Charles Leclerc faz a festa da Ferrari no GP da Itália

domingo, 1 de setembro de 2024 às 11:18

Charles Leclerc

Charles Leclerc surpreendeu a McLaren e venceu o GP da Itália pela Ferrari, provocando uma explosão de euforia em Monza.

Leclerc largou em quarto e ultrapassou George Russell e Lando Norris na primeira volta, subindo para segundo.

Mais tarde, ele tomou o undercut de Norris na primeira rodada de pit stops, que ocorreu mais cedo do que o esperado devido à granulação dos pneus.

Diante de seus fãs, a Ferrari tomou uma decisão ousada e apostou tudo na estratégia de parada única, surpreendendo McLaren, Red Bull e Mercedes.

Leclerc herdou a liderança depois que Oscar Piastri e Norris pararam pela segunda vez e cuidou magistralmente de seus pneus para cruzar a linha de chegada na frente.

Piastri e Norris completaram o pódio, enquanto Max Verstappen se contentou com o sexto lugar.

Depois de várias largadas ruins recentemente, Norris finalmente arrancou bem da pole position e liderou na primeira curva, à frente de Piastri.

A frenagem de Piastri na primeira curva pegou Russell de surpresa, fazendo com que o piloto da Mercedes fosse para a área de escape. Ele caiu de terceiro para sétimo.

A ação na frente continuou nas curvas 4 e 5, quando Piastri passou Norris por fora e assumiu a liderança.

Norris foi surpreendido pela manobra de seu companheiro de equipe e perdeu mais uma posição para Leclerc na saída da Variante della Roggia.

Atrás das McLarens, a primeira volta de Russell piorou após um toque com Verstappen na saída da curva 5, resultando em danos significativos na aleta de sua asa dianteira.

Em outro ponto da volta inaugural, Daniel Ricciardo empurrou Nico Hulkenberg para fora da pista na entrada da curva 7 e recebeu uma punição de cinco segundos pelo incidente.

Hulkenberg também tomou 10 segundos por bater na lateral de Yuki Tsunoda – que se tornou o primeiro a abandonar a prova na volta 9. A corrida rapidamente se acalmou.

Na volta 11, a tarde de Russell piorou quando ele perdeu a sétima colocação para Perez na entrada da primeira curva.

Momentos após a ultrapassagem, Russell foi chamado para seu primeiro pit stop, trocando pneus médios por duros e também a asa dianteira.

Naquele ponto, Piastri havia ampliado sua vantagem sobre Leclerc para 1.8s, com Norris um segundo atrás em terceiro.

Ao invés de perder tempo atrás de Leclerc, a McLaren optou por chamar Norris para trocar pneus no final da volta 14 na tentativa de superar a Ferrari.

Foi uma decisão bem-sucedida, já que Leclerc foi para os boxes uma volta depois – assim como o quinto colocado Lewis Hamilton – e retornou atrás de Norris.

O poder do undercut de Norris também levou a McLaren a chamar o líder Piastri no final da volta 16.

Com exceção da dupla da Red Bull, os 10 primeiros largaram com o composto médio e trocaram para duro no primeiro pit stop.

Verstappen e Perez largaram com pneus duros e assumiram a liderança quando os pilotos da McLarens e Ferrari pararam.

Na volta 22, Verstappen entrou e colocou um segundo jogo de pneus duros. Foi uma parada ruim da Red Bull que durou 6.2s devido a dificuldades para remover seu pneu traseiro direito.

Como resultado, Verstappen voltou à frente de Russell em sétimo, enquanto Perez ficou entre os dois depois que também encerrou seu primeiro stint com pneus duros na volta posterior.

O sétimo rapidamente se tornou o sexto para Verstappen, já que Esteban Ocon foi ultrapassado com facilidade na volta 25. Perez e Russell também deixaram o piloto da Alpine para trás.

Na frente, Piastri começou a ampliar sua vantagem sobre Norris, que subiu para quase cinco segundos na volta 32 após um erro do britânico na curva 4.

Norris reclamou que seus pneus duros estavam começando a granular, o que levou a um segundo pit stop na passagem seguinte. Ele voltou atrás de Verstappen em quinto.

Paradas lentas foram um tema no GP da Itália, já que a segunda de Piastri na volta 38 não foi das melhores. Apesar disso, ele retornou à frente de Verstappen e Norris.

Qualquer chance de Norris lutar com Piastri dependia de quão rápido ele poderia ultrapassar Verstappen, que estava se defendendo bem.

Verstappen finalmente foi ultrapassado por Norris na primeira curva na volta 41, mas Piastri já estava quatro segundos à frente.

Entretanto, os alarmes começaram a soar de repente na McLaren, pois ficou claro que a Ferrari estava apostando tudo em uma estratégia de parada única.

Restando 10 voltas, Leclerc liderava à frente de Carlos Sainz, com ambos tendo pneus duros bastante desgastados.

Piastri começou a forçar como um possuído; ele rapidamente alcançou e ultrapassou Sainz na volta 43, subindo para segundo.

Depois disso, Piastri precisava tirar uma diferença de 12 segundos para Leclerc em oito voltas. Com os pneus destruídos, Sainz também foi superado por Norris.

Porém, Leclerc continuava fazendo tempos de volta suficientes para manter Piastri a uma distância confortável.

Foi uma desvantagem grande demais para Piastri compensar, e Leclerc deixou os tifosi em polvorosa ao cruzar a linha de chegada em primeiro.

Norris garantiu o terceiro lugar e marcou a volta mais rápida no último giro, reduzindo a vantagem de Verstappen no campeonato de pilotos para 62 pontos.

Classificação da prova:


 

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