Brown critica sistema atual: “F1 não está preparada para o sucesso”
sexta-feira, 12 de julho de 2024 às 14:40
Max Verstappen e Lando Norris
O sistema de comissários da Fórmula 1 tem estado sob críticas nas últimas semanas. Chefes de equipe e os próprios pilotos estiveram envolvidos em reuniões que procuram mudar a forma como as corridas são geridas após as consequências do GP da Áustria, com questões que surgiram noutros GPs no passado. O CEO da equipe McLaren, Zak Brown, acredita que a estrutura atual prejudica o esporte.
O GP da Áustria se tornou o último a ter seus comissários criticados após a batalha entre Max Verstappen e Lando Norris. O piloto da McLaren recebeu uma punição de cinco segundos por violar limites de pista após vários avisos, mas muitos acreditam que ele não deveria devolver a posição para a Red Bull depois de ganhar vantagem fora da pista.
Os comissários de meio período não aplicaram punições no passado por incidentes assim, mas o fizeram no Red Bull Ring, e os chefes de equipe e pilotos querem melhorar a consistência nesse aspecto da F1.
Falando no GP da Inglaterra, Brown disse que houve “conversas muito saudáveis” com a FIA sobre a possível mudança na forma como as corridas serão administradas no futuro: “Acho que a FIA reconhece que ter comissários em tempo parcial e subfinanciados não é como você rege uma categoria em tempo integral, muito intensa, muito técnica e muito grande. Portanto, a conversa foi muito saudável”.
“Não creio que estejamos preparados para o sucesso com o sistema atual”, continuou o americano. “Acho que é importante. Não é uma reflexão sobre os indivíduos que são comissários, mas apenas aparecer e fazer isso em tempo parcial como um favor não é o que precisamos, e acho que haverá mudanças para resolver isso, aumentar o profissionalismo e o investimento nos comissários, o que penso que todos acolhem universalmente”.
Brown continuou dizendo que os pilotos precisam ter a maior opinião sobre mudanças, caso sejam feitas: “Acho que os pilotos sabem o que é melhor e sei que eles tiveram uma longa reunião, acho que os pilotos precisam têm maior contribuição sobre como eles acham que as regras padrão de pilotagem deveriam ser”.
“No final das contas, são eles que pilotam. Então, se todos conseguirem se alinhar e concordar, então parece ser uma ótima base por onde começar, e então os comissários precisam governar consistentemente contra tudo o que todos concordam”, concluiu.
comissários, f1, fia, formula 1, lando norris, mclaren f1, noticias f1, sistema, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.