Circuito das Américas tem várias mudanças para 2024
terça-feira, 8 de outubro de 2024 às 9:08
GP dos Estados Unidos
Bobby Epstein, promotor do GP dos Estados Unidos, confirmou uma série de mudanças no Circuito das Américas antes da próxima corrida.
A motivação para as alterações é prevenir melhor os problemas com limites de pista que se tornaram um problema nas últimas temporadas, com o circuito de Austin sendo um dos piores do calendário nesse aspecto.
Isso fez com que a Haas registrasse um protesto na FIA após a prova do ano passado, que os comissários acabaram rejeitando.
Entretanto, o COTA optou por medidas preventivas nesta temporada, com mais câmeras instaladas para capturar infrações com mais precisão.
Tendo estreado no calendário da Fórmula 1 em 2012, grande parte da superfície da pista estava ficando velha e cada vez mais ondulada.
Isso levou Max Verstappen a reclamar do asfalto. Embora seja uma resposta indireta, a pista foi recapeada, o que Epstein admitiu que deveria ter sido feito antes.
“Era principalmente para se livrar das ondulações”, disse ele à Autosport. “Parte daquela pista tinha 12 anos, então era hora”.
“Eu sei que Max fez uma avaliação bem ruim no ano passado, então espero que ouçamos algo positivo. Tenho certeza que ouviremos ‘é como uma pista totalmente nova. É fantástica'”.
Para combater ainda mais as violações dos limites de pista, mudanças nas áreas de escape do COTA também foram implementadas junto com as câmeras.
Nas partes internas das curvas 6, 13, 14 e 15, o asfalto deu lugar à grama. Além disso, a parte externa da curva 11 foi alterada.
Agora, há uma caixa de brita “falsa” com pedras coladas com resina. A abordagem foi usada pela primeira vez em Zandvoort e evita que pedras soltas entrem no traçado.
Contudo, tomar medidas pode ser problemático, pois o circuito teve de equilibrar as exigências da F1, MotoGP e outras categorias.
“Existem algumas áreas onde é difícil porque, se MotoGP e F1 correm na mesma pista, uma quer brita em uma área onde a outra não quer”, explicou Epstein.
“Você não pode ter os dois e não pode cortar a pista e colocar brita, depois reverter isso e esperar que ela fique impermeável quando há argila por baixo. Portanto, há alguns desafios nisso”.
bobby epstein, circuito das americas, f1, formula 1, GP dos Estados Unidos, mudanças, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.