Carlos Sainz e Esteban Ocon falam sobre adaptação às novas UPs

segunda-feira, 10 de março de 2025 às 20:26

UP Ferrari

Esteban Ocon disse que ficou positivamente “chocado” quando acelerou o motor Ferrari pela primeira vez em sua primeira saída com a Haas.

O piloto francês, que ficou anos na Alpine antes de ir para a equipe norte-americana em 2025, está se ajustando a uma série de mudanças, incluindo a desconhecida UP da Ferrari.

Depois de anos trabalhando com os motores Mercedes e Renault, Ocon testou o motor Ferrari pela primeira vez no teste pós-temporada em Abu Dhabi, pilotando o VF-24 da Haas com especificação 2024.

O piloto francês se adaptou ao novo sistema e agora vê muitos pontos positivos na UP italiana.

Choque inicial, mas muitos pontos positivos

Refletindo sobre seu primeiro stint forte com o motor Ferrari, Ocon admitiu que o pegou de surpresa.

“Foi um choque no começo em Abu Dhabi, mas na pista, em termos de desempenho, está funcionando super bem e se encaixa muito bem com a força do carro também. Então, sim, tudo bem desse lado”, disse ele durante os testes de pré-temporada no Bahrain, disse ele ao Motorsport Week.

A mudança dos motores Mercedes e Renault para o motor Ferrari exigiu uma mudança na forma como Ocon gerenciou os sistemas e controles do carro. Mas ele foi rápido em reconhecer que há pontos positivos, apesar da curva de aprendizado íngreme.

“Sim, é claro que há diferenças”, disse Ocon durante os testes de pré-temporada no Bahrain. “Não vou comentar sobre as diferenças em si, mas há muitos pontos positivos nas Ups da Ferrari e, inicialmente, é uma maneira muito diferente de usar todos os sistemas.”

“Mas simplificamos muito e agora parece muito mais comum do que eu imaginaria usar.”

Adaptando-se a uma nova UP

Além de Ocon, Carlos Sainz trocou a Ferrari pela Williams neste ano, e também destacou os desafios impostos pela troca de fabricantes de motores.

Ele revelou que se acostumar com o trem de força da Mercedes foi a maior mudança até agora.

“Definitivamente, a coisa que você mais sente quando muda de equipe, no momento em que há um motor envolvida, é a unidade de força”, disse Sainz.

“Os ruídos, as vibrações, o som, tudo muda completamente. Então, mesmo se eu entrasse na pista tentando entender a aerodinâmica, os pneus e a sensação dos lados mecânicos do carro, a única coisa que eu poderia ter que adaptar nas primeiras voltas era o quão diferente uma UP pode ser.”

“Então, sim, essa é provavelmente uma grande mudança.”

“Além disso, a maneira como a UP opera em termos de interruptores, especialmente hoje em dia na Fórmula 1 com tanta coisa acontecendo em nossos volantes, com a implantação, a bateria, coisas assim, procedimentos, procedimentos de segurança do motor e da UP, é definitivamente a maior mudança que estou tendo que me adaptar até agora na Williams.”

Avante com com a Haas

Para Ocon, o desafio não está apenas em dominar o motor Ferrari, mas também em maximizar seu potencial para complementar os pontos fortes do chassi da Haas.

Enquanto a equipe inicia a temporada de 2025 esta semana em Melbourne, Ocon continua otimista de que o novo trem de força provará ser um forte trunfo quando totalmente integrado à dinâmica do carro.

O piloto francês está confiante de que ele e a Haas estão se movendo na direção certa enquanto continuam a se adaptar à nova configuração.

AS - www.autoracing.com.br

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