“Charles Leclerc foi audacioso e brilhante para vencer em Monza”
quinta-feira, 5 de setembro de 2024 às 18:11
Charles Leclerc
As últimas voltas do GP da Itália foram tensas e emocionantes, principalmente para o vencedor Charles Leclerc, que estava tentando fazer uma estratégia arriscada de uma parada funcionar para os Vermelhos.
A Ferrari decidiu não fazer uma segunda parada após ver os tempos de seus rivais com o pneu duro, enquanto a McLaren, Mercedes e Red Bull decidiram executar a estratégia de duas paradas para seus pilotos.
Depois que a McLaren colocou Oscar Piastri na liderança, Charles Leclerc ficou na pista e assumiu a liderança da corrida com o companheiro de equipe Carlos Sainz em P2.
O que se seguiu foram 15 voltas finais tensas para a Ferrari, pois eles disseram a Leclerc que ele tinha que administrar seus pneus enquanto Oscar Piastri vinha com tudo com seus pneus novos. Depois de ultrapassar Sainz primeiro, o piloto da McLaren caçou Leclerc nas últimas oito voltas da corrida.
Apesar de ser mais de um segundo mais rápido por volta que o piloto da Ferrari, Leclerc conseguiu segurar e vencer por apenas 2,6 segundos de vantagem para Piastri. Ao discutir a vitória no podcast Formula for Success, o ex-piloto de F1 e empresário de Piastri, Mark Webber, explicou por que ficou tão “nervoso” nas voltas finais.
Mark Webber nervoso com estratégia “audaciosa” de Charles Leclerc
Leclerc foi um dos únicos pilotos que fez a parada única funcionar na corrida, devido às altas temperaturas da pista e à degradação dos pneus que impactaram muitas equipes no dia da corrida.
Webber disse que foi uma corrida tensa porque ele não esperava que os pneus de Leclerc durassem até o fim.
“Eu estava nervoso, para ser honesto. Eu estava nervoso porque, sim, ele tinha uma diferença, mas acho que ele foi bastante audacioso, Carlos não conseguiu e ele gerencia muito bem os pneus. Charles dirigiu brilhantemente e ele foi o único piloto que fez o um parecer pelo menos mais sensato. Então, tiro o chapéu para ele”, disse Webber.
“Você não pode estar meio grávida, às vezes você tem que entrar com tudo e eles fizeram. Oscar foi para o tudo ou nada, mas infelizmente n]ao deu tempo e ele chegou alguns segundos atrás.”
Engenheiro de Charles Leclerc ajudou em sua vitória
A estratégia de uma parada sempre foi uma opção para as equipes, de acordo com a Pirelli, mas fazê-la funcionar seria difícil devido às condições do clima e da pista recapada.
A Ferrari inicialmente ia para duas paradas, mas depois de notar os tempos de seus rivais com pneus duror, eles rapidamente perguntaram a ambos seus pilotos se era possível permanecer com aquele pneu até o final, algumas voltas antes de eles pararem pela segunda vez.
O engenheiro de Leclerc fez bem em esconder que a Ferrari estava considerando a parada única após seu primeiro pit stop, quando o monegasco questionou por que eles o deixaram aberto ao undercut de Lando Norris.
A Scuderia foi a única equipe que terminou entre os dez primeiros com parada única, com Piastri admitindo que ficou surpreso que eles conseguiram fazer a estratégia funcionar.
Fórmula 1 2024, Leclerc audacioso, Leclerc brilhante, Leclerc Monza 2024, noticias charles leclerc, noticias f1, scuderia ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.