Brown não acredita na explicação da Red Bull sobre truque “ilegal”
sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 16:00
Zak Brown
Zak Brown não acredita na explicação da Red Bull Racing. Embora os austríacos insistam que seu sistema não foi usado para alterar a altura do carro durante o Parque Fechado, o CEO da McLaren argumenta que ele e outros chefes de equipe continuam em dúvida.
Brown foi sincero sobre a Red Bull Racing antes da primeira sessão de treinos livres nos Estados Unidos. A rival da McLaren na corrida pelo título foi acusada por outras equipes de trapaça. O sistema que está no carro da Red Bull permite ajustar a altura do carro no parque fechado. A Red Bull afirma que nunca foi usado, mas a McLaren não tem certeza.
“Você tem que enviar os desenhos para a FIA, e todas as equipes têm acesso. É um componente de código aberto. Então, qualquer pessoa, cada equipe, que é o que fazemos, olha, você pode ver. Então, acho que não há como negar que eles têm a capacidade de acessar o bib frontal de dentro do carro”, disse Brown à Sky Sports.
“Por que você o projetaria para ficar dentro do carro quando as outras nove equipes projetaram para ficar fora do carro? Existem regras em preto e branco. Você não tem permissão para tocar em seu carro (durante o parque fechado). Eles (Red Bull) escolheram suas palavras com muito cuidado, dizendo que o carro estava totalmente montado. Mas você tem que ter o carro totalmente montado no parque fechado e quando estiver trabalhando no conforto do piloto”, prosseguiu.
“Também o que não se compara é o comentário de que você não pode modificá-lo. Bem, então por que a FIA sente que precisa colocar um selo nisso, se não for um local acessível durante o parque fechado?”, afirmou Brown.
“Estou muito feliz em ver que a FIA está nisso. Acho que precisa ser uma investigação muito completa, porque se você tocar em seu carro do ponto de vista de desempenho depois do parque fechado ou no parque fechado, isso é preto e branco uma violação substancial, que traz consequências enormes”, explicou ele.
“Tocar em seu carro depois do parque fechado é altamente ilegal dentro das regras, então acho que a FIA precisa chegar ao fundo disso”, concluiu Brown, que sugere que outros chefes de equipe também não têm certeza sobre a situação, então isso ainda não está fechado.
carro, f1, fia, formula 1, mclaren f1, noticias f1, parque fechado, red bull f1, trapaça, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.