Colapinto na Red Bull em 2025 é improvável, diz Marko
domingo, 1 de dezembro de 2024 às 11:00
Helmut Marko
O Dr Helmut Marko minimizou as chances de Franco Colapinto de conseguir uma vaga na Red Bull em 2025, favorecendo talentos internos para a vaga em potencial.
As contínuas dificuldades de Sergio Perez colocaram em dúvida seu futuro na Red Bull, com uma reunião pós-Abu Dhabi marcada para decidir o destino do piloto mexicano. A deficiência de desempenho de Perez atraiu repetidas críticas dentro da equipe.
“Perdemos o título de construtores este ano, a menos que aconteça um grande milagre”, disse Marko à Viaplay no Catar. “Os funcionários só ganham bônus se nos tornarmos campeões de construtores. Então eles perdem muito dinheiro”.
“Torna-se uma história difícil para um piloto quando você perde o apoio ou a fé das pessoas que trabalham com você”, acrescentou ameaçadoramente.
Embora Colapinto, 21 anos, tenha sido associado a uma vaga na Red Bull ou na RB, Marko indica que Liam Lawson ou Yuki Tsunoda são candidatos mais prováveis a uma vaga.
“Acho que sim”, disse Marko quando questionado se Lawson e Tsunoda são os favoritos para substituir Perez. “Precisamos ter os melhores pilotos em nosso carro, mas até agora os melhores candidatos vêm do nosso próprio programa de talentos. Não vejo ninguém fora do nosso programa que esteja disponível e de nível superior aos nossos próprios pilotos”.
As recentes batidas de Colapinto em sua Williams não ajudaram em nada. Seu empresário, Jamie Campbell-Walter, destacou as pressões que o piloto argentino enfrenta. “Isso vem da pressão de não saber o que o seu futuro reserva, o que às vezes é pior do que saber”, declarou Campbell-Walter ao site motorsport-magazin.com.
Ele também criticou a Williams pela forma como lidou com as dificuldades de Colapinto no clima chuvoso no Brasil. “Franco nunca havia guiado na chuva e pediu pneus de chuva”, afirmou Campbell-Walter.
“Disseram-lhe para sobreviver, sobreviver, sobreviver. Ele também tem uma nação inteira sobre os ombros. Não consigo imaginar como é isso. E é muito fácil criticar de fora”, prosseguiu.
Quando questionado pela Sky Itália sobre os rumores da Red Bull, Colapinto permaneceu otimista, mas realista. “Não sei, esperemos”, comentou ele. “É difícil. É algo que não estou olhando agora. Mas obviamente para mim é a coisa mais importante”.
Apesar dos seus recentes reveses, Colapinto disse à RTBF que a sua confiança permanece intacta. “Não. Estou confiante no que posso fazer”, garantiu ele.
“Em Vegas me senti bem, estava confiante, estava fazendo bons momentos. Mas me encontrei em uma situação em que tive que guiar no limite e roçar um pouco mais nas paredes e infelizmente cheguei um pouco perto demais. Mas isso faz parte do processo de aprendizagem”, concluiu ele.
f1, formula 1, Franco Colapinto, helmut marko, Liam Lawson, noticias f1, red bull f1, sergio perez, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.