Conclusões da pré-temporada
terça-feira, 3 de março de 2015 às 1:17
Testes da F1 em Barcelona
Por: Adauto Silva
Depois de 12 dias de treinos de pré-temporada, as equipes agora precisam correr para finalizar a construção do segundo chassi para transportar tudo para a Austrália no final desta semana.
Mas o que conseguimos entender de todos os treinos e esperar para Melbourne?
Nunca é fácil entender os treinos de pré-temporada, ainda mais quando nos guiamos pura e simplesmente pelos melhores tempos feitos em stints curtos com pneus macios. Mas quando analisamos stints longos, é possível tirar algumas conclusões.
Uma delas é que a Mercedes é a franca favorita. Tanto suas voltas voadoras quanto os tempos marcados em stints longos foram bem melhores que a concorrência. Ninguém se atreveu a quantificar com exatidão qual seria a vantagem da Mercedes, mas eu acho que ela é no mínimo a mesma do ano passado, talvez maior.
Algo que podemos afirmar com certeza é que os carros estão muito mais rápidos do que na temporada passada. O tempo da pole em Barcelona no ano passado de Hamilton foi de 1m25.232s e Nico Rosberg fez 1m22.792s no dia 2 do teste final. E isso com pneus macios, enquanto a concorrência toda marcou seus melhores tempos com os super macios! A Pirelli estima que os carros começarão em 2015 cerca de 2 a 2,5s mais rápidos por volta.
Trata-se de uma diferença grande, tanto que ela é perfeitamente visível na pista.
Baseado nos últimos 4 dias de testes – onde as condições climáticas variaram e sempre estiveram mais frias do que a F1 encontrará em Melbourne e em quase todas as pistas, a Mercedes tem a seguinte vantagem em stints longos:
Mercedes – a mais rápida
Williams – de 0.9s a 1.1s mais lenta
Ferrari – de 1.0s a 1.2s mais lenta
Red Bull e Toro Rosso – de 1.2s a 1.5s mais lentas
Sauber, Lotus, Force India e McLaren – de 1.5s a 2s mais lentas
Pelo quadro acima, parece que teremos uma briga feroz entre Williams e Ferrari para ver quem começará 2015 sendo a segunda força. Os especialistas discordam, uns achando que será a Williams e outros a Ferrari. Eu acho que a Williams tem uma pequena vantagem, mas isso pode mudar rapidamente até para a primeira corrida em Melbourne.
Levando-se em conta a confiabilidade, Mercedes e Williams estão no mesmo nível, seguidas de perto pela Ferrari, Sauber e Toro Rosso, que curiosamente parece ser um carro mais confiável que o da equipe-mãe, a Red Bull. A Force India andou pouco com seu carro de 2015, mas em apenas 2 dias completou praticamente a mesma quilometragem que a McLaren levou 12 dias para fazer.
A McLaren, que conseguiu andar cerca de 1.700 km durante os 12 dias de testes – contra mais de 6.100 km da Mercedes e 5.700 da Sauber, evidentemente é o carro menos confiável nesse começo de temporada. Seus problemas foram quase todos relativos à nova unidade de potência Honda, que também sofreu bastante devido ao espaço apertado na traseira extremamente afilada do carro.
É interessante notar que com exceção da Mercedes na frente e da McLaren atrás (principalmente por problemas de confiabilidade), todas as outras equipes estão muito próximas, portanto deveremos ter as primeiras corridas do ano muito disputadas e sendo decididas nos detalhes, com exceção das duas primeiras posições.
A Red Bull é uma equipe que nunca pode ser descartada. No ano passado ela tinha um carro quase tão bom quanto o da Mercedes, mas perdia em potência de motor. Este ano, apesar de todo o blábláblá da Renault, eles também começam perdendo bastante em potência. A Renault já avisou que ainda não usou todas as 32 “fichas” de atualização permitidas na sua unidade de potência, por isso há uma grande esperança na Red Bull que o motor Renault possa melhorar muito durante o ano, o que os faria dar um salto gigantesco à frente.
A McLaren é outra que pode dar um grande salto à frente assim que sua unidade de potência for devidamente desenvolvida, mas pela precocidade de seu motor e pelo fato da Honda ter apenas uma equipe para colher dados, trata-se de uma evolução mais difícil.
A Ferrari tem tudo para progredir muito durante a temporada; estrutura, dinheiro, técnicos e pilotos. Sua nova direção é totalmente diferente da anterior, uma verdadeira ruptura com o passado. Se vai dar certo ninguém pode afirmar, mas que começaram bem não há dúvida alguma.
A Lotus melhorou em relação ao ano passado, que foi horrível. Mas será que a melhora foi apenas em virtude da troca do motor Renault pelo Mercedes? Se foi apenas isso, é pouco para voltar aos tempos gloriosos da equipe. Observadores espalhados pela pista de Barcelona não ficaram impressionados com o equilíbrio do carro…
Os dois pilotos brasileiros da F1, a dupla de Felipes, tem tudo para brilhar este ano. Massa começa o ano realisticamente disputando o pódio com seu companheiro de equipe e com os pilotos da Ferrari. Bottas marcou a melhor volta da Williams no último dia de Barcelona, mas Massa fez stints longos no dia 3 um pouco melhores que os de Bottas no dia 2, quando as condições climáticas estavam melhores.
Nasr terá uma Sauber muito melhor que a do ano passado e deve se focar em vencer seu companheiro de equipe, o que aliás, já começou a fazer nesta pré-temporada. Os stints longos de Nasr foram sempre mais fortes que os de Ericsson. E foi Nasr também quem marcou a melhor volta da Sauber nos treinos.
Veja agora os 10 melhores tempos marcados nos oito dias de treinos em Barcelona:
Pos | Piloto | Equipe / Motor | Tempo | Diferença | Teste | Dia | Pneu |
1. | Nico Rosberg | Mercedes | 1m22.792s | 2 | 2 | Macio | |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m23.022s | +0.230s | 2 | 3 | Macio |
3. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | 1m23.063s | +0.271s | 2 | 4 | Super macio |
4. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1m23.262s | +0.470s | 2 | 3 | Super macio |
5. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m23.276s | +0.484s | 2 | 3 | Super macio |
6. | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m23.469s | +0.677s | 2 | 4 | Super macio |
7. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | 1m24.023s | +1.231s | 2 | 4 | Super macio |
8. | Romain Grosjean | Lotus-Mercedes | 1m24.067s | +1.275s | 1 | 4 | Super macio |
9. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | 1m24.191s | +1.399s | 2 | 3 | Super macio |
10. | Pastor Maldonado | Lotus-Mercedes | 1m24.200s | +1.408s | 2 | 3 | Super macio |
Adauto Silva
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