Christian Hahn abre a temporada da Porsche Cup com vitória

sábado, 22 de março de 2025 às 19:45

Porsche Cup 2025

A temporada do vigésimo aniversário da Porsche Cup C6 Bank começou com os roles falhando em converter a posição de honra em vitória no Velocitta, uma pista onde tradicionalmente os cabeças do grid têm ampla vantagem para terminar na liderança. A corrida da Carrera Cup teve vitória de Christian Hahn, que partiu de terceiro no grid. E a da Challenge foi vencida por Gerson Campos, que largou em segundo mas caiu para quarto na primeira curva.

As duas corridas foram bastante movimentadas, com um sinal claro que o balanço de forças pode mudar nas duas categorias.

Pela classe dos carros da geração 992, o segundo lugar ficou com Matheus Comparatto. O atual campeão da F4 Brasil mostrou boa familiaridade com o Porsche em sua primeira prova com um carro de turismo e sobreviveu a uma jornada muito agressiva para os pneus Michelin, que deixou pelo caminho pilotos tarimbados como o pole Marçal Muller, Thiago Vivacqua e Cristian Mohr.

A prova teve ainda boas jornadas de recuperação de Miguel Paludo e Antonella Bassani. Nem o multicampeão nem a estreante na Carrera Cup avançaram para o Q2. Miguel largou apenas em 14º e terminou no pódio, em quinto. Já Antonella saltou de vigésimo para décimo em sua primeira prova na classe principal.

A vitória na Carrera Sport ficou com Lineu Pires, quarto colocado no geral. Já na Carrera Rookie o vencedor foi Leonardo Sanchez, também autor de uma respeitável escalada, de 27º no grid para 12º na quadriculada.

A corrida de domingo tem largada marcada para 14:30, com Nelson Marcondes na pole.

A prova da Challenge foi igualmente movimentada, com Gerson Campos exercendo pressão psicológica nos concorrentes. Leonardo Herrmann despontava como favorito depois de sair na pole e fechar a primeira volta na frente (após momentânea perda da ponta para Lucas Locatelli). Mas o piloto do carro prateado acabou rodando com a aproximação de Gerson, que levou com segurança o carro #82 até a bandeirada, recebida atrás do safety-car. Em segundo lugar ficou Caio Chaves, com o estreante Mario Delara em terceiro vencendo na Sport. Matheus Roque e Herrmann completaram o pódio, com Daniel Neumann, em nono, vencendo pela Challenge Rookie.

A pole no domingo ficou para Cecilia Rabelo, sétima colocada na prova de sábado.

O dia foi encerrado com o quali da Trophy, que colocou Neto Carloni na posição de honra.

 

As corridas
Carrera Cup

O pole Marçal Muller fez valer a vantagem de sair na frente, enquanto Christian Hahn passou de terceiro para segundo, superando Lucas Salles. Thiago Vivacqua saltou de quinto para quarto, também passando o estreante Matheus Comparatto. Vivacqua inclusive já enquadrou Salles na tomada do saca-rolha ainda na volta 1, determinado a buscar o terceiro lugar.

Muller liderou a primeira volta do ano, seguido por Hahn, Salles, Vivacqua e Comparatto. Em sexto, Rodrigo Mello liderava na Sport e, em 22º, Leo Sanchez liderava na Rookie.

Na volta 3, Vivacqua passou Salles na primeira perna das curvas do Museu. Comparatto tentou seguir a linha do #10, mas teve a porta fechada. O novato porém insistiu e passou Salles na tomada da curva 1 no início da quarta volta.

Na sétima volta, Marcos Regadas e Miguel Mariotti tiveram contato na tomada da curva do Museu em disputa pelo segundo lugar na classe Sport. Os dois perderam posições, mas a corrida seguiu sem necessidade de carro de segurança.

Com dez minutos de prova, a corrida vinha em seu oitavo giro, com Muller abrindo 2.5s de Hahn. Vivacqua, Comparatto e Salles completavam o top5. Mello seguia em sexto, liderando na Sport com Alceu Feldmann logo atrás (mas já um tanto pressionado por Miguel Paludo, em jornada de recuperação depois de largar em 14º no geral). Leo Sanchez, em 19º, seguia em primeiro na Rookie.

Na décima volta, Muller teve que trazer sua máquina para os pits com o pneu traseiro direito furado, abandonando a corrida. Hahn assumiu a liderança, com boa vantagem sobre Vivacqua. Comparatto era terceiro, Salles quarto, e Rodrigo Mello ingressou no top5. Em 15º, Sanchez segurava a liderança na Rookie com autoridade, inclusive batalhando com outros carros da classe Sport.

A corrida entrou nos cinco minutos finais com disputa entre Feldmann, Mello e Paludo. O carro de Mello então apareceu rodado no fim da reta oposta e Lineu Pires na frente de Paludo.

Na abertura da volta 16, Marco Pisani e Paulo Sousa se tocaram, com o carro #25 ficando atravessado na pista. Edu Guedes, com muita sagacidade, desviou em cima da hora. O carro de segurança então foi acionado, mas Vivacqua entrou nos pits com pneu furado, também perdendo posições.

Os carros estavam sob regime de safety-car, com liderança de Hahn, seguido por Comparatto, Salles, Feldmann e Lineu Pires. Feldmann liderava na Sport, com Leo Sanchez em 13º liderando na Rookie.

A corrida relargou para uma volta, com Hahn favorecido pelo carro de Sousa entre ele e Comparatto. O #26 liderou com autoridade, mas houve entrevero no fim da reta envolvendo Feldmann, Paludo e Salles. Feldmann inclusive teve punição anunciada pelo toque com Mello voltas mais cedo.

Na bandeirada, Hahn prevaleceu com categoria. Comparatto estreou com segundo lugar. Salles foi terceiro e Lineu Pires quarto, vencendo na Sport. Paludo completou o top5. Em 12º, Leo Sanchez venceu na Rookie.

Após a cerimônia de pódio, Hahn sorteou o número 7, determinando a respectiva inversão para o grid de largada de domingo.

 

Challenge
Na largada o pole Leonardo Herrmann colocou o carro no meio da pista e tirou a tangência de Gerson Campos, que arriscava por fora. Quem levou a melhor foi Lucas Locatelli, saltando de terceiro para a liderança. Gerson ainda foi tocado na freada, caindo para quarto atrás de Matheus Roque.

Locatelli alargou a trajetória na curva de entrada da reta e deixou a porta aberta para Herrmann retomar a liderança. Na volta 2, Gerson subiu a Caipirinha emparelhado com Roque, prevalecendo na tomada da curva 5. Ele então partiu no encalço de Locatelli.

Na segunda volta, o top5 indicava Herrmann, Locatelli, Gerson, Caio Chaves e Mario de Lara. Mas na terceira passagem, no mesmo trecho em que havia passado Roque, Gerson superou Locatelli. Este logo ficou sob ataque de Chaves.

O #54 passou Locatelli na tomada da curva 1 na volta 4, com Delara acompanhando a manobra.

Herrmann abriu a volta 5 com 1.855 de margem sobre Gerson. Chaves, Delara (liderando na Sport) e Locatelli completavam o top5, enquanto a liderança na Rookie era de Daniel Neumann, em nono no geral.

Com dez minutos de corrida transcorridos, Gerson tentava se aproximar de Herrmann, mas os dois ponteiros andavam com ritmos muito parecidos. Caio Chaves estava mais tranquilo em terceiro, enquanto Locatelli rodou na curva do Museu ao tentar ataque sobre Delara. Roque vinha imediatamente atrás e se livrou do carro atravessado mostrando reflexo em dia.

Nas voltas 7, 8 e 9, Gerson foi tirando a margem para o líder, abrindo a marca de 10min para o fim da contagem regressiva com menos de 1s de gap para o carro prateado que havia liderado todas as voltas.

Na volta 12, Gerson enquadrou Herrmann, que rodou na segunda perna da Caipirinha. O #82 assumiu a liderança e momentos depois foi acionado o safety-car após contato entre Markenson Marques e Jose Moura Neto.

O top5 indicava Gerson, Chaves, Delara (liderando na Sport), Roque e Herrmann. Em nono Neumann liderava na Rookie. E assim eles foram até a bandeirada, comboiados pelo carro de segurança pilotado por Ricardo Landi.

Após o pódio, Gerson sorteou o número 7, determinando a respectiva inversão de grid para domingo.

 

Quali – Trophy
A sessão foi aberta com os 11 carros da classe Sport na pista e seguidas trocas de posição no topo da tela de cronometragem. Pedro Vilela, Nicholas Garfinkel e Sergio Laurentys se alternavam na liderança.

Na fase decisiva, a 3 minutos do fim, Pedro anotou 1:34.100 para garantir boa margem na frente. Laurentys então desbancou Garfinkel. Gabriel Guper e Luis Lopes completaram o top5.

A seguir foram para pista os demais sete carros, com Neto Heil, Denis Ferrer e Leticia Bufoni mostrando velocidade a partir de metade da sessão.

Neto Carloni então assumiu o segundo lugar a 5:20 do fim da sessão. Na volta seguinte, superou o tempo de Vilela, estabelecendo a nova referência da sessão.

Mas ele seria punido com a perda da melhor volta por cruzar a faixa de saída de box, então seria necessária outra volta rápida para assegurar a pole na primeira prova do ano. E Carloni conseguiu com classe.

O carro #111 sai na pole na manhã de domingo, com Vilela em segundo e Denis Ferrer em terceiro. Neto Heil e Sergio Laurentys completam o top5.

 

O que eles disseram:

“Começar a temporada com vitória é sempre muito bom, ainda mais aqui na Porsche Cup, onde o campeonato é muito equilibrado e você não pode desperdiçar pontos. Nosso carro está bem competitivo e agora temos que focar na prova de amanhã para somar muitos pontos e começar desde cedo a construir uma boa campanha para alcançar o título no final do ano”
Christian Hahn

“Valeu pela torcida de todo mundo, que corrida! Acho que perdi uns 5 litros de água, foi incrível. Na largada, tivemos um toque, mas busquei não me desanimar, pois poderia ter ido para a grama ou rodado. Consegui controlar o carro e manter a calma, pois sabia que tinha um bom ritmo e que o mais importante era escapar dos enrroscos. Acho que a categoria está em um nível excelente, tivemos apenas um safety car no final, e para quem acompanhou, deve ter sido uma corrida incrível. Começamos o ano com o pé direito, estou muito feliz. Obrigado a todos os meus apoiadores, minha esposa e meus filhos!”
Gerson Campos

“Primeira corrida foi sensacional. Sofri muito com o calor no final, mas consegui gerenciar bem os pneus. Talvez tenha faltado um pouquinho de ritmo para buscar o primeiro e tentar ganhar, mas para a primeira corrida foi muito bom. Está ótimo e amanhã vamos muito motivados para a próxima”
Matheus Comparatto

“A gente começou com um quali ruim, mas acabou que foi uma corrida de sobrevivência. Estava no lugar certo e na hora certa, e fui conquistando as posições. A projeção para este ano é muito forte; no ano passado, estávamos brigando pelo campeonato, mas ocorreram alguns incidentes na reta final. Neste ano, vamos tentar ser mais consistentes e brigar pelo título”
Lineu Pires

“Foi um dia épico, para ser lembrado. Estou muito feliz com o começo do ano. Estávamos muito confiantes, foi bem desgastante, mas estou contente e motivado para buscar mais amanhã”
Leo Sanchez

“Primeiramente, estar aqui é a realização de um sonho para mim. Nunca imaginei que chegaria a este nível para competir, e estrear com vitória na categoria, além de um terceiro lugar no geral, é simplesmente incrível. Não poderia estar mais feliz! O carro é sensacional, a categoria é fantástica, e estou muito grato por essa oportunidade.”
Mario Delara

“Não poderia estrear de uma maneira melhor! Estou muito feliz com a vitória. Foi uma corrida difícil, e durante o safety car fiquei um pouco nervoso por causa do desgaste dos pneus, mas, graças a Deus, no final deu tudo certo!”
Daniel Neumann

“Foi realmente um dia bem produtivo. A categoria é bem competitiva e o estafe extremamente profissional. Me esforcei ao máximo e com a tomada de tempo no fim do dia, o sol mais baixo, entrava uma luz batendo no rosto. Assim acabei perdendo um pouco as referências nas curvas e trouxe dificuldade adicional, mas no fim deu tudo certo e agradeço ao coach e engenheiros da categoria”
Neto Carloni

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 1 – Corrida 1:
Carrera Cup

1. #26. Christian Hahn 28:27.130
2. #118. Matheus Comparatto +2.879
3. #70. Lucas Salles +4.742
4. #888. Lineu Pires (S) +5.478
5. #7. Miguel Paludo +5.577
6. #199. Nelson Marcondes (S) +7.452
7. #100. Sebá Malucelli (S) +7.786
8. #51. Israel Salmen (S) +9.037
9. #72. Antonella Bassani +9.621
10. #87. Nelson Monteiro (S) +10.543
11. #15. Leo Sanchez (R) +11.249
12. #27. Josimar Junior (S) +12.289
13. #24. Gustavo Zanon (S) +12.583
14. #14. Carlos Campos (S) +13.030
15. #77. Francisco Horta (S) +13.731
16. #21. Miguel Mariotti (S) +14.178
17. #2. Silvio Morestoni (R) +14.830
18. #9. Edu Guedes (R) +15.044
19. #10. Thiago Vivacqua +15.665
20. #12. Marco Pisani (R) +16.469
21. #29. Rodrigo Mello (S) +17.119
22. #83. Marco Billi (S) +17.607
23. #11. Flavio Sampaio (R) +18.982
24. #1. Alceu Feldmann (S) +26.080
25. #17. Marcos Regadas (S) +26.819
26. #33. Bruno Campos (R) +32.597
27. #25. Paulo Sousa (R) -2 voltas
DNF
#30. Cristian Mohr (S)
#544. Marçal Muller
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#95. Alceu Feldmann Neto (S)
#99. Wagner Pontes (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Sprint Challenge
1. #82. Gerson Campos 27:08.373
2. #54. Caio Chaves +0.557
3. #77. Mario Delara (S) +2.447
4. #32. Matheus Roque (S) +4.850
5. #23. Leonardo Herrmann +5.435
6. #22. Caio Castro +5.769
7. #98. Cecilia Rabelo (S) +6.486
8. #66. Sadak Leite +7.445
9. #21. Daniel Neumann (R) +8.500
10. #177. Lucas Locatelli (S) +10.663
11. #33. William Araujo (R) +10.988
12. #14. Andre Gaidzinski (S) +11.653
13. #99. Claudio Reina (R) +12.240
14. #2. Rafa Brocchi (R) +12.435
15. #100. Raphael Bernardes (R) +12.790
16. #7. Luiz Souza (S) +13.193
17. #129. Fernando Arruda (R) +15.451
18. #18. Ricardo Zylberman (R) +16.282
19. #5. George Filho (S) +18.010
20. #45. José Moura Neto (R) -4 voltas
DQ
#444. Markenson Marques (S)
DNS
#36. Heverton Cardoso (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Sprint Trophy
1. #111. Neto Carloni 1:33.00
2. #12. Pedro Villela (S) +0.200
3. #121. Denis Ferrer +0.660
4. #331. Neto Heil +0.727
5. #72. Sergio Laurentys (S) +1.676
6. #10. Nicholas Garfinkel (S) +1.857
7. #13. Leticia Bufoni +1.871
8. #1. Gustavo Costa +2.003
9. #3. Gabriel Guper (S) +2.882
10. #777. Lucas Lucco +3.362
11. #45. Luis Eduardo Lopes (S) +3.546
12. #84. Fabricio Simões +4.389
13. #22. Eldo Umbelino (S) +5.396
14. #5. Guilherme Figueiredo (S) +6.924
15. #7. Adriano Valverde (S) +7.492
16. #11. Paulo Reales (S) +8.703
17. #51. Rodrigo Arruy (S) +11.240
18. #911. Paulo Muzy (S) +13.491
(S) Sport

Cronograma – Etapa 1 – Velocitta
Domingo, 23 de março
09:51 – 10:14 – Corrida – Trophy
14:33 – 15:01 – Corrida 2 – Carrera
15:12 – 15:40 – Corrida 2 – Challenge

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.