Carlos Sainz e Esteban Ocon falam sobre adaptação às novas UPs
segunda-feira, 10 de março de 2025 às 20:26
UP Ferrari
Esteban Ocon disse que ficou positivamente “chocado” quando acelerou o motor Ferrari pela primeira vez em sua primeira saída com a Haas.
O piloto francês, que ficou anos na Alpine antes de ir para a equipe norte-americana em 2025, está se ajustando a uma série de mudanças, incluindo a desconhecida UP da Ferrari.
Depois de anos trabalhando com os motores Mercedes e Renault, Ocon testou o motor Ferrari pela primeira vez no teste pós-temporada em Abu Dhabi, pilotando o VF-24 da Haas com especificação 2024.
O piloto francês se adaptou ao novo sistema e agora vê muitos pontos positivos na UP italiana.
Choque inicial, mas muitos pontos positivos
Refletindo sobre seu primeiro stint forte com o motor Ferrari, Ocon admitiu que o pegou de surpresa.
“Foi um choque no começo em Abu Dhabi, mas na pista, em termos de desempenho, está funcionando super bem e se encaixa muito bem com a força do carro também. Então, sim, tudo bem desse lado”, disse ele durante os testes de pré-temporada no Bahrain, disse ele ao Motorsport Week.
A mudança dos motores Mercedes e Renault para o motor Ferrari exigiu uma mudança na forma como Ocon gerenciou os sistemas e controles do carro. Mas ele foi rápido em reconhecer que há pontos positivos, apesar da curva de aprendizado íngreme.
“Sim, é claro que há diferenças”, disse Ocon durante os testes de pré-temporada no Bahrain. “Não vou comentar sobre as diferenças em si, mas há muitos pontos positivos nas Ups da Ferrari e, inicialmente, é uma maneira muito diferente de usar todos os sistemas.”
“Mas simplificamos muito e agora parece muito mais comum do que eu imaginaria usar.”
Adaptando-se a uma nova UP
Além de Ocon, Carlos Sainz trocou a Ferrari pela Williams neste ano, e também destacou os desafios impostos pela troca de fabricantes de motores.
Ele revelou que se acostumar com o trem de força da Mercedes foi a maior mudança até agora.
“Definitivamente, a coisa que você mais sente quando muda de equipe, no momento em que há um motor envolvida, é a unidade de força”, disse Sainz.
“Os ruídos, as vibrações, o som, tudo muda completamente. Então, mesmo se eu entrasse na pista tentando entender a aerodinâmica, os pneus e a sensação dos lados mecânicos do carro, a única coisa que eu poderia ter que adaptar nas primeiras voltas era o quão diferente uma UP pode ser.”
“Então, sim, essa é provavelmente uma grande mudança.”
“Além disso, a maneira como a UP opera em termos de interruptores, especialmente hoje em dia na Fórmula 1 com tanta coisa acontecendo em nossos volantes, com a implantação, a bateria, coisas assim, procedimentos, procedimentos de segurança do motor e da UP, é definitivamente a maior mudança que estou tendo que me adaptar até agora na Williams.”
Avante com com a Haas
Para Ocon, o desafio não está apenas em dominar o motor Ferrari, mas também em maximizar seu potencial para complementar os pontos fortes do chassi da Haas.
Enquanto a equipe inicia a temporada de 2025 esta semana em Melbourne, Ocon continua otimista de que o novo trem de força provará ser um forte trunfo quando totalmente integrado à dinâmica do carro.
O piloto francês está confiante de que ele e a Haas estão se movendo na direção certa enquanto continuam a se adaptar à nova configuração.
f1 unidade de potencia, noticias carlos sainz, noticias esteban ocon, noticias f1, Noticias F1 2025
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.