Carreira de Lawson na F1 não acabou, segundo Marko
quarta-feira, 2 de abril de 2025 às 8:59
Helmut Marko e Liam Lawson
Helmut Marko, consultor da Red Bull, garantiu a Liam Lawson que sua carreira na Fórmula 1 não acabou após sua repentina saída da equipe.
A Red Bull optou por rebaixar Lawson de volta à Racing Bulls após o GP da China, com Yuki Tsunoda entrando em seu lugar na próxima etapa no Japão.
Marko afirmou que a Red Bull interveio antes que o neozelandês perdesse toda a confiança em si mesmo. Apesar disso, ele declarou que Lawson ainda pode ter uma carreira de sucesso na F1.
“No primeiro fim de semana de corrida na Austrália, Liam sofreu uma falha no turbo no terceiro treino livre e não conseguiu completar uma única volta”, disse Marko.
“Daquele momento em diante, a pressão sobre ele se tornou ainda maior. E assim os erros começaram a aparecer”.
“Essa tendência continuou na China. Tivemos de agir antes que Liam perdesse completamente a confiança. Nesse contexto, não podemos esquecer que sua carreira não acabou”.
“Ele está de volta à Racing Bulls, uma equipe com um carro que é sempre capaz de pontuar e também consideravelmente mais fácil de pilotar; além disso, uma equipe onde ele não será comparado a Max Verstappen”.
Enquanto Lawson busca se recuperar em seu retorno à Racing Bulls, Marko destacou Pierre Gasly e Alex Albon como exemplos de pilotos que prosperaram após o rebaixamento da Red Bull.
“Outro problema, um com o qual Sergio Perez, com toda a sua experiência, teve de lidar em 2024, foi que o carro da Red Bull, com sua estreita janela operacional ideal, é difícil de pilotar”, acrescentou Marko.
“Além disso, estamos dois a três décimos de segundo atrás dos líderes, o que torna tudo ainda mais difícil”.
“No geral, a confiança de Lawson diminuiu constantemente; isso foi claramente visível. Quando ele tentou forçar o ritmo, erros foram cometidos”.
“A mudança de posição de Lawson não é nada incomum: já fizemos o mesmo com Pierre Gasly e Alex Albon, e ambos ainda são pilotos estabelecidos na F1 com carreiras de sucesso”.
f1, formula 1, helmut marko, Liam Lawson, noticias f1, Racing Bulls, rebaixamento, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.