Briatore revela como retornou à Alpine

sexta-feira, 16 de agosto de 2024 às 9:12

Oliver Oakes e Flavio Briatore

Flavio Briatore revelou que retornou à Alpine após um telefonema de Luca de Meo, CEO da Renault, informando que a equipe estava “na merda”.

Briatore foi chefe da organização sediada em Enstone sob os nomes Renault e Benetton antes de ser forçado a sair após o escândalo “crashgate”.

O empresário de Fernando Alonso ofereceu conselhos a De Meo sobre a Alpine quando ele se tornou CEO da Renault em 2020, mas não escutou o experiente italiano.

Neste ano, de Meo chamou Briatore de volta como resultado da terrível situação da equipe no fundo do grid.

“Luca de Meo, presidente da Renault, conheço Luca muito antes de ele chegar à Renault”, declarou Briatore no podcast Formula For Success.

“Quando ele chegou, dei algumas sugestões – ‘F1 é um negócio muito difícil. As pessoas que você tem não são tão boas’. Ele não ouviu, zero”.

“Então, depois de três anos, ele me ligou e nos encontramos: ‘Estamos completamente na merda com o equipe'”.

“E eu digo ‘Luca, F1 é um negócio diferente. Você precisa ter alguém dedicado à equipe. Não ser uma corporação e uma burocracia, o espírito de equipe, etc'”.

Foi durante a recente conversa entre o CEO da Renault e Briatore que surgiu a ideia de que este último retornasse a Enstone, oportunidade que foi aceita.

Já houve mudanças significativas desde o retorno de Briatore, com Bruno Famin sendo substituído por Oliver Oakes como chefe.

“Um dia estávamos conversando e ele me disse: ‘Por que você não volta para me ajudar?’ E isso começou a conversa com Luca”, revelou Briatore.

“Eu conheço a equipe, a fábrica e tudo. Então, eu disse ‘por que não? Preciso me organizar de forma completamente diferente porque não quero ir a todas as corridas. Não quero ir morar na Inglaterra, talvez um dia por semana, etc'”.

“E isso aconteceu, sabe, era minha antiga equipe. Ganhamos sete campeonatos. E é o novo desafio, a nova motivação. Estou muito feliz por voltar. Temos um novo chefe. Somos Luca, eu e Oliver, estamos trabalhando assim”.

Briatore pretende permanecer em seu cargo no futuro próximo e prometeu colocar a Alpine novamente no pódio até o final de 2027.

“Alpine, eu prometo, me dê dois anos, em dois anos veremos o pódio”, disse Briatore. “Teremos um pódio em 2027”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.