Carlos Sainz avisou a Ferrari sobre os quiques antes de eles voltarem

quarta-feira, 21 de agosto de 2024 às 12:33

Carlos Sainz

Carlos Sainz fará suas últimas 10 corridas como piloto da Ferrari. O espanhol, que perdeu sua vaga para Lewis Hamilton, assinou com a Williams para 2025.

Quando Fred Vasseur o informou em fevereiro que a Ferrari não renovaria seu contrato, Sainz prometeu forçar até a corrida final. E ele foi um dos pilotos de destaque nas primeiras rodadas.

O energizado piloto de 29 anos conquistou pódios nas três primeiras corridas em que largou. Mais notavelmente, ele venceu o GP da Austrália apenas duas semanas depois de perder o GP da Arábia Saudita com apendicite.

Apesar de ele não ter conseguido recuperar esse nível desde então, suas performances continuam ótimas. Ele derrotou Charles Leclerc em cinco das 12 corridas que ambos terminaram e está atrás dele por apenas 15 pontos na classificação, apesar de não ter corrido em Jeddah, quando foi substituído por Oliver Bearman.

Quando Leclerc venceu em Mônaco no final de maio, parecia que ele e Sainz poderiam levar para Maranello o título de construtores. Mas a Ferrari, que estava apenas 24 pontos atrás da Red Bull após aquele pódio duplo, perdeu muito desde então.

Um pacote de atualização no GP da Espanha trouxe os quiques de volta, comprometendo bastante o desempenho aerodinâmico do carro. Eles agora estão em quarto lugar na ordem competitiva.

Sainz sugere que a Ferrari não deu atenção às suas preocupações sobre os quiques

Falando com o The Race, Sainz deu a entender que a Ferrari não ouviu seu feedback. Famoso por ter um dos melhores feeedbacks na F1 – senão o melhor -, Sainz os alertou sobre os problemas dos quiques antes que eles se intensificarem.

Ele disse: “Tenho minha própria teoria sobre isso. Obviamente, alertei sobre os quiques antes das atualizações.”

Sainz não poderá mais influenciar a direção de longo prazo do carro da Ferrari, já que está indo para outra equipe. Os feedbacks de Leclerc estão sendo naturalmente a prioridade.

A Ferrari tem dependido de contratempos nos carros de outras equipes para marcar pódios nos últimos tempos. Sainz ficou em P3 na Áustria após a colisão entre Max Verstappen e Lando Norris, enquanto Leclerc herdou o P3 em Spa quando George Russell foi desclassificado.

Por que Charles Leclerc às vezes “odiava” correr contra Carlos Sainz

Na Williams, James Vowles pode construir em torno de Sainz. Ele quer levar a icônica equipe britânica de volta à frente do grid e agora tem um piloto de ponta para liderar esse projeto.

No entanto, Alex Albon acredita que Sainz não conseguirá vencer até 2027, uma realidade preocupante para um piloto que errou muito pouco nos últimos anos. Ele foi o único vencedor não-Red Bull em 2023, é claro.

Leclerc admite que “odiava” a parceria com Sainz às vezes. Isso porque eles frequentemente tinham visões diferentes sobre suas batalhas roda a roda, apesar de sempre terem conseguido resolver as coisas rapidamente.

Jolyon Palmer, comentarista do site oficial da F1, disse que Sainz merecia demais uma vaga na Red Bull e chamou sua mudança para a Williams de “decepcionante”. Seu relacionamento tenso com Verstappen na Toro Rosso em 2015 pode ter jogado contra ele nesse aspecto.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.