo 159 | Alfa Romeo 1.5 L8C | 4’25. | 191.818 |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari 500 | Ferrari 2.0 L4 | 4’37.0 | 183.509 |
1953 | J.M.Fangio | Maserati A6GCM-53 | Maserati 2.0 L6 | 4’30. | 188.266 |
1954 | J.M.Fangio | Maserati 250F | Maserati 2.5 L6 | 4’22.1 | 193.941 |
1955 | E.Castellotti | Lancia D50 | Lancia 2.5 V8 | 4’18.1 | 196.946 |
1956 | J.M.Fangio | Ferrari D50 | Ferrari 2.5 V8 | 4’09.8 | 203.490 |
1958 | Mike Hawthorn | Ferrari 246 | Ferrari 2.4 V6 | 3’57.1 | 214.086 |
1960 | Jack Brabham | Cooper T53 | Climax 2.5 L4 | 3’50.0 | 220.695 |
1961 | Phil Hill | Ferrari 156 | Ferrari 1.5 V6 | 3’59.3 | 212.118 |
1962 | Graham Hill | BRM P57 | BRM 1.5 V8 | 3’57.0 | 214.177 |
1963 | Graham Hill | BRM P57 | BRM 1.5 V8 | 3’54.1 | 216.830 |
1964 | Dan Gurney | Brabham BT7 | Climax 1.5 V8 | 3’50.9 | 219.835 |
1965 | Graham Hill | BRM P261 | BRM 1.5 V8 | 3’45.4 | 225.199 |
1966 | John Surtees | Ferrari 312 | Ferrari 3.0 V12 | 3’38.0 | 232.844 |
1967 | Jim Clark | Lotus 49 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 3’28.1 | 243.921 |
1968 | Chris Amon | Ferrari 312 | Ferrari 3.0 V12 | 3’28.6 | 243.336 |
1970 | Jackie Stewart | March 701 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 3’28.0 | 244.038 |
1972 | E.Fittipaldi | Lotus 72D | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’11.43 | 187.685 |
1973 | Ronnie Peterson | Lotus 72E | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’22.46 | 184.234 |
1974 | Clay Regazzoni | Ferrari 312B3 | Ferrari 3.0 F12 | 1’09.82 | 192.013 |
1975 | Niki Lauda | Ferrari 312T | Ferrari 3.0 F12 | 1’25.43 | 179.599 |
1976 | Niki Lauda | Ferrari 312T2 | Ferrari 3.0 F12 | 1’26.55 | 177.275 |
1977 | Mario Andretti | Lotus 78 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’24.64 | 181.275 |
1978 | Mario Andretti | Lotus 79 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’20.90 | 189.656 |
1979 | Jacques Laffite | Ligier JS11 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’21.13 | 189.118 |
1980 | Alan Jones | Williams FW07B | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’19.12 | 193.923 |
1981 | Carlos Reutemann | Williams FW07C | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1’22.28 | 186.475 |
1982 | Alain Prost | Renault RE30B | Renault 1.5 V6T | 1’15.701 | 202.681 |
1983 | Alain Prost | Renault RE40 | Renault 1.5 V6T | 2’04.615 | 200.749 |
1984 | Michele Alboreto | Ferrari 126C4 | Ferrari 1.5 V6T | 1’14.846 | 204.996 |
1985 | Alain Prost | McLaren MP4/2B | TAG 1.5 V6T | 1’55.306 | 216.675 |
1986 | Nelson Piquet | Williams FW11 | Honda 1.5 V6T | 1’54.331 | 218.523 |
1987 | Nigel Mansell | Williams FW11B | Honda 1.5 V6T | 1’52.026 | 223.020 |
1988 | Ayrton Senna | McLaren MP4/4 | Honda 1.5 V6T | 1’53.718 | 219.701 |
1989 | Ayrton Senna | McLaren MP4/5 | Honda 3.5 V10 | 1’50.867 | 225.351 |
1990 | Ayrton Senna | McLaren MP4/5B | Honda 3.5 V10 | 1’50.365 | 226.376 |
1991 | Ayrton Senna | McLaren MP4/6 | Honda 3.5 V12 | 1’47.811 | 231.739 |
1992 | Nigel Mansell | Williams FW14B | Renault 3.5 V10 | 1’50.545 | 227.115 |
1993 | Alain Prost | Williams FW15C | Renault 3.5 V10 | 1’47.571 | 233.394 |
1994 | R.Barrichello | Jordan 194 | Hart 3.5 V10 | 2’21.163 | 178.542 |
1995 | Gerhard Berger | Ferrari 412T2 | Ferrari 3.0 V12 | 1’54.392 | 219.476 |
1996 | J.Villeneuve | Williams FW18 | Renault 3.0 V10 | 1’50.574 | 226.859 |
1997 | J.Villeneuve | Williams FW19 | Renault 3.0 V10 | 1’49.450 | 229.189 |
1998 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-13 | Mercedes 3.0 V10 | 1’48.682 | 230.809 |
1999 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-14 | Mercedes 3.0 V10 | 1’50.329 | 227.363 |
2000 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-15 | Mercedes 3.0 V10 | 1’50.646 | 226.712 |
2001 | J.P.Montoya | Williams FW23 | BMW 3.0 V10 | 1’52.072 | 223.827 |
2002 | M.Schumacher | Ferrari F2002 | Ferrari 3.0 V10 | 1’43.726 | 241.663 |
2004 | Jarno Trulli | Renault R24 | Renault 3.0 V10 | 1’56.232 | 216.064 |
2005 | J.P.Montoya | McLaren MP4-20 | Mercedes 3.0 V10 | 1’46.391 | 236.050 |
2007 | Kimi Räikkönen | Ferrari F2007 | Ferrari 2.4 V8 | 1’45.994 | 237.885 |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren MP4-23 | Mercedes 2.4 V8 | 1’47.338 | 234.906 |
2009 | G.Fisichella | Force India VJM02 | Mercedes 2.4 V8 | 1’46.308 | 237.182 |
2010 | Mark Webber | Red Bull RB6 | Renault 2.4 V8 | 1’45.778 | 238.370 |
2011 | Sebastian Vettel | Red Bull RB7 | Renault 2.4 V8 | 1’48.298 | 232.824 |
2012 | Jenson Button | McLaren MP4-27 | Mercedes 2.4 V8 | 1’47.573 | 234.393 |
2013 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W04 | Mercedes 2.4 V8 | 2’01.012 | 208.362 |
2014 | Nico Rosberg | Mercedes F1 W05 Hybrid | Mercedes 1.6 V6T | 2’05.591 | 200.765 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W06 Hybrid | Mercedes 1.6 V6T | 1’47.197 | 235.215 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes F1 W07 Hybrid | Mercedes 1.6 V6T | 1’46.744 | 236.213 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W08 EQ Power+ | Mercedes 1.6 V6T | 1’42.553 | 245.867 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W09 EQ Power+ | Mercedes 1.6 V6T | 1’58.179 | 213.357 |
2019 | Charles Leclerc | Ferrari SF90 | Ferrari 1.6 V6T | 1’42.519 | 245.948 |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W11 EQ Performance | Mercedes 1.6 V6T | 1’41.252 | 249.026 |
2021 | Max Verstappen | Red Bull RB16B | Honda 1.6 V6T | 1’59.765 | 210.532 |
2022 | Carlos Sainz | Ferrari F1-75 | Ferrari 1.6 V6T | 1’44.297 | 241.755 |
2023 | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari 1.6 V6T | 1’46.988 | 235.675 |
2024 | Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari 1.6 V6T | 1’53.754 | 221.657 |
belgica, comentarios f1, Comente sobre formula 1, corrida, f1, f1 2020, f1 gp belgica, f1 podcast, formula 1, melhor site f1, Nivelles, pistas, spa francorchamps, temporada, zolder
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.