Carro de 2025 da Ferrari é “99% novo”, diz Vasseur

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024 às 9:12

Frederic Vasseur

Frederic Vasseur afirmou que o carro da Ferrari para a temporada 2025 da Fórmula 1 será “completamente novo”.

É uma declaração surpreendente, dada a competitividade da equipe de Maranello no final de 2024 e o fato de que 2025 é o último ano do regulamento existente antes das novas regras de chassi e motor para 2026.

Christian Horner, por exemplo, foi questionado se o carro de 2025 da Red Bull será evolutivo ou revolucionário e respondeu: “Será um pouco dos dois”.

“Haverá desenvolvimentos em diferentes áreas do carro e grandes mudanças em outras”, acrescentou ele, observando que será o primeiro Red Bull não projetado por Adrian Newey.

“A equipe tem de enfrentar o desafio e estou confiante de que o fará. Veremos como será o RB21 quando for revelado no final de janeiro”.

No entanto, Vasseur diz que a Ferrari tem uma abordagem bem diferente para 2025.

“Estamos no quarto ano de aplicação desse regulamento e conhecemos muito bem nosso projeto anterior”, declarou Vasseur. “É por isso que o carro de 2025 será completamente novo”.

Ele acrescentou que a Ferrari de 2025 “compartilhará menos de 1%” com o monoposto que foi pilotado por Carlos Sainz e Charles Leclerc nesta temporada.

A emissora espanhola DAZN acredita que as alterações incluem uma mudança de posição no cockpit, conforme o pedido de Lewis Hamilton, o que também significa mudanças na montagem do motor e uma caixa de câmbio mais curta.

Além disso, espera-se uma mudança para a suspensão dianteira pull-rod no estilo McLaren, assim como o resfriamento dos freios semelhante ao da Mercedes.

Mas embora Vasseur pareça ter sido receptivo ao pedido de Hamilton sobre a posição no cockpit, o francês diz que o heptacampeão mundial não trará nenhum engenheiro da Mercedes com ele.

“Não, porque não temos a intenção de replicar a Mercedes aqui na Ferrari. Temos nossos caras e os recursos certos para vencer, então vamos trabalhar para criar um original. Eu não quero uma cópia”.

“Ele trará suas próprias experiências e antecedentes, mas isso não significa que precisamos mudar nossa abordagem. Acho que Lewis vai entender isso perfeitamente”.

“Conheço Lewis muito bem, mas não devemos copiar e colar da Mercedes. O ambiente de trabalho lá era muito bom no início e menos bom no final. Eles não são os campeões. Devemos fazer algo diferente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.