Carlos Sainz domina o GP da Cidade do México
domingo, 27 de outubro de 2024 às 18:45Sainz raramente foi ameaçado de forma direta, enquanto Lando Norris descontou alguns pontos para Max Verstappen no campeonato com o segundo lugar.
Charles Leclerc completou o pódio com a volta mais rápida após outra briga polêmica entre Verstappen e Norris.
Verstappen foi ultrapassado por Sainz logo após um safety car no início da prova, com Norris atacando seu rival na curva 4 na 10ª volta, mas o piloto da Red Bull empurrou a McLaren para fora da pista.
Norris não cedeu a posição e Verstappen forçou os dois carros a saírem da pista na curva 8 momentos depois, o que permitiu que Leclerc subisse para segundo.
Por cada um desses dois incidentes, Verstappen recebeu uma punição de 10 segundos, enquanto Norris o rotulou de “perigoso”.
Com sua segunda colocação, Norris marcou 18 pontos contra oito de Verstappen, que terminou em sexto, significando que a diferença agora é de 47 pontos.
Lewis Hamilton ultrapassou seu companheiro de equipe George Russell no final e chegou em quarto.
Houve um safety car na primeira volta devido à colisão entre Yuki Tsunoda e Alex Albon antes da curva 1 depois que o piloto da Williams foi espremido por Pierre Gasly.
Tsunoda bateu na barreira, mas ambos ilesos. O safety car permaneceu seis voltas para limpeza e recuperação, com Verstappen na liderança.
Largando em segundo, ele empurrou Sainz e o forçou a cortar a curva 2; o espanhol rapidamente devolveu a posição, com a ordem sendo Verstappen, Sainz, Norris, Leclerc, Hamilton e Russell.
Na relargada, Sainz usou o DRS para ultrapassar Verstappen na curva 1, com os momentos polêmicos ocorrendo na volta posterior.
Norris tentou passar Verstappen por fora na curva 4 e estava à frente no apex, mas o holandês o jogou na grama e o britânico não devolveu a posição.
Momentos depois, na curva 8, Verstappen mergulhou por dentro, forçando os dois carros a saírem da pista. Leclerc ultrapassou, enquanto Hamilton e Russell também chegaram para uma breve batalha de cinco carros.
Após deliberações, Verstappen recebeu uma penalização de 10 segundos por cada um dos incidentes, que ele cumpriu em seu pit stop antes de se recuperar e receber a bandeira quadriculada em sexto.
Sainz rapidamente disparou na frente após os incidentes para uma vitória tranquila, a primeira da Ferrari no México desde Alain Prost em 1990.
Entretanto, a Scuderia perdeu uma segunda dobradinha consecutiva depois que Leclerc escapou na entrada da reta dos boxes na volta 63 e foi ultrapassado por Norris.
Russell se defendeu bem de Hamilton por várias voltas, apesar de ter um carro com especificações mais antigas, mas acabou perdendo o quarto lugar para seu companheiro.
Kevin Magnussen garantiu a sétima colocação e seis pontos para a Haas, seu melhor resultado desde o GP do Bahrain de 2022, enquanto Oscar Piastri se recuperou para chegar em oitavo após largar em 17º.
Nico Hulkenberg garantiu uma pontuação dupla para a Haas em nono e Pierre Gasly marcou o primeiro ponto da Alpine desde o GP da Holanda.
Além de Albon e Tsunoda, o outro abandono nas fases iniciais foi de Fernando Alonso em seu 400º GP. Ele teve problemas nos freios, supostamente causados por detritos nos dutos.
Classificação da prova:
carlos sainz, f1, ferrari, formula 1, GP da Cidade do Mexico, noticias f1, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.