Conclusões da FIA após reunião “chave” sobre motores
sexta-feira, 11 de abril de 2025 às 14:10
Fórmula 1 2026
A FIA realizou uma reunião no Bahrain na sexta-feira para ouvir as posições das fabricantes de motores da F1 sobre o futuro da categoria, e a troca de opiniões foi considerada “construtiva”.
Liderada pelo atual presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a reunião também contou com a presença do CEO da FOM, Stefano Domenicali, do Diretor de Monopostos, Nikolas Tombazis, e de representantes da Audi, Honda, Mercedes, Ferrari, General Motors e Red Bull Powertrains.
O objetivo da reunião, como esclareceu Ben Sulayem, era “buscar soluções econômicas para salvaguardar a sustentabilidade a longo prazo do esporte e dos negócios da Fórmula 1”, segundo um comunicado divulgado pela entidade reguladora.
Além disso, a FIA reafirmou seu compromisso com o regulamento de 2026, tendo “investido muito tempo na elaboração do regulamento de 2026 sobre Unidades de Potência híbridas com combustível 100% sustentável”, reconhecendo que os próximos regulamentos sobre Unidades de Potência e chassis desempenharam um papel importante na atração de novas fabricantes para a F1, “ressaltando que, para o ciclo de 2026, o caminho técnico correto foi escolhido”.
As discussões, conforme comunicado da FIA, centraram-se na redução de custos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de unidades de potência híbridas, bem como na redução de sua complexidade, e na busca de uma maneira de enfrentar o complexo cenário econômico mundial, considerando também a sustentabilidade, a segurança do piloto, a relevância dos carros de rua, o desempenho, o som e o apelo dos fãs.
A conclusão da reunião de hoje foi a seguinte:
Todas as partes estão comprometidas com os regulamentos de 2026 e aguardam ansiosamente a perspectiva de corridas emocionantes;
Todas as partes concordaram em continuar as discussões sobre a futura direção técnica do esporte;
Um nível de eletrificação sempre fará parte de quaisquer considerações futuras;
O uso de combustível sustentável será um imperativo;
Serão considerados ajustes nos regulamentos financeiros relacionados às Unidades de Potência como parte de reduções de custos mais amplas;
O policiamento desses regulamentos será uma prioridade.
“Independentemente do roteiro de motores definido, a FIA apoia as equipes e os fabricantes de unidades de potência para garantir a contenção dos custos de P&D, levando em consideração as considerações ambientais e agindo no melhor interesse do esporte e dos fãs”, concluiu o comunicado da FIA.
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, em entrevista à Sky Sports, embora afirmasse que o retorno dos motores V10 à Fórmula 1 poderia ser “atraente”, também enfatizou que isso deve ser feito de forma responsável.
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