Charles Leclerc vence de ponta a ponta em Mônaco
domingo, 26 de maio de 2024 às 12:27
Charles Leclerc
Charles Leclerc finalmente quebrou a “maldição” de sua corrida em casa e conquistou sua primeira vitória no GP de Mônaco.
Leclerc largou na pole position, mas houve uma bandeira vermelha na volta inicial após um forte acidente envolvendo três carros na curva 2.
Após a relargada, o monegasco não foi desafiado a caminho da bandeira quadriculada.
Oscar Piastri conquistou seu primeiro pódio da temporada no carro da McLaren com a pintura de Senna, enquanto a segunda Ferrari de Carlos Sainz garantiu o último degrau no pódio.
Leclerc se manteve à frente de Piastri na primeira curva quando as luzes se apagaram e Sainz atacou o australiano, resultando em um leve contato entre os dois.
Como resultado, Sainz sofreu um furo, enquanto mais atrás ocorreu um incidente ainda maior.
No final do pelotão, Kevin Magnussen se tocou com Sergio Perez enquanto eles subiam a colina após a curva inicial.
Perez rodou e sofreu uma colisão em alta velocidade com a barreira antes de atingir o companheiro de Magnussen na Haas, Nico Hulkenberg.
Os danos nas barreiras e os destroços espalhados pela pista provocaram em uma bandeira vermelha, que interrompeu a prova por quase 45 minutos.
Os comissários optaram por não tomar nenhuma ação adicional em relação ao incidente – permitindo que Magnussen escapasse de uma suspensão por já ter 10 pontos de punição.
Esteban Ocon também abandonou depois de colidir com o companheiro Pierre Gasly momentos antes da bandeira vermelha. Ele foi punido e perderá cinco posições no grid no GP do Canadá.
A ordem da relargada estabelecida pela direção de prova ofereceu uma segunda chance a Sainz, colocando-o de volta em terceiro lugar depois do furo na primeira volta.
Leclerc novamente contornou a primeira curva na frente, com Piastri em segundo e Sainz evitando quaisquer problemas desta vez.
Durante o restante da corrida, Leclerc manteve a liderança. Os pit-stops não eram obrigatórios, já que os pilotos trocaram os pneus durante a bandeira vermelha.
Os quatro primeiros colocados – Leclerc, Piastri, Sainz e Lando Norris – administraram o ritmo e abriram vantagem sobre os demais, com Russell em quinto.
Nas últimas voltas, Piastri perdeu rendimento devido a dificuldades com os pneus, mas a pista estreita de Mônaco não proporcionou oportunidades para seus rivais atrás.
Max Verstappen fez um pit-stop na volta 53 para pressionar Russell quando o evento entrou em sua fase final.
Por mais que tentasse, o tricampeão mundial não conseguiu ultrapassar Russell e teve de se contentar com o sexto lugar.
Lewis Hamilton foi o sétimo, tendo também feito uma parada que levou à decisão da Red Bull de chamar Verstappen para os boxes.
Yuki Tsunoda marcou mais pontos para a RB em oitavo, enquanto Alex Albon e Gasly completaram os 10 primeiros.
Classificação da prova:
Charles Leclerc, f1, ferrari, formula 1, gp de monaco, noticias f1, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.