Charles Leclerc lidera o treino livre no Catar
sexta-feira, 29 de novembro de 2024 às 11:36
Charles Leclerc
Charles Leclerc foi o mais rápido no único treino livre para o GP do Catar, à frente das McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri.
Com o campeonato de pilotos encerrado no sábado em Las Vegas, onde Max Verstappen conquistou seu quarto título consecutivo, o foco agora mudou para os construtores.
McLaren e Ferrari vão para os dois GPs finais no Catar e Abu Dhabi separadas por apenas 24 pontos. O domínio de ambas na sessão inaugural em Lusail foi reforçado por Carlos Sainz em quarto.
Quanto a Verstappen, o piloto da Red Bull ficou em um modesto 11º lugar, a 1.260s do melhor tempo de Leclerc.
Restando 30 minutos, Leclerc havia marcado 1m23.702s com pneus duros, enquanto Verstappen, Norris e Pierre Gasly estavam atrás dele com médios.
Leclerc baixou para 1m23.419s logo depois e seu companheiro de equipe chegou a 0.119s. As duplas da Scuderia e da Williams eram as únicas com o composto duro.
À medida que a evolução da pista se consolidava e com a degradação dos pneus baixa, Sainz cravou 1m23.068s, colocando 0.351s sobre Leclerc e quase sete décimos sobre Norris.
Sem ter feito nenhuma volta com pneus médios, Colapinto foi o primeiro a se aventurar com os macios, mas não conseguiu melhorar devido a uma escapada no setor intermediário.
Entretanto, Albon subiu para o terceiro lugar, 0.397s atrás de Sainz.
Nos minutos finais, os macios naturalmente se tornaram o pneu escolhido; Leclerc registrou 1m22.242s, mas Sainz não conseguiu encaixar a volta e terminou 0.740s atrás.
Norris e Piastri entraram novamente na disputa e ficaram a dois décimos. Porém, a segunda volta rápida de Leclerc o colocou confortavelmente à frente do britânico.
Atrás de Sainz, houve uma diferença de meio segundo para o quinto colocado Yuki Tsunoda. Valtteri Bottas foi o sexto, destacando a ordem bizarra da sessão.
Resultado do treino livre:
Charles Leclerc, f1, ferrari, formula 1, GP do Catar, noticias f1, treino livre
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.